quinta-feira, maio 10, 2007

ONDE O SOL NASCE E SE PÕE MAIS CEDO

João Pessoa - PB: média de 800 mil habitantes; muito arborizada, tranquila, lindas paisagens e praias. Conhecida pelo extremo Oriental das Américas (a parte de terra do Brasil que mais avança sobre o mar) e por ser o lugar onde o sol nasce e se põe primeiro.
Já havia estado aqui antes (em 2003 na Maratona Nacional de Teatro em Aids) e confesso que há muitas semelhanças com a minha Campo Grande (apesar de ter mar e lá não, rs), entre elas o fato de ser uma capital com jeitinho de interior, ruas largas, muito verde e qualidade de vida.
Apliquei questionários do Girobrasil junto a alunos da UFPB. Fiz algumas fotos da cidade, percorri o CENTRO HISTÓRICO - a cidade está recuperando os casarios antigos. Aqui se aprende muito da nossa história ao ar livre...e o melhor de tudo é ver esse patrimônio sendo recuperado e preservado... A Paraíba está "pressionada" entre duas grandes potências Pernambuco e Natal, muitas vezes acaba sendo esquecida e parece nem existir; mas posso assegurar que uma vez em contato com essa região a energia e beleza local tomam conta...a gente vira fã. Povo hospitaleiro, lugar convidativo.
Essa foto mostra a estação de tratamento de esgoto que existe há mais de 400 anos, olha que interessante, embora a Paraíba seja o segundo estado mais pobre do Brasil, a capital João Pessoa é a cidade que mais tem sistema de coleta e tratamento de esgoto no país, um exemplo que persiste desde a fundação da mesma...um bom exemplo, diga-se de passagem.
No fim de semana vou me aventurar pelo litoral sul e também pelo interior e espero trazer boas imagens e notícias...dá gosto de ver o Brasil que funciona (claro que aqui tem problemas sociais como muitas outras cidades, mas o que se percebe é que ao menos na Capital todos têm condições mínimas de moradia - não existe favela- e há um povo com auto-estima resolvida, embora se tenha muitos problemas políticos).

Um comentário:

Anônimo disse...

No endereco http://escalonamento.tripod.com/ondeosolnasce tem as explicacoes cientificas sobre onde o sol realmente nasce primeiro. E nao é em Joao Pessoa.