sexta-feira, junho 28, 2013

CCZ é questionado sobre procedimentos adotados em relação aos animais com leishmaniose




O Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande (CCZ) foi notificado via requerimento a prestar informações sobre os procedimentos adotados no trato de cães e gatos em Campo Grande. O objetivo é saber sobre de que forma a população está recebendo atendimento quando procura o órgão com casos suspeitos de leishmaniose.

Moradores de Campo Grande procuraram o gabinete do vereador Eduardo Romero (PT do B) reclamando que tem em casa cães com suspeita de leishmaniose e quando procuraram o CCZ para recolher o animal ou obterem  informações sobre possíveis tratamentos as respostas são desencontradas. O serviço de coleta, popularmente conhecido como carrocinha, conforme morador do bairro Mata do Jacinto, não está à disposição.

‘Uma das preocupações que motivaram o requerimento e sobre o tipo de atendimento que são feitos quando um animal é diagnosticado com leishmaniose. Entre os questionamentos que por força de Lei devem ser respondidos em até 15 dias úteis, está o pedido de informações sobre métodos de sacrifício e se estas execuções são por injeção, se tem anestesia, por câmara de gás ou outro método. Onde é local para descarte dos animais depois da eutanásia também é questionado pelo vereador.

Uma das bandeiras do nosso mandato é o bem estar animal. Por isso, enviamos este requerimento para saber dos procedimentos adotados em relação ao atendimento ao proprietário e ao animal', explica.
O requerimento ainda questiona, entre outros pontos, sobre quantos cães e gatos, em média, são recolhidos nas ruas diariamente. Quantos animais são diagnosticados com leishmaniose, em média, e que procedimento é adotado pelo CCZ. Existe ala de quarentena para isolar os animais que chegam doentes daqueles já aptos para adoção. Quais vacinas são aplicadas nos animais depois de recolhidos ao CCZ.

No requerimento o vereador Eduardo Romero também pede informações se está sendo aplicado o método de castração e quais são os critérios adotados. Além disso, pede informações sobre número de castrações.

........

Nenhum comentário: