terça-feira, junho 04, 2013

Projeto propõe banir uso de 50 mil copos descartáveis na Câmara Municipal

Canecas adotadas no gabinete do vereador Eduardo Romero


A Câmara Municipal de Campo Grande pode se tornar exemplo de preservação ambiental, caso seja aprovado um Projeto de Resolução que propõe extinguir o uso de copos descartáveis, tanto para água quanto para café e chá. A idéia é que funcionários do Legislativo Municipal tenham uma caneca reutilizável individual para uso diário. A iniciativa é do vereador Eduardo Romero (PT do B), que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente.

A proposta é que os copos descartáveis fiquem disponíveis apenas para visitantes, com compromisso de dar destino adequado dos mesmos. As despesas para compra das canecas para os funcionários serão por conta da Câmara Municipal, por meio de repasse do duodécimo. Já os vereadores que aderirem a proposta comprarão com recursos particulares suas canecas.

De acordo com o vereador Eduardo Romero o projeto visa a conscientização e sensibilização dos funcionários da Câmara Municipal sobre a relevância de aplicar métodos é a redução do úmero de copos plásticos descartáveis. ‘Em nosso gabinete todos os colaboradores e eu fazemos uso de canecas reutilizáveis desde o inicio do mandato. Inclusive, alguns funcionários da Casa já adotaram nossa atitude’, revela.

O parlamentar ressalta que se projeto for aprovado na Casa de Leis será um passo importante para a redução de lixo resultante do consumo de atividades coletivas. ‘O plástico usado para a produção de copos descartáveis – que são produzidos por meio do petróleo – não é biodegradável e gera impacto financeiro maior que a utilização das canecas’, diz o vereador.

Segundo dados fornecidos pela Câmara Municipal, o consumo de copos descartáveis é de, em média, 10 caixas contendo cada 2.500 copos de 180 ml e 6 caixas contendo 5 mil copos de 50 ml. O preço unitário aproximado das caixas é de R$ 67 e R$ 59, respectivamente, totalizando 55 mil copos descartáveis por mês.

‘O projeto visa inserir valores socioambientais, possibilitando mudanças de comportamentos dos servidores e também vereadores, permitindo que a Câmara Municipal de Campo Grande torne referência em boas práticas ambientais a partir  do consciente e de gestão de resíduos no prédio público’, ressalta Eduardo Romero.

O vereador também apresenta projeto de mesma natureza para que o Executivo Municipal implante a mesma metodologia no Paço Municipal e em todas as secretarias e fundações.

---

Nenhum comentário: