sábado, dezembro 29, 2012

Vereador Eduardo Romero tomará posse de bicicleta



No trajeto de sua residência até o Parque dos Poderes, o novo vereador vai se encontrar com mais de 30 ciclistas e artista plástico, que o acompanham até a cerimônia oficial no Parque dos Poderes

CONTATO PARA IMPRENSA
Elânio Rodrigues – assessoria de Comunicação - (67) 9215-3082
CONCENTRAÇÃO E SAÍDA – 01/01/2013 - 14:30 – Rua Elvira Matos de Oliveira, 927. Universitário. (atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues)
PARADA - 15:30 – Lagoa Itatiaia
CHEGADA - 16:30 – Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo

Eduardo Romero ira de bicicleta à cerimônia de posse dos vereadores e prefeito de Campo Grande-MS, onde foi eleito com 3.506 votos. Um grupo de 30 ciclistas vai acompanhar o jornalista e ambientalista no percurso de 12,5km, que sai do bairro Universitário, região Sul da capital, às 14h30, passando pelo Parque Linear do Bálsamo, Lagoa Itatiaia e chegando ao Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo às 16h30.
Uma das metas do mandato do novo vereador é incentivar o uso misto de meios de transporte. Andar de bicicleta favorece o meio ambiente e a saúde. Permite a economia de tempo em trajetos curtos e também de dinheiro, devido ao baixo custo de manutenção. Outro fator que inspira o grupo é o aumento das ciclovias e a possibilidade de contemplar a beleza da cidade, que já tem 86 km de vias destinadas ao tráfego de bicicletas, de acordo com a Prefeitura Municipal.
“Defendemos o mix de transporte. Uma vez por semana irei de bicicleta a Câmara de Vereadores. Também vou reservar outro dia da semana para utilizar o transporte coletivo, indo de ônibus até o gabinete. É uma forma de estar próximo da população, acompanhar a qualidade da mobilidade urbana de Campo Grande e incentivar melhorias”, explica o jornalista e ambientalista Eduardo Romero.
O trajeto do passeio ciclístico sai do bairro Universitário e segue pelo novo Parque Linear do Bálsamo, córrego que marcou diversas lutas ambientais do grupo de Eduardo Romero, através da Associação Bálsamo. Os ciclistas vão utilizar a ciclovia recém construída e seguir pela avenida Três Barras até a Lagoa Itatiaia. Nesse ponto, encontram o artista plástico Tom Barbosa, que vai entregar ao vereador eleito uma tela da série Bicicletas.
Por volta das 16h30 os ciclistas chegam ao Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, local onde ocorre a cerimônia de posse dos vereadores e prefeito, marcada às 17h. Os ciclistas e o novo vereador vão trocar as roupas esportivas pelo traje passeio completo, seguindo padrões sugeridos na cerimônia. A volta será feita através de carona em diversos carros já organizados por amigos e familiares de Eduardo Romero.
O passeio ciclístico do grupo Eduardo Romero tem apoio da Agetran e Ciptran. Mais informações pelo telefone (67) 3043-6703.

 

PERFIL
Em 2012 Eduardo Romero, 32 anos, foi eleito vereador de Campo Grande pelo PT do B, com 3.506 votos. Uma campanha marcada pela mobilização de amigos, familiares e mídias sociais.

Sua trajetória política já havia se fortalecido em 2008, quando Eduardo Romero tornou-se suplente de vereador do Partido Verde (PV). Os 3.206 votos foram reconhecidos por diversas lideranças políticas como uma grande vitória, marcando o surgimento de um nome forte no cenário eleitoral de Campo Grande.

Sua atuação tem como base o Meio Ambiente, a Cultura e a Educação, com destaque para a cidadania e juventude. Para isso, Eduardo Romero conta com apoio de diversas lideranças de bairros e movimentos sociais.

