domingo, dezembro 28, 2008

RUMO A ARGENTINA...BUENOS AIRES

Fim de ano é o período de festar e refletir. Avaliar, agradecer, perdoar e pedir perdao...e também de planejar, de refazer e repensar. Passei o Natal com a familia, e para o ano novo encarei o desafio de conhecer nosso vizinho país a Argentina. Saimos do Mato Grosso do Sul, eu e Ivo Leite, lá encontraremos a Chris e a Inara.
Viemos de carro até Foz do Iguacu- PR (perdao mas os tc argentinos nao tem nossa grafia), durmimos na Argentina no estado de Missiones e estamos a encarar horas de onibus rumo a Buenos Aires...

Pretendo relatar a viagem pelo blog, na medida do possivel, rs. E desde já desejo a todos os amig@s um feliz 2009, de luz, paz e realizacoes...

segunda-feira, dezembro 15, 2008

SARAU DE DEZEMBRO...fechando o ano....

O fim de ano é comemorado com teatro, música, artes plásticas, desenhos e cerâmicas na décima segunda edição do Sarau dos Amigos, que acontece nesta quinta-feira, 18 de dezembro, das 19h às 22h no bairro Universitário, zona sul de Campo Grande. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que são destinados às obras sociais dos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia. Em virtude do Natal o encontro antecipa a data para esta semana.

Nesta edição o guitarrista Zé Pretim lança o CD Blues Show, com quatorze músicas. O disco foi gravado logo após a aparição do artista no Programa do Jô, da Rede Globo, em 2007. Zé destaca que este CD contém a maioria das músicas que interpretou no programa. Foi comercializado em escala menor, antes do lançamento do CD Blues Pantaneiro, principalmente no meio artístico e em outras cidades, como Rondonópolis – MT. O objetivo é divulgar esta produção para o público do Sarau dos Amigos.

Já a Chicomaria Produções encena o esquete “Manual de Sobrevivência”, poema de William Shakespeare declamado pela atriz Rane Abreu e músicas interpretadas pelo cantor e compositor Elânio. A atriz comemora no Sarau dos Amigos seus quinze anos de carreira no teatro sul-mato-grossense, passando pelos grupos Identidade Teatral, Palco, Arte Boa Nova, Reverbel, Anteato, Objeto de Cena, Trupe sem Lona, Caras de Pau, Cenamania, Teatral Grupo de Risco, Curumins Cia Teatral e atualmente dirige a Chicomaria Produções Culturais.

Yago Garcia, ator e diretor teatral, também comemora quinze anos de carreira. Ele encena trechos de personagens de alguns espetáculos de sua trajetória artística. Artistas do grupo Circo do Mato vão surpreender o público com muito humor e interação, apresentando intervenções circenses.

Pintura em óleo sobre tela é outro destaque. O artista plástico Apres Gomes vai levar uma tela em branco e pintar ao vivo, interagindo com o público presente no encontro. Sem uma temática estabelecida, vai se guiar pela emoção e criatividade do momento, além dos comentários do público. O artista veio de Itabuna – BA e reside com a família há três anos em Campo Grande, no bairro Universitário. Atualmente é acadêmico do segundo ano de Artes Visuais na UFMS, onde deve inaugurar em breve um painel gigante que pintou no corredor central da universidade. A obra foi solicitada pelo departamento de Arquitetura ao novo prédio do setor de Botânica. O projeto tem a coordenação do professor de Artes Darwin Longo.

No espaço, o ceramista Mauro Yanaze expõe cerâmicas produzidas em alta temperatura, cerca de 230 graus. Algumas utilizam cacos de vidro na composição. Incensários, colares e outras peças estarão no Sarau.

O bacharel em Artes Denis Feliz expõe quadros com arte digital, imagens em 3D feitas no computador. Algumas delas podem ser conferidas no blog http://www.denisfeliz.blogspot.com/ .

Os jornalistas Alexandre Maciel e Clayton Sales interpretam sucessos da MPB, com voz, violão e gaita. A banda Moleques Sarnentos, grupo formado por jovens músicos do bairro, trazem o melhor do Punk Rock. Já o grupo Moleque Sensação, também de jovens artistas da comunidade, apresentam samba e pagode. A MPB e o Pop Rock têm destaque com o grupo De La Ruta. O sertanejo e moda de viola vêm representados pelas duplas Santiago e Daniel Viola, e Pedro Luiz e Cezar.

Segundo os amigos que organizam o Sarau, o encontro já é referência cultural para muitos artistas e moradores do bairro Universitário e região. Em janeiro acontece a comemoração de um ano do Sarau dos Amigos, com uma programação especial.

Serviço:
O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês. O endereço é rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário (atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues), Campo Grande-MS. Informações pelos telefones 9619-6703 ou 9215-3082.




terça-feira, novembro 25, 2008

NESTA QUINTA, 27, TEM SARAUUUUUU


A décima primeira edição do Sarau dos Amigos acontece nesta quinta-feira, 27 de novembro, das 19h às 22h. A entrada e um quilo de alimento que serão destinados aos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Nesta edição a atriz e diretora teatral Conceição Leite declama o poema A morte do Leiteiro, de Carlos Drummond de Andrade. A jornalista Marinete Pinheiro lança o livro Salas de Sonhos – Historias dos cinemas de Campo Grande, escrito em parceria com a jornalista Neide Fischer.

Sr. Pacheco, violonista morador do bairro Universitário, se apresenta pela primeira vez no Sarau, que tem confirmadas as participações de Luiz e Alan, Harley Castro, Grupo Sedusamba, Nelsinho Souza, Falanges da Rima, Blues em Trio e Elânio. Diversas canjas musicais acontecem durante o encontro.

Bruno Navarros apresenta textos teatrais conhecidos como comédia Stand Up. No espaço acontecem exposições de caricaturas do desenhista Ruan e exposição de telas do artista Bretnei.

