sexta-feira, abril 20, 2007

SERGIPE...CONHECE?


Estou em Sergipe, o menor Estado brasileiro (exceto Distrito Federal), quase ninguém fala, quase ninguém conhece...(eu mesmo não tenho um amigo que tenha vindo aqui antes). Banhado pelo famoso rio São Francisco (aqui ele desagua no mar)...Um dos maiores produtores de petróleo em terra (quanta riqueza o petróleo tira daqui!!!).

Mas nem tudo o que se retira, ou que se paga de roayltes (pela exploração petrolífera) é aplicado na região. Há belezas naturais, matas, praias e bases do projeto Tamar (proteção as tartarugas marinhas) e também falta de água e coleta de esgoto, tratamento de lixo e consciência sócio-ambiental. Estou conhecendo a Capital-Aracaju e municípios do interior. Na foto as meninas Elisabete e Edivânia, 10 e 07 anos respectivamente. Moram as margens da rodovia, num povoado e todos os dias caminham mais de 30 minutos para pegarem água. Rotina de muitos.
Estou visitando escolas, aplicando questionários com jovens e conhecendo experiências de comunidades nas áreas de meio ambiente e cidadania (em breve terei novos e melhores relatos). Aqui devo gratidão ao parceiro, hoje amigo, Carlos Eduardo - Cadu. Ele é membro do Instituto árvore, jovem e cheio de garra. Luta e defende seu território. Na casa dele e familia é que estou hospedado, e através dele estou podendo conhecer e ver de perto a realidade existente. Obrigado. Volto em breve com mais informações e espero, boas notícias. Luz e paz a todos. Há galera, preciso de contatos em Alagoas, se puderem me indicar alguém, por favor.

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi Eduardo, já estou aqui acompanhando sua caminhada...Desejo-lhe boas vindas no nosso Estado! Acredito que terá bons momentos e boas descobertas com o amigo Cadu. Abração!!

luzdoluaremversoseprosa disse...

SERGIPE...NÃO CONHEÇO!vOU CONHECER ATRAVÉS DE VOCÊ .É O PRIMEIRO AMIGO QUE VAI PARA SERGIPE...SEI QUE VOU CONHECER BEM DEVIDO ESTE SEU JEITO CURIOSO.
ABRAÇOS

Anônimo disse...

Estive em Aracaju há 10 anos para realizar vestibular... deve ter acontecido muitas mudanças!!! Boa Sorte Aventureiro!!!

Anônimo disse...

Abraços de Marília.

Elisia Pehls disse...

É edu a riqueza e a pobreza andam juntas em todos os lugares que passas,em pensar que no século q estamos, ainda exista pessoas que moram sem uma infra estrutura de água potável,e rede de esgoto.Só você mesmo meu amigo para nos mostrar os dois lados do nosso pais que tanto os politicos falam que esta se desenvolvendo.Um pais como o nosso tão rico em biodiversidade e tão pobre em informação.Pois é através de você que estamos conhecendo o nosso Brasil.Que Deus te proteja e te guie nessa sua viagem.um beijão da sua amiga Rosi

Anônimo disse...

Olá meu velho...
- Tudo bem com você Eduardo? espero que esteje tudo ótimo contigo...
- Acabei de ler a matéria que saiu na Tribuna da Praia, ficou maravilhosa, fico orgulhoso de estar participando e produzindo um trabalho tão lindo como esse, parabéns e espero que dê tudo certo... fico daqui (Campo Grande) torcendo por você... Muita paz e sorte nesse mundo...
- Um grande abraço e bom trabalho... Fique com Deus...
Ass: Jean Fernandes

Luis disse...

Eduardo. Realmente é um lugar belo mais com nas mesmas dificuldades de todo o Brasil, boa sorte em sua caminhada meu rei!!!

Unknown disse...

Muitas aventuras em meu amigo... Como conhecemos pouco o nosso Brasil, tantos querem as "oropa" sem saber q no nosso quintal existe uma infinidade de belezas...Continue a desbravar esse nosso Brasil, desvende e mostre a muitos as suas belezas. Um abraço de seu amigo!!!

Anônimo disse...

Edd...
Curiosidade só se mata com a descoberta, e vc me ajudou a descobri o Sergipe!!!
Bjo Figura
Ricardo

Anônimo disse...

Silvana Estrela comenta...
Triste realidade de nosso país.
Essas são as abençoadas de Deus.
Infelizes aqueles que tem o poder de fazer mudanças e não as faz.
bjs.