HISTÓRIA

O jornalista, ator, professor, ambientalista e vereador eleito Eduardo Romero (PT do B) tem 32 anos, nasceu na região de Lagoa Bonita, zona rural de Fátima do Sul - MS. Foi adotado por Izaura (in memoriam) e Valério, que o criaram na cidade de Campo Grande. Tem seis irmãs e um irmão. Vive há 27 anos na região do bairro Universitário, região Sul de Campo Grande.
Estudou da pré-escola ao ensino médio na Escola Estadual José Barbosa Rodrigues (B. Universitário), onde atuou em movimento estudantil e artístico. Foi integrante do Grêmio Estudantil, Colegiado Escolar, Associação de Pais e Mestres (APM), Grupo Estudantil de Teatro (GET) e Clube de Ciências Manipulando o Conhecimento (CCMC).
A vivência em pesquisas e feiras científicas transformou o trabalho do Clube de Ciências na Associação Bálsamo, onde Eduardo Romero se empenhou em proteger o córrego Bálsamo, localizado no bairro onde vive.
Na Paróquia Santa Rita de Cássia foi integrante do Grupo de Jovens JAM (Juventude de Ação Mariana) e equipe de Liturgia.
No teatro, é um dos fundadores do Grupo Teatral Caras de Pau em 1995, que já prestou serviços de teatro educativo e empresarial a diversas organizações públicas e privadas. A experiência em Arte-educação foi destaque em Moçambique no ano de 2005, a convite do Ministério da Saúde brasileiro.
Eduardo se formou em Jornalismo na Uniderp em 2005, fez pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Educacional Anhanguera (2012), atualmente é aluno do Mestrado em Comunicação da UFMS. Estudou dois semestres de Direito no Centro Educacional Anhanguera em 2011.
Um marco de vida foi a viagem “Giro Brasil duas rodas”, onde ele percorreu de moto 22 Estados brasileiros, passando por três países da fronteira. Foi a realização de um sonho. Realizou entrevistas e trabalhos voluntários por onde passou. Conheceu de perto a realidade brasileira, vivendo e sentido na pele cada canto desse país.
Sua luta em defesa da comunidade no entorno do Córrego Bálsamo também se destaca. No ano de 2011 ganhou notoriedade na imprensa quando os trens da Novoeste descarrilaram derramando óleo diesel na região da nascente do córrego. Foi destaque em rede nacional de TV pelo trabalho de mobilização e articulação popular na recuperação do Córrego. Realizou diversas campanhas de doação de sangue junto ao Hemosul, no bairro Universitário.


---

sexta-feira, dezembro 28, 2012

Agenda

Hoje participei do evento de assinatura do Contrato para a construção de casas do Residencial Celina Jallad (PAC 2). As casas serão erguidas no Portal Caiobá, ao lado do Residencial Ronaldo Tenuta.

As unidades fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida 2 e serão destinadas a famílias que possuem renda de até R$ 1,6 mil. O empreendimento vai contar com unidades de 40 m², compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro, com forro e piso em toda a área interna e sistema de aquecimento solar em cada uma das unidades.



---

quarta-feira, dezembro 19, 2012

Natal Solidário do IAPPEC

O Sarau dos Amigos e nossa equipe de mandato apoiaram a realzação do Natal Solidário do IAPPEC. Confira as fotos:







FOTOS: JEAN FERNANDES


---


Ato pela Paz alerta sobre a homofobia e violência em Campo Grande






Na próxima sexta-feira, 21 de dezembro, das 18h às 21h30, diversos jovens e organizações sociais se reúnem na Praça Ary Coelho no Ato pela Paz – Pelo fim da violência, da intolerância contra a Juventude e LGBT.

O lema escolhido é “Não queremos o fim do mundo, queremos o fim da violência”. Haverá apresentações culturais de Marina Dalla, Jucy Ibanez, Elânio Rodrigues & Kely Zerial, Kauanny Motta, Amanda Hoffman, Viviani Nunes, DJ Deko Giordan e outros convidados. A entrada é franca.

Para combater o desrespeito à diversidade sexual, o movimento quer chamar atenção sobre o assassinato do jovem Lawrence Corrêa Biancão, sensibilizando a sociedade campo-grandense sobre o combate a discriminação e a violência contra jovens gays e a juventude em geral. O evento é realizado pela ATMS, Sarau dos Amigos, Instituto de Cidadania e Juventude de MS e MESCLA, com apoio do CentrHo - Centro de Referência de Direitos Humanos de Prevenção e Combate a Homofobia/SETAS, Non Stop Club, SIS Lounge Bar, Site Contexto G e Blog SemideusesBrasil. Informações pelo telefone 3324-0763.

Juventude e homofobia

A discriminação aos homossexuais gera sofrimento para diversas famílias e, em alguns casos, faz vitimas fatais. “O caminho para superar a discriminação e violência é levar informação para as pessoas, provocar reflexão, e convidá-las a manifestar-se em qualquer situação a favor da vida e contra a homofobia”, destaca Leonardo Bastos, Coordenador do Centro de Referência de Direitos Humanos de Prevenção e Combate a Homofobia – CentrHo, vinculado a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social – SETAS.

Toda última quarta-feira do mês, o Centro de Referência promove encontros de pais e mães de LGBT para ajudá-los a lidar com suas dúvidas e dificuldades sobre o tema. O telefone para contato é (67) 3324-0763 na Casa da Cidadania, localizada na Rua Marechal Rondon, 713.

De acordo com a presidente da Associação Nacional das Travestis e Transexuais, Cris Stefanny, as famílias que tenham um filho/a LGBT podem aprender a respeitar a sexualidade deles e acolhê-los, diminuindo a vulnerabilidade dos jovens a violência urbana. “Os valores familiares, tão questionados principalmente por movimentos religiosos, precisam estar conectados com o amor e o respeito a todo tipo pessoa, não podemos fugir do diálogo sobre liberdade sexual e afetiva dos jovens LGBT. Nós não somos filhos de chocadeira, também fazemos parte da família”, diz a presidente que atua na defesa dos LGBT´s no Mato Grosso do Sul há mais de treze anos.

Leonardo Bastos aconselha que os pais fiquem atentos a segurança dos filhos LGBT. Qualquer denúncia pode ser fita pelo telefone Dique 100, que funciona 24horas todos os dias da semana.

Serviço: Conheça o link sobre orientação sexual e homossexualidade no site http://www.ggb.org.br/orienta-homosexual.html

Orientação Sexual e Homossexualidade
De acordo com informações do site GGB (http://www.ggb.org.br/orienta-homosexual.html), a orientação homossexual é um dos quatro componentes da sexualidade humana. Caracteriza-se como uma duradoura atração emocional, romântica, sexual ou afetiva para com indivíduos do mesmo gênero. Os outros três componentes da sexualidade são o sexo biológico, a identidade de gênero (o sentido psicológico de ser macho ou fêmea) e o papel sexual-social (adesão às normas culturais de comportamento masculino ou feminino).

Três orientações sexuais são facilmente reconhecidas: homossexual, atração erótica e/ou afetiva por indivíduos do mesmo sexo; heterossexual, atração por indivíduos do sexo oposto; ou bissexual, atração por membros de ambos os sexos. Pessoas com orientação homossexual também são chamadas de gays (tanto homem quanto mulher) ou lésbica (apenas mulheres).

Orientação sexual é diferente de comportamento sexual, porque se refere a sentimentos e auto-identificação. Algumas pessoas, por medo ou repressão, não expressam a sua orientação sexual em seus comportamentos. A estas, a psicologia chama de egodistônicos (ao contrário, os egosintônicos são aqueles cujo comportamento está sintonizado com a sua identidade sexual).

A orientação sexual não é limitada a um tipo particular de pessoa. Os gays e as lésbicas pertencem a todas as idades, classes sociais, culturas, raças, religiões e nacionalidades. Eles trabalham em todas as profissões e moram em todos os lugares do país. 

segunda-feira, dezembro 17, 2012

Sarau dos Amigos de Natal


Lenilde Ramos


Natal com muita arte e amizade é a proposta da edição 60 do Sarau dos Amigos, que ocorre nessa quinta-feira, 20/12, das 19h às 22h, no bairro Universitário, região Sul de Campo Grande. Já confirmaram presença o artista plástico Lelo e a cantora Lenilde Ramos. Estão previstas apresentações de dança do ventre, teatro, além das tradicionais canjas musicais.

A entrada é um quilo de alimento não perecível, que são destinados às obras sociais dos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Em janeiro, o Sarau dos Amigos vai comemorar 5 anos de encontros.

O endereço é a casa do ator e jornalista Eduardo Romero – Rua Elvira Matos de Oliveira, 927. Universitário (atrás da Escola José Barbosa Rodrigues). Informações pelos telefones 9215-3082, 9936-3909 e 8175-2922.