Endereço – Rua Elvira Matos de Oliveira, 927. Universitário. (Atrás da Escola Jose Barbosa Rodrigues). Residência do ator e jornalista Eduardo Romero. Informações pelos telefones 9619-6703 ou 9215-3082.

quarta-feira, outubro 29, 2008


O Sarau dos Amigos comemora sua décima edição nesta quinta-feira, 30 de outubro, das 19h às 22h, no bairro Universitário. Desde janeiro de 2008 o evento reúne diversos artistas da região, além de receber atrações já renomadas no Mato Grosso do Sul e outras internacionais. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que são destinados aos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Várias apresentações musicais já estão confirmadas. Entre elas a Banda Malagueta, Zé Pretim, Zé Geral, Enivan da Viola, Elânio, Santiago e Daniel da Viola, Grupo de pagode Muleque Sensação e Banda Blues em Trio. Há espaço para canjas musicais e declamação de poemas na programação.

A Dança ganha espaço no Sarau com o grupo Corpomancia, que atualmente está em cartaz no Depósito Cênico do Sesc Horto com o espetáculo “Jogo de dança em cena”.

Nas Artes Plásticas o encontro recebe as obras do artista plástico Maurício Saraiva, com estilo impressionista surrealista, em óleo sobre tela, retratando o Pantanal e o povo de Mato Grosso do Sul. Wagner San expõe desenhos da série Série Nus e os acadêmicos do primeiro ano de Artes Visuais da UFMS expõem Mandalas e Semblagens, produzidas através das disciplinas de Fundamentos do Desenho Técnico e Expressão Plástica Gráfica Tridimensional no curso.

Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês, das 19h às 22h, na rua Elvira Matos de Oliveira, 927, atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, bairro Universitário. Informações e agendas pelos fones 9619-6703 ou 9215-3082. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

DEZ EDIÇÕES DE SARAU DOS AMIGOS

Tudo começou quando alguns amigos decidiram fomentar um espaço para as manifestações artísticas no bairro Universitário. Desde o dia 25 de janeiro o Sarau dos Amigos acontece nas últimas quintas-feiras de cada mês, na casa de um dos organizadores. O evento está se consolidando na agenda cultural de Campo Grande e agregando mais amigos na organização. Os alimentos arrecadados são destinados às obras assistenciais dos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Alguns artistas já se tornaram tradição no Sarau dos Amigos. É o caso do guitarrista Zé Pretim, morador da região, que é sempre bem recebido pelo público com seus solos de blues. A banda Malagueta também é um destaque do evento, foi formada por profissionais da Comunicação Social, que reúnem a banda apenas nos dias do Sarau, interpretando sucessos da MPB e do Pop-rock. Para a décima edição do Sarau eles prepararam um repertório de músicas infantis, principalmente sucessos da década de oitenta, em homenagem ao dia das crianças.

O artista plástico Apres Gomes é outro que se uniu a organização do evento, favorecendo as exposições de telas e esculturas. O baiano que mora no Universitário há quatro anos. Sempre expõe e convida outros artistas, sejam acadêmicos do Curso de Artes Visuais da UFMS, onde estuda, ou profissionais já experientes do ramo.

Alguns músicos cantam, tocam e ainda contribuem para a sonorização do Sarau dos Amigos. É o caso do cantor e violonista Souza Filho (Miguel), que durante várias edições cede sua aparelhagem de som. Seu filho Daniel também ingressa na lista de artistas tradicionais do sarau, juntamente com Santiago, outro colaborador no som, eles formam a dupla Santiago e Daniel Viola. Enivan da Viola está sempre presente com sucessos sertanejos e da moda de viola, além de ajudar na parte técnica com som e operação da mesa.


CONTATOS PARA A IMPRENSA
Sarau dos Amigos
Produção: Cleber Dias – 9936-3909, Eduardo Romero 9619-6703 , Elânio 9215-3082

terça-feira, agosto 19, 2008

VIDEO GIROBRASIL

Aqui estão os links do documentário Conta Giro, dirigido por Anderson Reinheimer, sobre o projeto Girobrasil (são 02 links)
http://br.youtube.com/watch?v=1zpfPDgwRY4

http://br.youtube.com/watch?v=wRE1OzK4y4I

forte abraço a tod@s.
Eduardo Romero.

quarta-feira, julho 30, 2008

7 SARAU AMIGOS...NESTA QUINTA

A sétima edição do Sarau dos Amigos acontece nesta quinta-feira, 31 de julho, das 19h as 22h, na rua Arlindo Lima, 807, bairro Universitário, em Campo Grande. A entrada é um quilo de alimento que será destinado às obras sociais dos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia.

O destaque da noite é o teatro, com a participação da Oficina de Criação Teatral, que apresenta trechos do espetáculo Dorotéia, obra de Nelson Rodrigues dirigida por Andréa Freire. Já o grupo Improváveis Teatro Clube divulga o espetáculo “T.P.M. – Todas Pela Medalha”, que estréia em setembro na Capital. O grupo é o primeiro do Estado que pesquisa a linguagem da improvisação.

Uma exposição de máquinas de escrever também é outro destaque da noite. Romildo Souza Medeiros trabalha há 38 anos no que hoje é uma rara profissão. O Mecanógrafo coleciona peças antigas como máquinas de escrever da década de 30. Conhece a história da invenção das máquinas e possui em seu acervo particular diversas e curiosas peças.

O Ateliê Costura Fina expõe diversos artigos em tecido como Bolsas de Bebê, Porta-pratos e Nécessaires. A artesã Ludileuza mostra suas criações em barbante e linha, são pesos de porta, sachês de sabonete, porta-pratos, tapetes, além de chinelos com miçangas. Danilu Artes e Apres Gomes estréiam uma parceria que surgiu através do Sarau dos Amigos, os moldes vazados de MDF foram pintados pelo artista plástico.

