sexta-feira, junho 29, 2007

AGRADEÇO DE CORAÇÃO...

Meus sinceros agradecimentos a todos e todas que manifestaram seu apoio e colaboração, seja efetuando depósitos e ou mensagens de carinho e afeto...valeu mesmo. Ter amigos é o maior tesouro da vida...embarco hoje (29/06) as 15hs de Belém (saindo do porto de Mandurucus) a Macapá (chegando ao porto Fortaleza no domingo de manhã), serão 36hs de barco, podendo variar de acordo com as condições da água...Amig@s...graças a vocês estou podendo dar sequencia ao Girobrasil (que Deus ilumine a tod@s). Bom, assim que chegar em Macapá e me estabelecer trago novidades...luz e paz.

terça-feira, junho 26, 2007

PRECISO DE AJUDA....

Depois de percorrer 29mil km, passar por 21 Estados, 54 municípios e ter falado com mais de 4 mil pessoas (seja através de oficinas, palestras ou esquetes teatrais) chego a Belém-PA - região amazônica onde começam as maiores dificuldades, falta de grana (e os trampos que rolam rendem muito pouco mesmo e muitas das atividades que desenvolvo no percurso é voltada a comunidade carente, é de graça), daqui seguirei a Macapá-AP (36hs de barco) e a maior parte dos locais aqui só chega de barco mesmo, o que encarece a viagem.

Minha maior preocupação é não ter uma reserva nem para as necessidades básicas e para possíveis imprevistos (que prefiro nem pensar, rs)...mas fiquem tranqüilos, tenho comido, bebido e dormido ( nosso povo é solidário), sei que isso poderia acontecer e que os riscos seriam inevitáveis...mas o que é viver se não correr riscos, né, rs.

Meus equipamentos deram problemas, apenas fotografias (de dia e com boa luz, rs), talvez aqui realmente estejam os grandes desafios do Girobrasil (até porque os que passaram já foram superados, rs)...eu preciso de ajuda (tenho sido bem recebido, feito boas amizades, mas muitas vezes me sinto só entre a multidão), faz falta pessoas que sejam a minha referência - que basta um olhar, um sorriso e a gente se entende - as vezes me canso de repetir sempre as mesmas coisas e procedimentos (chegar e sair, se familiarizar e sempre estar na "superficialidade", embora entrando de cabeça nesse projeto) realmente o Girobrasil tem me sido uma grande escola e superação...nem dá pra dimensionar (desafiante, muito enriquecedor e provocador).

Não entendam esse escrito como fraqueza, desistência ou algo negativo, apenas como um desabafo entre amigos e como uma necessidade de extravasar algumas angustias e preocupações...creio na conclusão de tudo tranqüilamente...e com bons resultados.

Se você puder colaborar, depositar qualquer quantia, eu agradeço (de preferência dep. Identificado)
Banco do Brasil – Ag: 1873-2
Conta Corrente: 16435-6
Eduardo Pereira Romero

Agradeço a generosidade e apoio.

segunda-feira, junho 25, 2007

BELÉM...BELÉM...


Era sábado de madrugada, quatro e meia marcava o relógio - em meu roteiro um trecho de 805km pela frente - destino: de São Luis -MA à Belém - PA ... aqui conto com o apoio do amigo Gilson (ele faz parte do Coletivo Jovem); foram onze horas pilotando a Vermelhinha (grande guerreira e parceira); chego a região Amazônica depois de rodar mais de 29 mil KM (estou quase concluindo o Girobrasil, rs).
No domingo (24/06) foi dia de São João...e de uma festa muito esperada em Belém : O Arrastão do Boi Pavulagem, é impressionante como junta gente e animação...começou como uma brincadeira de amigos que se reuniam para batucar...hoje faz parte do calendário festivo cultural da cidade. Me parece que cheguei em boa hora...

quinta-feira, junho 21, 2007

DESFIZ-ME DAS BOTAS...

Elas me acompanharam, foram úteis e necessárias...mas como para tudo há um limite, o delas chegou... Foram danificadas e pouco a pouco surgiu o momento de deixá-las. Com elas as amarras da vida, os pré-conceitos, as opiniões antecipadas - e muitos pontos de vista. Assim como as botas - que me parecia ser impossível não tê-las e não usá-las , e agora percebo que foram úteis, mas não servem mais - creio que seja a vida.
Nascemos e crescemos nos tornando depósitos de opiniões, de certos e errados, de conceitos e muitas outras coisas que quase nunca são nossas; vamos sendo moldados na certeza de que nossos valores são eternos e nossa posição sempre é a melhor.
Se desfazer de algo é difícil, deixar para trás - arrancar do nosso interior aquilo que carregamos como certo - e saber que mesmo que tenha sido útil, necessário, pode não servir mais e já não é indispensável- é provocante. Talvez se desfazer das "botas" seja o primeiro passo...
P.S estou neste sábado (23/06) pegando estrada de São Luis-MA para Belém-PA.

segunda-feira, junho 18, 2007

BOI-BUMBÁ...

