segunda-feira, outubro 26, 2009

22° Sarau dos amigos - nesta quinta 29/10/2009



Muito teatro e poesia têm destaque na programação do vigésimo segundo Sarau dos Amigos. O ator Guilherme Junqueira vai falar sobre o cotidiano e o comportamento das crianças, é a sua estréia no estilo da comédia “Stand up”. O Grupo Teatro Fulano Di Tal mostra cenas do espetáculo “Faz-me rir”. Jair Damasceno apresenta uma leitura do poema “Minha Pátria Campo Grande” de Maria da Glória Sá Rosa. O Núcleo Teatral Sarau dos Amigos traz o ator Juninho Patrício e sua comédia Stand up “O julgamento do Capeta”.
Na área de artesanatos estão confirmados os cachecóis da artesã Magda, além de esculturas de chocolate. As mandalas de Rosie de Oliveira ganham espaço na varanda do encontro, juntamente com a obra de Hugo Salum que encontrou na literatura e na arte da fotografar uma grande e nova paixão.
O jornalista Rodrigo Teixeira lança na comunidade do Bairro Universitário a Matula TV, disponível para acesso no site http://www.youtube.com/matulateve .

Outro destaque são os trechos do Espetáculo: “M.P.B - Muitas Paixões Brasileiras”, com coreografia e direção de Chico Neller e atuação dos bailarinos: Anayara Martins, Ariadne Veron, Fanny Cacilie, Laiane, Tanara maciel, Anderson, Everton, Hallison, Paulo Henrique e Paulo Paim.
O palco recebe a MPB e Black Music de Marcelo Dias, que faz um pré-lançamento do CD “Herdeiro”, produzido com apoio do FIC-MS. O pagode e samba do grupo “Moleque Sensação”, o Punk Rock da banda Puro Osso e a MPB da dupla Alfacelga, com Bira na percussão e Vítor na voz e violão. O encontro abre espaço para canjas musicais e outras manifestações artísticas sem agenda prévia.
Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês na casa do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário, zona sul de Campo Grande. A entrada é um quilo de alimento não perecível, destinados às obras sociais dos Vicentinos. Informações pelos telefones (67) 9936-3909 ou 9239-4014.
Poesia em imagens e palavras
Hugo Salum é nascido na cidade de Amambai, Mato Grosso do Sul. Formado em Marketing, com MBA em Gestão Empresarial, lançou dia 25.09 em Campo Grande, sua primeira obra como escritor, “Grandes Ilusões Pequenas Verdades”. No livro, Salum resolveu expressar sentimentos, vontades, experiências, ansiedades, esperanças, sonhos e decepções.
A curiosidade pela fotografia sempre foi aguçada na vida de Hugo Salum e os primeiros poemas vieram a tona em 2006. De lá pra cá, as palavras foram fluindo, a cada dia com mais intensidade, e do acervo de fotos e poemas guardados a sete chaves, saiu esta belíssima obra composta por 150 poemas. Um livro diversificado que retrata segredos do pensamento de um ser humano.

Matula TV

A “Matula TV!” é uma produtora de conteúdo para a Internet e aparelhos móveis. A idéia é mapear, registrar e debater a cultura de Mato Grosso do Sul, além de ficar de olho no que rola pelos quatro cantos do Brasil e com os vizinhos sul-americanos. O endereço na internet é http://www.youtube.com/matulateve .

quarta-feira, outubro 14, 2009

CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA EM MS

Em Mato Grosso do Sul 31 municípios realizam até o fim de outubro a etapa Municipal da II Conferência Nacional de Cultura, que tem como tema: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. A etapa municipal elegerá delegados para a Conferência Estadual do MS, que se realizará em 13 de novembro/2009 e encaminhará propostas e delegados para a Conferência Nacional que acontecerá em Brasília em março de 2010.

Estou como facilitador desse processo, e té o final de outubro serão percorridos cerca de 5.100km em solo sulmatogrossense, “os municípios estão colhendo subsídios para a criação do plano municipal de cultura e se integrando ao sistema nacional, o processo participativo é uma ferramenta de construção coletiva", defendo. O Brasil precisa reconhecer e respeitar suas diversidades culturais.

Fique atento no seu município e participe.

quinta-feira, outubro 08, 2009

CONFERENCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA

Os municipios do Brasil que ainda não convocaram sua conferencia municpal de cultura, façam, pois o prazo para convocar e realizar vai até o dia 31/10...ficar de fora é não participar da proposição do Plano Nacional de Cultura...esse é o momento. Em Campo Grande - MS acontecerá nos dias 15 e 16, participem.