O poeta Luciano Antero declama versos de sua autoria. A música romântica é interpretada por Jardieli e Jonas, o pagode ganha espaço com os grupos Sedusamba e Agitação, o grupo Idealistas apresenta composições próprias no estilo Pop-rock e MPB, Miguel canta os sucessos dos anos 80. O sertanejo é representado pelas duplas Enivan e Rafael, Santiago e Daniel Viola, Luciano e Paulo César, Luis e Alan, além de Adriano, que aos 10 anos já investe na carreira de cantor solo. Os músicos Zé Pretim, Anderson Reinheimer, Liz, Gustavo Monge, Bruno e Elânio também participam do encontro.
Foto: Grupo Improváveis - Helton Perez

quinta-feira, julho 17, 2008

SAIBA DO GIROBRASIL

Aqui estão os links do documentário Conta Giro, dirigido por Anderson Reinheimer, sobre o projeto Girobrasil (são 02 links) http://br.youtube.com/watch?v=1zpfPDgwRY4 http://br.youtube.com/watch?v=wRE1OzK4y4I forte abraço a tod@s. Eduardo Romero.

quarta-feira, junho 25, 2008

SARAU DOS AMIGOS - NESTA QUINTA

O Sarau dos Amigos completa seis meses de existência. Desde janeiro alguns moradores do bairro Universitário decidiram produzir um evento que reunisse artistas da comunidade e outros já renomados no meio cultural. A entrada é um quilo de alimento ou um agasalho, que são destinados a projetos sociais da cidade como o dos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia e a Coordenadoria da Juventude, que nesta edição vai receber os agasalhos.

Nesta quinta-feira, 26 de junho, das 19h às 22h, a sexta edição do Sarau dos Amigos traz os músicos Zé Pretim, Miguel, Rafael Bendô, Zé Renato e Muriel, Elânio & Banda, Enivan da Viola e Rafael, além da dupla Rodrigo e Daniel.

Os artistas plásticos Bretner Rosa, Apres Gomes e Kátia D’angelo realizam uma exposição coletiva no espaço. Clayton expõe camisetas com imagens de mulheres importantes da sociedade sul-mato-grossense, além de bolsas feitas de lona. O cuteleiro Jair mostra diversas facas que confecciona no bairro Universitário. A Danilu Artes retorna ao evento trazendo outros espelhos e formas em MDF.

O encontro abre espaço para músicos, atores e poetas que queiram se apresentar. Basta procurar os organizadores durante o Sarau dos Amigos ou ligar para 9965-1963 e 9215-3082.

Serviço: O Sarau dos Amigos acontece na ultima quinta-feira do mês, das 19h as 22h, no bairro Universitário. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927 (Atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues). Informações 9965-1963, 9936-3909 ou 9215-3082.

quarta-feira, junho 18, 2008

AFONSO PENA: NOSSA IDENTIDADE

Muito me preocupa a forma que nossos administradores têm encontrado para adequar o crescimento urbano e manter a qualidade de vida. Sabemos, e defendo, a necessidade de adaptação em vias de tráfego e desenvolvimento econômico, aliados a melhores condições de vida e respeito aos munícipes. Me indigno, e não apóio, a forma como muitas decisões são tomadas e postas em prática.
Em matéria publicada em 17/05/2008, às 15hs, no site Midiamax, com o título: PROBLEMA DO CENTRO NÃO SE RESOLVE ESTE ANO, DIZ TRAD. Ao anunciar financiamento de US$ 19,4 milhões - o equivalente a R$ 33 milhões, aprovado pelo Senado junto ao BID, o texto cita: “No projeto levado a Brasília, o prefeito Nelsinho Trad inclui, por exemplo, a transformação do canteiro da Avenida Afonso Pena em corredor exclusivo de transporte público urbano”. Em matéria pública no jornal Correio do Estado de 16 de junho/2008, com a chamada de capa: REFORMA DA AFONSO PENA CUSTARÁ R$130 MILHÕES, apresenta a intenção de, mesmo mantendo as árvores centenárias, descaracterizar a Afonso Pena.
Quero ressaltar que em 19 de maio, a Associação Bálsamo protocolou oficio junto ao Gabinete do Prefeito solicitando, na condição de cidadãos, esclarecimentos e detalhamento do referido projeto. A resposta foi, depois de mais de 15 dias de espera, “em momento oportuno a sociedade será informada sobre o projeto”. Momento oportuno? Já tramita o pedido da verba, já está oficializada a proposta junto aos órgãos federais e possíveis parceiros financeiros, e ainda não é o momento de discutir com a sociedade? Será que mais uma vez o procedimento é ir levando a “banho maria” e assim que os recursos forem liberados entrar na versão do “faz de conta”. Isso mesmo, faz de conta que nós consultamos, pois para validar tais procedimentos instalam-se as chamadas audiências públicas, que bem sabemos como funcionam, e numa farsa de democracia tudo desce goela a baixo. Assim foi com os velhos trilhos do centro, e muitos monumentos históricos, um clássico exemplo: nosso relógio que hoje não esta mais na rua de origem e nem na cor de nascença.
Não se trata apenas de ser contra as intervenções, mas de saber quais são elas e os seus verdadeiros impactos sociais, ambientais e culturais. A avenida em tela é nada mais nada menos do que o nosso mais conhecido cartão postal, nossa identidade fundida as suas árvores centenárias, aos seus canteiros largos. Uma característica que nos diferencia de outras capitais, a cidade da avenida larga, arborizada e bonita que corta todo o centro.
Concordo que as intervenções na região central são indispensáveis, mas tenho a certeza que muitas opções existem sem necessariamente destruirmos mais um ponto de nossa identidade cultural, ambiental e social. Precisamos considerar nossa história e nossos patrimônios, e acima de tudo ouvir a população e de fato exercer a democracia.
Campo Grande, MS.

segunda-feira, junho 16, 2008

EU QUERO FAZER A MINHA PARTE...

Campo Grande ganha este mês a campanha de Educação Ambiental EU QUERO FAZER MINHA PARTE, com foco no comportamento responsável por preservar a vida, uma iniciativa do Sarau dos Amigos, da ong Bálsamo, do projeto Girobrasil e da Promover Comunicação e Cidadania. Composta por 11 adesivos, 01 cartela de etiquetas auto-colantes e 01 cartaz, a campanha EU QUERO FAZER MINHA PARTE objetiva motivar a adoção no cotidiano de atitudes de combate à poluição e ao desperdício de recursos naturais, de exercício da cidadania e de gentileza para com as pessoas.

Por que?

A campanha EU QUERO FAZER MINHA PARTE foi elaborada porque se tempos atrás preservar a natureza parecia ser apenas evitar a morte de bichinhos e plantinhas, atualmente está comprovado que preservação é o sentido de toda vida no planeta, inclusive a de seres humanos.
O anúncio dos efeitos do aquecimento global foi o alerta de maior gravidade já visto pela sociedade mundial e deve ser constantemente repetido, pois é preciso mudar a maneira de nos relacionarmos com o ambiente em que vivemos e também com as pessoas com quem convivemos. É uma questão de tempo e a urgência é tanta que saiu da esfera científica o mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), com dados atuais e projeções, virou notícia popularizado por necessidade, foi difundido ampla e objetivamente para ser compreendido. E tem sido fundamental o comprometimento dos meios de comunicação com a promoção das atitudes responsáveis por freiar o aumento da temperatura da Terra e suas consequências, com matérias não apenas informativas, mas, didáticas, explicativas e de orientação.
Interesses econômicos fazem prevalecer a predação dos recursos naturais, favorecem o consumo exagerado e sustentam um modo de vida baseado no que se tem para exibir, na perda de valores e nos relacionamentos superficiais. Não são os seres animais, vegetais ou minerais que fazem isso, são os seres humanos, em larga, média, pequena e micro escalas.

Comunicação e Cidadania
A iniciativa da campanha EU QUERO FAZER A MINHA PARTE é resultado da parceria dos jornalistas Beatriz Diniz e Eduardo Romero, que juntos publicavam no jornal Folha do Povo, em 2003, a coluna Ecológico de Educação Ambiental para Comunidades.
A campanha foi criada no Rio de Janeiro, tem Direção de Criação e Arte e Redação de Beatriz Diniz, que morou 14 anos em Campo Grande, onde se especializou em Comunicação para Cidadania.
O conceito da campanha EU QUERO FAZER A MINHA PARTE conjuga nossas relações cotidianas com o ambiente em que vivemos e com as pessoas com quem convivemos para promover comportamentos que preservam a vida. 9 verbos iniciados pela letra E (de eu) afirmam exemplos de atitudes para combater poluição e desperdício de recursos naturais e para exercitar cidadania e gentileza com as pessoas.
"Nossa mensagem é postura de vida positiva e protagonista, e nesta campanha estamos divulgando comportamento, atitude: troque poluição por oxigênio, plante uma árvore; não desperdice água, luz, gás; reaproveite vidro, plástico; seja gentil, seja feliz, tenha fé, aja com generosidade, afaste a violência da sua vida. E eu aprendi isso em Mato Grosso do Sul." - ressalta Beatriz.
São 13 peças no total, produzidas em Campo Grande na medida das possibilidades de investimento. Foram confeccionados 4 dos 11 adesivos, além do cartaz. Os outros 7 adesivos e a cartela de etiquetas auto-colantes estão com arte final pronta, mas, dependem de captação de recursos para produção.

quinta-feira, junho 12, 2008

CABARET MISTURA DANÇA, TEATRO, CIRCO E MÚSICA

Pense você em ritmo de boite e logo entra em cena um número de trapézio, pirofagia, acrobacias em tecidos, tudo ao ritmo dançante, sem parar a festa. Assim é a proposta do Cabaret, um show festa que traz ao público uma noite de misturas artísticas, como dança, teatro, circo e muita diversão. Acontece neste sábado, dia 14, no espaço Luz da Lua, na rua Pedro Celestino, 1681, centro, a partir das 23 horas.
Os grupos convidados desta edição são: Casa Teatro e Circo, Circo do Mato, CIA Livre de Artes Cênicas, Dança Urbana e Maria Quitéria Produções. Tudo ao ritmo do DJ Ricardo Bastos, tocando house, dance music e vários outros ritmos.
SERVIÇO - CABARET FESTA SHOW
DIA 14/06 – SÁBADO A PARTIR DAS 23HS
LUZ DA LUA – Rua Pedro Celestino, 1681, Centro. Ingressos: R$10,00
INFORMAÇÕES: 9261-8765/9941-2422 www.mariaquiteria.com

quarta-feira, junho 04, 2008

GIROBRASIL NO YOUTUBE

Aqui estão os links do documentário Conta Giro, dirigido por Anderson Reinheimer, sobre o projeto Girobrasil (são 02 links)
http://br.youtube.com/watch?v=1zpfPDgwRY4

http://br.youtube.com/watch?v=wRE1OzK4y4I

forte abraço a tod@s. Eduardo Romero.

quarta-feira, maio 28, 2008

Sarau dos Amigos tem exposições e música nesta Quinta

Acontece nesta quinta-feira, 29 de maio, das 19h às 22h, a quinta edição do Sarau dos Amigos. O destaque desta edição é a exposição "Cabeças", uma mostra coletiva de esculturas produzida por acadêmicos do segundo ano do Curso de Artes Visuais da UFMS. No espaço o público ainda confere as telas do artista plástico Wenceslau e os desenhos e pinturas de Wagner San com a série "Jovens Nus” e “Ser – Natural” .

Os artesanatos em MDF da Danilú Artes, uma família que produz o trabalho em conjunto, e os tapetes de barbante de Adélia Dias também interagem no espaço. Na área musical o Sarau dos Amigos recebe a banda Jennifer Magnética, a cantora Lauren Cury, o guitarrista Zé Pretinho e as duplas sertanejas Luis e Alan, Lucas e Luan. O encontro abre espaço para palinhas e declamações de poemas.

