segunda-feira, julho 01, 2013

Esclarecimentos sobre o mandato:

1) Verba Indenizatória: é um instrumento financeiro amparado por meio de resolução que tem teto de R$ 8.400,00 é um valor mensal, previsto em lei, que todos os vereadores têm para custear as ações do mandato, para realizar suas ações na comunidade. Não se restringe a uso pessoal do vereador, e sim as ações de toda a equipe do mandato. Vale ressaltar que toda documentação com detalhamento da verba indenizatória relativa a todos os 29 vereadores está disponível no site da Câmara Municipal de Campo Grande no link ‘transparência’.

2) Desde que assumi a vereança em 1º de janeiro de 2013, o gabinete Eduardo Romero só fechou aos feriados, sábados e domingos. Porém, atividades de visitas, coleta das necessidades de bairros e entidades, e de arte educação ocorreram independente de ser dia útil ou não como foi recentemente a mobilização junto aos ciclistas que pediram para que a ciclovia da Avenida Afonso Pena não seja retirada por conta de tombamento histórico da via. O evento foi no dia 13 de junho, dia de feriado municipal alusivo ao padroeiro da cidade.

3) Até o dia 1º de julho apresentamos 333 indicações, que são os pedidos e necessidades que os bairros da Capital demandam diretamente ao gabinete ou aos colaboradores que fazem trabalho fora do gabinete. Vale lembrar que o mandato faz uso dos seus nomeados na Câmara Municipal para desenvolver seu trabalho, portanto não existe relação mensal com quem não foi contratado exclusivamente para trabalhar. Nossa equipe vai aos bairros, visita e acompanha as ações.

4) Encaminhamos ao Executivo Municipal, fundações e agências municipais 72 requerimentos. Este é um instrumento que os vereadores podem utilizar para fazer questionamentos oficiais, pedir informações para esclarecimentos sobre contratações, licitações, nomeações, demissões, paralisação de projetos, fechamento de locais públicos, prestação de contas.

5) O gabinete trabalha com uma equipe de arte educação que leva peças teatrais educativas para escolas e associações com os mais variados temas (saúde, educação, mobilidade urbana, segurança no trabalho), e também recolhe indicações nas comunidades. As apresentações podem ser solicitadas gratuitamente ligando para o gabinete (3316-1534). A equipe de arte educação vai à instituição, escola ou empresa solicitante para verificar o espaço físico e mantém conversa com os dirigentes. Depois volta para fazer a apresentação com todo seu material cênico. Nos primeiros seis meses foram 49 apresentações em toda cidade que foram vistas por mais de 7.600 pessoas.

6) Até esta segunda-feira apresentamos 28 projetos individuais e coletivos. Entre eles, o que propõe que a Câmara e o Executivo Municipal dispensem uso de copos descartáveis e adotem canecas reutilizáveis nos gabinetes. Descartáveis apenas para visitantes, uma vez que esta prática é questão de preservação da saúde, pois evita troca de secreção bucal entre os usuários. Crematório municipal, virada cultural, lixeiras no transporte público, sobre pichação, banheiros químicos em feiras livres, eleição para diretores de escolas municipais, entre outros projetos.

7) Embora todo cidadão possa acessar ao site da Câmara Municipal e ter informações sobre os gastos de cada vereador mês a mês, nosso mandato faz questão de publicar e, inclusive, incentiva para que a população verifique cada vereador, independente de sua escolha quando votou no ano passado. Isso é democracia, transparência. Coloco-me a disposição.



---

Nenhum comentário: