terça-feira, outubro 10, 2006

DE SAMPA AO RIO

Nossaaaa......que semana hein! Fiquei em Sampa três dias, hospedei-me na casa de meus tios e contei com grandes amigos (o Ricardo da Viramundo foi um paizão mesmo), me apresentei numa escola da pesada (periferia mesmo e o trabalho foi excelente, me emocionei muito). Bom, relatarei brevemente a experiência entre SP e RJ, pois estou no Simpósio Ciência e Arte (Fiocruz) e tô usando o computador de expediente, tô isolado no Rio, rs, literalmente.
EM SAMPA...
Chegar em São Paulo eu resumeria em pensamento a cem por hora, isso mesmo. È preciso a cem por hora no trânsito cuidar da própria vida, ler as placas e ter sorte, ufa. Se perder nas ruas é no mínimo uma condição...me perdi pacas. Bom, depois de horas cheguei na casa de meus tios no parque São Rafhael, zona leste, periferia. Lá descansei e na manhã seguinte fui a uma escola vizinha pedir autorização pra fazer o GIROBRASIL.
No inicio alguns problemas de agenda, mas logo a coordenadora encampou a idéia e rolou a atividade. Uns 40 jovens participaram. Ao final da apresentação os depoimentos para o video, me surpreendi muito. Histórias como a do Renato, 18 anos, que disse dos problemas que teve com as drogas, o preconceito e os desafios e caminhos que enfrenta para ser o Renato que sonha. Fiquei emocionado e fragilizado também, pois a adrenalina do medo e da preocupação, do desafios e do mistério, do não saber o que pode acontecer ali (pois sou um estranho no ninho) é algo inexplicável.
Também em São Paulo pude rever amigos, assistir peças teatrais de graça e gravar uma entrevista com o Ricardo (ele falou dos desafios e conquistas sociais dos homossexuais). E como é bom contar com os amigos, o Ricardo (na área teatral já fizemos algo) me ajudou muito, levantou contatos na minha rota e assim conseguiu lugares pra me hospedar (como o casal Elton e Rosana no RJ).
NA CIDADE MARAVILHOSA...
No Rio foi bem recebido por Elton e Rosana (casal jovem e atores que estão tentando a vida no Rio). O Simpósio Ciência e Arte na Fiocruz (inscrevi um artigo do Caras de Pau) está sendo muito bom, mas ainda não tive tempo de excutar o GIROBRASIL, apenas levantando uns contatos. Tenho muito a escrever sobre a sensação de estar no RIO (não é nada fácil, mas é um grande aprendizado) porém, como estou usando um PC de trabalho da galera, não disponho de tempo agora, pena (mas em breve escrevo algo). Uma coisa digo abertamente: não é fácil lidar com as mazelas da humanidade, ir do simples ao complexo com tanta verocidade...a cada minuto repenso o valor da vida e a condição de ser humano.
Fiquem todos bem e até breve com novo texto...

3 comentários:

Bia Zandonadi disse...

Duuu, você precisa habilitar nas configurações do seu blog, para qualquer pessoa poder deixar recado. A galera aqui está doida para escrever, Eli, Nath, todos mandam beijos, mas eles não tem senha do blogger. É bem simples, se precisar de ajuda manda um e-mail que eu habilito para você.

Ahh, e vê se responde meus recados!!!!!!!!!!!!!

Eduardo Romero disse...

oi Bia, obrigado pela dica, rs. vou tentar fazer isso sim, se eu não conseguir te mando um e-mail sim, ok. Obrigadão por estar sempre lendo e me escrevendo, beijão e fique bem...

Anônimo disse...

Oi Eduardo, te enviei um e-mail para saber como está e como foi a viagem do Rio para Minas, por favor nos envie um e-mail pois, seu celular não está funcionando, gostariamos de saber se está comendo muito queijo aí rsrs.
Abraços Elton e Rosana.
Boa Sorte.