Os produtores do Sarau lançam a Campanha: EU QUERO FAZER A MINHA PARTE, uma serie de adesivos e cartaz com mensagens de meio ambiente e comportamentos.

Serviço: O Sarau dos Amigos acontece mensalmente, na última quinta-feira do mês. O endereço é rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário (residência do jornalista e ator Eduardo Romero). Campo Grande-MS. Informações pelo telefone 9619-6703. A entrada é um quilo de alimento não perecível ou um agasalho.

EXPOSIÇÃO CABEÇAS
"Cabeças" é uma mostra coletiva de esculturas produzida por acadêmicos do segundo ano do Curso de Artes Visuais da UFMS. Os trabalhos foram elaborados primeiramente em argila, servindo de matriz para a execução de moldes em gesso que possibilitaram o resultado final em massa plástica.
No exercício proposto deu-se, num primeiro momento, a experimentação da técnica da modelagem que é um processo aditivo e permite grande liberdade de expressão. Na transposição das formas da argila para a massa plástica os acadêmicos tiveram a oportunidade de perceber as diferenças e graus de dificuldade de se trabalhar com um material natural e maleável e outro sintético e rígido, o que estimulou a pesquisa de materiais, texturas e cores para a finalização das obras.
"É a primeira vez que estamos expondo estas esculturas fora da universidade. Isto é importante para o grupo porque somos jovens artistas e precisamos ter este contato com o público e outros produtores de arte", diz a acadêmica Patrícia Mass.

TELAS E DESENHOS
Wenceslau, 40 anos, pinta gatos, galos e florais. Há 22 anos trabalha com arte fazendo molduras para diversos artistas regionais, é um dos maiores colecionadores de artes plásticas regional do MS. A inspiração de suas telas vem da admiração pelas flores, o artista é presidente da Associação Campo-grandense de Orquidófilos. "Pinto em forma livre, sem desenhos. Vou jogando as tintas e as formas vão saindo. Gosto de flores e de gatos, mas como não posso criar gatos em casa porque minha esposa não deixa, mantenho-os nas telas", destaca.
O artista Wagner San, 27 anos, nasceu em Bodoquena (MS) e começou a desenhar aos nove anos de idade. San é comprometido com a educação ambiental e há dois anos vive no Acre para conhecer e retratar o legado de Chico Mendes e a luta de quem vive na floresta. Além dos trabalhos que tem feito no Acre, desenhos da série Jovens Nus - Contracultura, San também irá expor pinturas impressionistas da série Ser-Natural.
“As imagens que se soltam de sua percepção conferem ainda uma beleza inacabada. Como se um sopro pudesse devolver a luta de Chico Mendes na aliança com a educação ambienta”, escreveu a cientista social Michèle Sato.

ARTESANATO
Há dois meses a família de Daniel iniciou a produção de artesanato em MDF, adaptaram formas e estilos, criando quadros e outras pecas decorativas. É a primeira exposição da família, que tem o ateliê no bairro Universitário.

BANDA JENNIFER MAGNÉTICA
A Jennifer Magnética é formada por Jean Stringheta (guitarra e voz), Rodrigo Faleiros (baixo e voz) e Diogo Zarate (bateria e voz), remanescentes da extinta banda Tomada Acústica, formada em 2003, dentro do curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Em 2005 lançou a Banda lançou o CD single, "Mono-Cultura?", com três faixas autorais dentro do projeto Cena Som, realizado no Teatro Aracy Balabanian. Também participou do projeto Estação Cultura em julho de 2006, além de alguns projetos da prefeitura.
A banda gravou seu primeiro CD intitulado "Placenta" nos meses de janeiro e fevereiro de 2007. O álbum conta com a participação de músicos renomados, como Jerry Espíndola, Toninho Porto e Alex Cavalhieri. Durante o processo de gravação, seus integrantes decidiram pela mudança de nome, uma vez que "Jennifer Magnética" transmite mais a idéia do trabalho.

terça-feira, maio 20, 2008

COMUNIDADE, ARTISTAS E MOTOCICLISTAS PLANTAM ÁRVORES

COMUNIDADE PLANTA ÁRVORES PARA RECUPERAR CÓRREGO

Contato
Eduardo Romero (67) 9619-6703

Mil mudas de espécies nativas serão plantadas nesta quinta-feira (22), no córrego Bálsamo em Campo Grande. A Associação Bálsamo está mobilizando cerca de 400 voluntários, entre moradores da comunidade, artistas, estudantes e motociclistas que participam da 11ª edição do Moto Road. O plantio acontece a partir das 14h na rua Paraisópolis esquina com a avenida Santo Eugênio, na região do bairro Universitário. Mais informações pelo telefone (67) 9619-6703.
Após a abertura do Moto Road os motociclistas seguem em grupo pelas ruas de Campo Grande em direção ao córrego Bálsamo para o plantio das mudas, que já têm cerca de 1,5 metros de altura. As plantas são de espécies nativas, como o Ipê, Jacarandá e Aroeirinha. Enquanto os motociclistas seguem para o córrego os moradores da comunidade, incluindo estudantes de escolas públicas e privadas, assistem apresentações de diversos grupos musicais já no local do plantio.
De acordo como idealizador da ação, Eduardo Romero, a idéia é aproveitar a realização de grandes eventos, como o Moto Road, e incentivar o público a plantar árvores para minimizar os impactos do gás carbônicos na atmosfera e cumprir com o papel de responsabilidade ambiental. “Nós da Ong já trabalhamos com a recuperação do córrego Bálsamo, mas aproveitamos o grande público do Moto Road, para realização dessa questão ambiental”, reforça.
O coordenador da ONG, Eduardo Romero, é jornalista e motociclista e, recentemente, realizou um vídeo-documentário chamado “Girobrasil Duas Rodas”, onde percorreu diversos Estados e países sobre uma motocicleta.