---

TRE-MS diploma candidatos eleitos da Capital no próximo dia 18



O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) diploma os candidatos eleitos no pleito de 2012, em Campo Grande, nesta terça-feira, 18 de dezembro, a partir das 20h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, Parque dos Poderes. 

Essa é uma etapa que antecede a posse dos cargos, marcada para o dia 1° de janeiro de 2013, às 17h, no mesmo local. 

Serão diplomados os eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, além dos 29 vereadores e 9 suplentes, sendo 1 de cada coligação ou partido.

Os candidatos eleitos devem ser diplomados até 19 de dezembro, último dia útil antes do recesso natalino, em suas respectivas Zonas Eleitorais. 

A diplomação está prevista no artigo 215 do Código Eleitoral. É o ato formal, de competência da Justiça Eleitoral, que torna apto para a posse no cargo o candidato que venceu a disputa.

(com informações do site TRE-MS, via Assessoria de Comunicação Eduardo Romero)


---

sábado, dezembro 15, 2012

Natal Solidário promove cidadania e presenteia 320 crianças




A terceira sétima do evento terá programação cultural e orientação sobre relacionamento familiar e saúde.



No próximo domingo, 16 de dezembro, das 8h às 11h, o Instituto de Apoio e Proteção a Pesquisa, Educação e Cultura (IAPPEC) realizará a sétima edição do Natal Solidário. Haverá distribuição de presentes, doces, cachorro quente e refrigerante para 320 crianças já cadastradas. A programação terá oficina de Capoeira, apresentação de artistas do Sarau dos Amigos com músicas infantis e natalinas ao vivo, além da presença dos palhaços Xico e Zureta, da Aplausos Cia Teatral. Os pais das crianças atendidas terão palestras sobre relacionamento familiar e higiene. O evento é organizado pelo Instituto de Apoio e Proteção a Pesquisa, Educação e Cultura (IAPPEC) em parceria com o Instituto de Educação Colégio Amor Perfeito (EDUCAP), vereador eleito Eduardo Romero, Casa Três Corações e voluntários. O endereço é rua Marquês de Olinda, 1069, Universitário, região Sul de Campo Grande-MS.

Quem se veste de Papai Noel é a professora Patrícia. Ela vai sair pelas ruas do bairro Universitário, visitar a feira e seguir até o EDUCAP onde fará a entrega de 320 presentes a crianças que foram selecionadas a partir de um cadastro de famílias em condições de vulnerabilidade social. É um momento de grande emoção para a professora que vai se vestir de Papai Noel pelo segundo Natal Solidário consecutivo.

A pedagoga Sílvia Tavares Farina, uma das coordenadoras do Natal Solidário, destaca que o evento interliga diversas ações educativas, tanto na formação pedagógica de professores quanto na cidadania dos alunos do EDUCAP. Os brinquedos foram arrecadados durante a realização do II Congresso de Educação da Palavra ao Gesto Eficaz, promovido pelo IAPPEC em outubro desse ano. A inscrição era a doação de um brinquedo. Os alunos do EDUCAP também participam como voluntários na organização dos presentes e decoração da árvore de Natal, feita a partir de garrafas Pet. A equipe do evento é formada por pais, professores, funcionários do EDUCAP e moradores da região do bairro Universitário, que se revezam para garantir o bom andamento da cozinha, brinquedos e entrega dos presentes.

Serviço: Doações de brinquedos, alimentos, doces e balas podem ser feitas pelo telefone 3025-3890 ou 9242-1969 com a voluntária Fátima.

segunda-feira, dezembro 10, 2012

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Justifique seu voto


Termina na próxima quinta-feira (6) o prazo para que os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2012 justificarem ausência às urnas. Já os eleitores que faltaram ao segundo turno poderão justificar até o dia 27 de dezembro.




---

terça-feira, dezembro 04, 2012

Mestrado em Comunicação UFMS

Foi publicado o edital para ingresso no Mestrado em Comunicação/UFMS em 2013. Mais informações nos siteswww.mestradocomunicacao.ufms.br ouwww.posgraduacao.ufms.br. Eduardo Romero é aluno do Mestrado em Comunicação.




---