Um casal de escravos: mãe Catirina e pai Francisco; ela grávida desejou comer a língua do boi - o preferido do Senhor - o esposo foi a busca e cortou a língua do tal. O Senhor, dando falta do animal, mandou os vaqueiros á procura...encontraram-o morto. Desesperado ele mandou chamar os índios para a pajelância, no intuito de resuscitá-lo. Na manifestação muitas cores, interação com o público, toadas, e muita religiosidade. A festas ocorrem no mês de junho, e é dedicada aos Santos desse período. Existem várias maneiras (aqui chamadas de sotaques) dessa manifestação: boi de matacra, boi de orquesta, boi de zabumba - conforme as vestimentas e instrumentos utilizados...e São Luis é o palco de todos os bois...

sexta-feira, junho 15, 2007

SÃO LUIS...MARANHÃO

A cidade era inicialmente uma aldeia tupinambá que foi conquistada pelos franceses em 1612, o nome foi em homenagem a Luis XIII, rei-menino da França. Os franceses se aliaram aos nativos na resistência aos portugueses e, 3 anos depois, em novembro de 1965, foram expulsos. Por isso as construções remetem ao período colonial português ... A cidade foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1997. Na cultura local há manifestações muito fortes como o bumba-meu-boi, festa de tradição afro-indígena que aflora na cidade nas festas do mês de junho...e é conhecida como a Capital do reggae.

quarta-feira, junho 13, 2007

DEPOIS DA TEMPESTADE...


Dizem que depois de toda tempestade sempre vem a bonança...o dia de hoje (13/06) pode ser um retrato desse ditado...sai de Parnaíba-PI as 4hs e 30min com destino a Barreirinhas-MA (as informações que levantei me diziam que o trecho era de 120km...), depois de enfrentar trilhas, estradas ruins, calor demasiado e péssimas condições de tráfego...a distânica real foi de 210km...pra se ter uma idéia das dificuldades levei 08hs pra fazer o percurso (normalmente eu faria em 3hs), levei tombos, passei por lagoas (até a vermelhinha teve problemas - foto, parece que até os urubus provocavam, rs). Bom, depois de todo esse transtorno e canseira...cheguei a Barreirinhas, região dos lençois Maranhenses...lindo...um bom banho na Lagoa Azul e energias recuperadas...não dá pra descrever, é preciso ver com os próprios olhos...preciso descansar e reapertar a Vermelhinha, amanhã seguimos a São Luiz...

terça-feira, junho 12, 2007

REGIÃO DE PARNAÍBA ...


Parnaíba...famosa região do Delta (único em mar aberto das Américas)...litoral piauiense. Aqui conto com apoio do Tuchinha e galera...aproveito e agradeço em especial a Sarah e Herlanno (famoso neguinho). Demos umas voltas na cidade e pude conferir as belezas naturais...vale a pena conhecer. Na foto a praia Pedra do Sal e Morro Branco...devo seguir em breve ao Maranhão. Abraços.

sábado, junho 09, 2007

JOVENS...JOVENS...

Aqui em Teresina andei pelos lugares, universidades e teatros...tenho uma oficina programada para este fim de semana, 09 e 10 de junho no teatro João Paulo II (tomara que dê público, pois há muitos eventos acontecendo paralelamente e ainda teve um feriadão, rs). Uma atividade que me emocionou muito foi o bate-papo com estudantes de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), foi divertido, provocador e interessante. Falamos do Girobrasil, de sonhos, de ser jovem nesse país tão confuso e simples ao mesmo tempo...na sala umas 20 pessoas, futuros profisionais. Nossa maior provocação: sair da zona de conforto (experimente é estimulador...em outro texto abordarei melhor isso). Dá uma olhada no cartaz pregado na sala da conversa, rs. Ficamos mais de duas horas a dialogar e ainda seguimos a uma mesa de bar (rotina de estudante né, rs), foi muito bom. Rimos, refletimos e sonhamos juntos...

segunda-feira, junho 04, 2007

CABEÇA DE CUIA...

Teresina - a capital do Piauí - tem cerca de 720 mil habitantes...nasceu entre os rios Poti e Parnaíba. Entre suas manifestações culturais há uma lenda que se destaca: a do Cabeça de Cuia. Reza esta que no encontro dos rios existia um pescador, chamado Crispim. Certo dia, ele voltou para casa sem ter pescado nenhum peixe. Irritado, ao perceber que nada havia pra comer, matou a mãe com uma ossada de boi; Antes de morrer a velha o amaldiçôou, condenando-o a viver como um monstro da cabeça grande. Desesperado, suicidou-se nas águas do Parnaíba, e só se desencantará quando conseguir devorar sete Marias virgens...

domingo, junho 03, 2007

NO SOLO DO PIAUÍ...

Cheguei ao Piauí, este é o 19º Estado que o Girobrasil percorre, são mais de 27 mil km...muitas histórias e vivências...muitos brasis dentro de um Brasil só... Aqui conto com o apoio do amigo Cloves Costa (nos conhecemos em 2003 na I Conf. Nac. Meio Ambiente), cheguei a pouco e ainda na definição de agenda...prometo em breve novos relatos.

sexta-feira, junho 01, 2007

FAZENDO RASTRO...

Conhecer o Brasil é revelador e apaixonante...cada local novas histórias, paisagens e pessoas...em cada pedaço de estrada nova percepção da vida e do viver...o chegar e o partir. No Ceará fui a serra, ao sertão e ao mar... apliquei questionários junto a alunos da UFC, participei do programa da Rádio Universitária (100,7): "Por uma Cultura de Paz", e da TV Diário : "Tarde Livre". Entrevistei jovens e fiz fotos. Mais do que isso, estive em contato com a história - caso da fazenda de Rachel de Queiroz; fiz amigos...recebi benções e proteções...agora é chegada a hora de fazer rastro. De seguir viagem; próximo destino: Piauí.
P.S - Foto da Galinha Choca (Quixadá-Ce) e de um típico morador do sertão (na estrada).