ONG
A Associação Bálsamo, há 13 anos desenvolve o projeto Bálsamo Vive, luta pela recuperação do córrego Bálsamo. Já foram realizados plantios de árvores, campanhas de conscientização e sensibilização com a comunidade, e ações de educação ambiental. A Ong trabalha para atingir condições adequadas de preservação e a recuperação da mata ciliar, do leito e das águas do córrego Bálsamo em Campo Grande.

Girobrasil
“Conta Giro” é um documentário editado como um diário de bordo da viagem feita pelo jornalista Eduardo Romero, através do projeto: GIROBRASIL com sua moto NXR 150 Bross da Honda. Ele partiu em setembro de 2006 pelo pantanal sul-mato-grossense e percorreu 22 estados, quatro países sul-americanos e mais de 33 mil quilômetros de estradas, assim surgiu o vídeo que mostra as aventuras sobre duas rodas e está à disposição para exibição em escolas, universidades e ou instituições. O jornalista também dá palestras sobre sua experiência.
O vídeo pode ser acessado na internet nos sites: http://br.youtube.com/watch?v=1zpfPDgwRY4 e http://br.youtube.com/watch?v=wRE1OzK4y4I .

sábado, maio 17, 2008

PLANTIO NO BÁLSAMO...PARCERIA COM MOTO ROAD

Galera faremos um grande ato de plantio de árvores nativas nesse feriadão, quinta dia 22 de maio, a partir das 14hs, margens do córrego Bálsamo, será em parceria com os motociclista que vem ao maior encontro de motos da América Latina.

Confira mais detalhes em http://www.motoroad.com.br/v2008/?conteudo=noticiaAberta&id=28

quinta-feira, maio 15, 2008

VAI FALTAR ÁGUA?

Denúncia da Sociedade Civil revela ter encontrado na área de preservação ambiental da nascente do córrego Guariroba uma plantação de eucalipto. De acordo com a denúncia, o cultivo pode comprometer o abastecimento de água de Campo Grande.

Veja a matéria/video no site da TV Morena

http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?n=390460&p=2

sexta-feira, maio 02, 2008

GIROBRASIL NO YOUTUBE

Amig@s,

aqui estão os links do documentário Conta Giro, dirigido por Anderson Reinheimer, sobre o projeto Girobrasil (são 02 links)
http://br.youtube.com/watch?v=1zpfPDgwRY4

http://br.youtube.com/watch?v=wRE1OzK4y4I

forte abraço a tod@s.

Eduardo Romero.

domingo, abril 27, 2008

EDUCOMUNICAÇÃO NA MIRIM



Dois foram os encontros, oito as horas, trinta o grupo...diversas e variadas as emoções e as trocas. Na Mirim ministrei oficina de educomunicação, é deixarmos de ser apenas consumidores da informação e passar para o papel de produtor...estimulando assim a leitura crítica e o olhar nas entre-linhas.
A turma é jovem, porém consciente e participativa. Mãos na massa e ótimos resultados...agradeço a cada um e cada uma pela participação e dedicação...valeu galera.

terça-feira, abril 22, 2008

Sarau dos amigos lança: PASSOS e reúne música e exposições

A quarta edição do Sarau dos Amigos acontece nesta quinta-feira, dia 24 de abril, das 19h às 22h, na rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que serão destinados a projetos sociais da comunidade.

Nesta edição os organizadores do Sarau lançam a campanha PASSOS. Em 2000, a ONU - Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio que são “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. A partir deste conceito serão pintados passos com mensagens de combate ao trabalho infantil, erradicação de doenças, respeito ao meio ambiente, educação para todos, igualdade entre os sexos, combate a fome, pela região do bairro universitário e outros locais da cidade de Campo Grande, como frente de escolas, postos de saúde e feiras livres. “A idéia é provocar a reflexão de quais passos estamos deixando no mundo, quais os nossos compromissos e ações nesse processo de mudança”, diz Eduardo.

Zé Pretinho lança no encontro o segundo CD de sua carreira. O disco “Blues Pantaneiro” tem composições do guitarrista e também de Zé Geral e Tonico e Tinoco. O músico tem 30 anos de carreira, em diversos estados brasileiros. A cantora Nat Correa se apresenta com o músico Atajé. Eles interpretam canções próprias e de outros artistas, divulgando o projeto Zarabatana, que, entre outros objetivos, quer fortalecer o movimento da musica autoral no Mato Grosso do Sul.

Diversas exposições fazem parte desta edição do Sarau dos Amigos. Karla Conte, 21 anos, confecciona biojóias há 9 anos. É acadêmica do terceiro ano de Artes Visuais na UFMS. Ela faz assessórios femininos e masculinos com cerâmicas, sementes, penas e detalhes pintados a mão. O grupo de capoeira regional Ilê Camaleão, do mestre Liminha também é parceiro do Sarau.

A arte do origami tem destaque com Seioki Uehara, 64 anos, que a partir da necessidade de um tratamento médico para as mãos optou pela técnica de dobradura japonesa. Há um ano faz aulas na Associação Okinawa e atua com oficinas voluntárias no setor pediátrico de hospitais em Campo Grande.

Outro destaque do encontro é a exposição de peças com mosaicos, desenvolvidas no Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), sob a orientação da artista plástica Márcia Gomes. A arte é utilizada para auxiliar na recuperação de dependentes químicos. “Assim como no mosaico, eles se reconstroem. Do fragmento, eles formam o todo e assim fazem também com a própria vida”, defende a artista.

Valter Orlindo traz diversos selos de sua coleção pessoal para mostrar ao público como é ser um filatelista. Ele faz parte da diretoria do Clube Filatélico de Mato Grosso do Sul – Clufisul. E os fotógrafos Livio Bozzano e Wanderson Lara expõem fotos de Campo Grande: UM OLHAR DIFERENTE.

Está prevista a exibição de vídeos e a participação de diversos músicos, como a dupla sertaneja Luis e Allan, dois adolescentes que fazem sua primeira apresentação em público no Sarau dos Amigos. Também está confirmada a participação do cantor Rômulo Augusto, da cantora Deise Martins, além das palinhas tradicionais do encontro.

Sarau dos Amigos
A iniciativa de realizar o Sarau dos Amigos partiu de um grupo de amigos moradores da região do Bairro Universitário. Desde a primeira edição do encontro foram arrecadados mais 500 de quilos de alimentos não perecíveis, que foram entregues aos projetos sociais dos Vicentinos, que atuam na comunidade.

Todos os meses o encontro abre espaço para artistas que moram na região, além de outros nomes já conceituados no meio cultural do Mato Grosso do Sul. Para participar como atração do evento basta entrar em contato com os organizadores pelo telefone 9619-6703, ou comparecer no Sarau e se inscrever na hora.

Serviço: O Sarau dos Amigos acontece mensalmente, na última quinta-feira do mês. O endereço é rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário (residência do jornalista e ator Eduardo Romero). Campo Grande-MS. Informações pelos telefones 9619-6703 ou 9215-3082. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

quinta-feira, abril 03, 2008

CONTA GIRO...GIROBRASIL NAS ESCOLAS

O vídeo-documentário CONTA GIRO, sobre o projeto Girobrasil Duas Rodas, que percorreu 22 estados, 4 países e mais de 33 mil km de estrada, realizado pelo ator e jornalista Eduardo Romero, com roteiro e direção de Anderson Reinheimer, está a disposição de escolas, universidades e ou instituições que queiram exibí-lo para jovens e adultos. Confira a agenda:
- 10/04 – quinta-feira – 9hs – Hospital São Julião – Classe Hospitalar

- 11/04 – sexta-feira – 8hs – Hospital Regional – Classe Hospitalar

- 14/04 – segunda-feira – 13hs e 30 min – Santa Casa – Classe Hospitalar

- 15/04 – terça-feira – 8hs Colégio Amor Perfeito
13hs e 30 min – AACC – Classe Hospitalar
- 16/04 - quarta-feira - das 7hs as 11hs - Colégio Rui Barbosa/Paulo VI
- 17/04 - quinta-feira - 19hs - Espaço Jivan/Rede do Bem
Para agendar a exibição e bate-papo com Eduardo Romero basta enviar e-mail para girobrasil@gmail.com ou ligar no (67) 9619-6703. Tudo de graça...

quarta-feira, março 26, 2008

SARAU DOS AMIGOS DESTACA VÍDEOS E TEATRO



A terceira edição do Sarau dos Amigos acontece nesta quinta-feira, dia 27, das 19h às 22h, na rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que serão destinados a projetos sociais da comunidade.

O destaque desta edição é o lançamento do vídeo-documentário CONTA GIRO, sobre o projeto Girobrasil Duas Rodas, que percorreu 22 estados, 4 países e mais de 33 mil km de estrada, realizado pelo ator e jornalista Eduardo Romero, com roteiro e direção de Anderson Reinheimer. Outros curtas-metragem estão na lista de exibição: E AGORA DIRETOR, categoria vídeo interativo de Ulísver Silva e O CLIENTE NEM SEMPRE TEM RAZÃO de Helton Pérez, Lauro Luiz e Nicoli Dichoff.

Em comemoração ao dia do Teatro, o Sarau dos Amigos apresenta a exposição fotográfica de Jéfferson Ravedutti com o tema: LUZ, PALCO E ALMA sobre o movimento teatral em Mato Grosso do Sul. As Fotos compõem o livro de mesmo nome e registra os antigos festivais de teatro do Estado.

Outro destaque são as apresentações de esquetes teatrais com os grupos: Fulano Di Tal, Aplausos Cia Teatral, Caras de Pau e a Cia Teatreiros, além de números circenses com a Associação de Circo de Campo Grande.

O poeta Luciano Antero recita poemas de sua autoria e na área musical os gêneros vão desde o violão popular ao samba de roda e repentes nordestinos. Estão confirmados o Grupo Sedusamba, Alessandro Silva, Enivan da Viola e Elânio. Além da programação oficial o Sarau abre espaços para palinhas e participações do público.

Sarau dos Amigos
A iniciativa de realizar o Sarau dos Amigos partiu de um grupo de amigos moradores da região do Bairro Universitário. Nas edições anteriores do encontro foram arrecadados mais de 300 quilos de alimentos não perecíveis, que foram entregues aos projetos sociais dos Vicentinos, que atuam na comunidade.

Todos os meses o encontro abre espaço para artistas que moram na região, além de outros nomes já conceituados no meio cultural do Mato Grosso do Sul. Para participar como atração do evento basta entrar em contato com os organizadores pelo telefone 9619-6703, ou comparecer no Sarau e se inscrever na hora.

O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês na rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário (residência do jornalista e ator Eduardo Romero). Campo Grande-MS. Informações pelos telefones (67) 9619-6703 ou 9215-3082. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

domingo, março 23, 2008

SALVE O BÁLSAMO...


A Associação Bálsamo, há 13 anos desenvolve o projeto Bálsamo Vive, que visa a recuperação do Córrego Bálsamo. Já foram realizados plantios de árvores, campanhas de conscientização e sensibilização com a comunidade, ações de educação ambiental e muitas conquistas foram obtidas. Porém, ainda há muito a ser feito para atingir a revitalização do mesmo e tê-lo em condições adequadas de preservação e recuperação.
Em comemoração a Semana da Água foi lançada a campanha: SALVE O BÁLSAMO, e reivindicando á Prefeitura de Campo Grande que sejam tomadas algumas providências necessárias e urgentes para a recuperação do Bálsamo:
· Criação do Parque Linear do Bálsamo;
· Fiscalização e aplicação das leis existentes em relação aos agentes poluidores existentes ao longo do Córrego, bem como as exigências de preservação de margens;
· Ações de plantio de mudas e educação ambiental junto aos ribeirinhos e escolas próximas a região;
· Instalação de placas educativas e informativas como: NÃO JOGUE LIXO, PRESERVE O BÁLSAMO, CÓRREGO LIMPO É QUALIDADE DE VIDA, entre outros.
Nas proximidades do Córrego será instalada a nova rodoviária de Campo Grande e esse momento é oportuno e indispensável para viabilizar a criação do parque, no evento foram plantadas mudas de arvores houve apresentações artísticas e distribuição da carta-manifesto.

segunda-feira, março 10, 2008

RETOMADA DO TEATRO DE RUA CONTRA A AIDS NO CEARÁ

O movimento começou em 1996, do Ceará seguiu Brasil a fora e ganhou o mundo, textos e experiências foram reaplicados em países como Portugal, Moçambique, Angola entre outros...e em muitos estados brasileiros. Era o movimento de prevenção á Aids encontrando um forte e significativo parceiro: o teatro de rua. Foram anos de luta, em busca de parcerias e da tão sonhada sustentabilidade...como viver fazendo teatro e ainda por cima teatro de prevenção...Atores, atrizes, diretores, dramaturgos e militantes da causa criando uma rede, se fazendo rede.

No mundo capital as regras são severas, e por muitas vezes sufocantes. “Era um, era dois, era cem”, e de repente não havia mais ninguém, ou melhor, quase ninguém. Começou no Ceará, parou no Ceará e opa...retomou-se no Ceará... entre os dias 06 e 07 de março, no Theatro José de Alencar em Fortaleza, um marco: A RETOMADA DO TEATRO DE RUA CONTRA A AIDS NO CEARÁ. Reuniram-se nove grupos, entre capital e interior, fomentados pela Secretaria Estadual de Saúde, relatos sobre experiências anteriores e exteriores, bate-papo com o dramatrugo José Mapurunga, o cabra que mais escreve sobre o tema no país. Eu tive o privilégio de participar, de falar sobre o movimento em Mato Grosso do Sul e relatar a minha vivência em Moçambique-África no ano de 2005.

A retomada foi como o povo brasileiro: simples e motivado. O numero de apresentações, cem nessa fase, ainda é pouco diante da realidade e necessidade, mas já é um gás e podemos dizer uma consciência de que o teatro na prevenção é uma ferramenta de valor e resultados incalculáveis...

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

SARAU DOS AMIGOS...

A segunda edição dos Sarau dos Amigos acontece nesta quinta-feira, dia 28/02, das 19h às 22h, na rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que serão destinados a projetos sociais da comunidade.
O destaque desta edição é a dupla Enivan e Rafael, que interpreta músicas próprias e outras que fazem parte da produção de seu primeiro CD. Enivan da Viola veio de Nova Alvorada do Sul-MS e está em Campo Grande há cerca de um ano, onde conheceu o parceiro violonista Rafael. O repertório inclui músicas sertanejas, românticas, vaneiras, polca paraguaia, chamamé, entre outros ritmos.
Nas artes plásticas o Sarau dos Amigos abre espaço para o artista Evandro Prado. A exposição da série Habemus Cocam faz uma relação entre as várias situações de poder do mundo globalizado. A marca Coca-Cola, que para o artista representa a força do consumismo globalizado, surge como elemento que dá unidade às suas séries, fazendo variações da marca tradicional e seus anúncios de publicidade, relacionando-os com conhecidos personagens políticos e religiosos. Também faz interlocução com a história da arte na representação de detalhes de obras de artistas como Michelangelo, Dali e Picasso.
Outros músicos estão confirmados para o encontro. Os violonistas Juliano Brito e Ricardo Lira interpretam composições eruditas como o chorinho “Tico-tico no fubá”.
A dupla Valério e Arejano, dois sessentões que ao participarem da primeira edição do Sarau dos Amigos se empolgaram e resolveram apresentar antigas modas de viola ao público. São amigos, que fazem da música um momento de descontração, e será a primeira vez que estarão se apresentando em evento dessa natureza.
A pianista Rose Brandão, o violonista Lucas Brandão Vieira e a cantora Loriane Brandão Vieira apresentam canções da MPB e do estilo Pop. O repertório inclui “A Luz que acende o olhar”, “Tudo Passa”, “Flor de Liz” e “Corcovado”.
O compositor Elânio e o cantor Marcelo Dias também estão confirmados para o encontro.
A iniciativa de realizar o Sarau dos Amigos partiu de um grupo de amigos moradores da região do Bairro Universitário. Na primeira edição do encontro foram arrecadados 216 quilos de alimentos não perecíveis, que foram entregues aos projetos sociais dos Vicentinos, que atuam na comunidade.
Todos os meses o encontro vai abrir espaço para artistas que moram na região, além de outros nomes já conceituados no meio cultural do Mato Grosso do Sul.

quarta-feira, janeiro 23, 2008

SARAU DOS AMIGOS...

É nesta quinta-feira, 24 de Janeiro, das 19h às 22h, o primeiro Sarau dos Amigos. Vai ser lá em casa, rua Elvira Matos Oliveira, 927, bairro Universitário, Campo Grande - MS. A idéia é reunir os amigos e através da arte promover intercâmbios e amizades...

Nosso amigo Elânio (que tbm é do Caras de Pau), estará lançando oficialmente a carreira musical com a Banda Rhérum, formada por Rômulo Augusto (violão solo), Tiago Henrique (bateria) e Ricardo Lira (Baixo). Também vai ter a participação da banda Garimpeiros do Rock, formada por Diogo Cortez (Vocal), Frank Rodrigo (baixo) e Marcel (bateria).

Haverá uma exposição de telas do Artista Plástico Apres Gomes, além de declamação de poemas de Manoel de Barros com o ator Isac Zampieri. Cleber Dias apresenta algumas produções de vídeo realizadas no curso de Rádio e TV da UCDB.

E eu irei expor as fotografias que fazem parte do Projeto Girobrasil. Já a Chicomaria Produções Culturais vai trazer diversos figurinos teatrais, montando um cenário onde o público vai ser fotografado de forma irreverente. A entrada é um quilo de alimento que será doado a comunidade carente.

O Girobrasil é isso, um intercâmbio de possibilidades...se puder, venha conosco.