Histórias e vivências do jornalista, ambientalista, professor, ator e vereador eleito Eduardo Romero.
quarta-feira, dezembro 16, 2009
FAÇA A SUA PARTE...
Esta Campanha tá circulando pela net, uma resposta ao ato desrespeitoso e descomprometido do Governador e da Assembléia Legislativa do MS com o Pantanal, autorizando o plantio de cana e instalação de usinas de álcool na região pantaneira.
terça-feira, dezembro 15, 2009
ÚLTIMO SARAU DOS AMIGOS DE 2009 ACONTECE NESTA QUINTA
O Sarau dos Amigos antecipa o último encontro de 2009 e acontece nesta quinta-feira, 17/12, das 19h às 22h no bairro Universitário, região sul de Campo Grande. Em sua vigésima quarta edição, o Sarau se despede de 2009 preparando o aniversário de dois anos que acontece em janeiro.
A partir desta edição o evento é posto de arrecadação de livros para a campanha “Doe livros CG”, feita através do site de relacionamentos Twitter. O projeto destaca que não recebe livros didáticos.
Nas paredes da varanda o público confere as obras do artista plástico Apres Gomes. No palco a banda Cruz Brothers, formada por irmãos e amigos da vila Colibri e Alves Pereira, retornam ao encontro com a sonoridade do Blues. Enivan Silva, morador das Moreninhas, traz sua viola e canta o melhor da música sertaneja e de raiz.
Algumas atrações vão atravessar a cidade para mostrar seu talento no Universitário. A dupla Flávio e Guilherme e o grupo de dança de axé “Show de Quebrança” vem da região do Choopasul, na saída para Rochedo.
Artistas já reconhecidos também, como o cantor e compositor Jerry Espíndola, também visitam o encontro cultural. Ele vem para mostrar um pouco de sua carreira que já tem 5 CDs gravados, fora as coletâneas.
Juliana Furtado e Daniel Sil vão contagiar com a dança do forró universitário, representando a Associação Sul-mato-grossense de Dança de Salão – ASDANÇAS.
Um grupo de acadêmicos da UFMS apresenta uma leitura dramatizada da peça “Navalha na carne”, do dramaturgo Plínio Marcos. Atores do Núcleo Teatral Sarau dos Amigos encenam histórias divertidas e deixam sua mensagem de Natal e ano novo com muita criatividade.
O profissional de Rádio e TV Cid Nogueira mostra dois vídeos premiados no Festival Universitário do Audiovisual (FUA), “El Tiempo” e “Asa Branca”, do músico Zé Pretim. Eles estão disponíveis no site http://www.youtube.com/user/CIDNOGUEIRA .
Acontece ainda o lançamento do livro “Rodeio a Céu Aberto”, do escritor corumbaense Augusto Cezar Proença. A obra é dirigida aos apreciadores da literatura história e regional e também uma fonte de estudo e pesquisa sobre o Pantanal.
Serviço: O Endereço é rua Elvira Matos de Oliveira, 927, atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues. A entrada é um quilo de alimento, destinados as obras sociais dos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia. Informações pelos telefones 9619-6703 ou 9215-3082.
DOE LIVROS CG
O Sarau dos Amigos torna-se posto de arrecadação da campanha “Doe Livros CG”, uma iniciativa feita através do site de relacionamentos www.twitter.com . A rede de amigos está se organizando para a doação de livros que serão distribuídos em entidades como orfanatos, cadeias, asilos e outras de nossa cidade. Livros didáticos não são aceitos na campanha. As pessoas também podem disponibilizar seus endereços comerciais e se tornar um posto de arrecadação da campanha, basta entrar em contato pelo e-mail: val@midiams.org.br . Ou contactar os endereços www.twitter.com/valreiss , www.twitter.com.br/msolangems ou www.twitter.com/cassio_jose .
“Será um grande presente de natal que se estenderá por todo o ano, levando cultura onde as pessoas têm menos acesso”, diz o texto do blog www.natalculturalms.wordpress.com . Lá o internauta encontra os postos de arrecadação, como acontece no Sarau dos Amigos.
JERRY ESPÍNDOLA
Jerry Espíndola, cantor e compositor sul-mato-grossense, é o caçula de uma família que se tornou referência da música produzida na região centro-oeste. Com 5 CDs gravados, fora coletâneas. Incontroláveis (1989), banda paulistana que Jerry atuou como vocalista pro 7 anos, Pop Pantanal em 2.000, seu 1º CD solo,
Em 2002 gravou com o trio Croa o álbum polca-rock, que é marco do gênero e acabou dando a Jerry um retorno de mídia e crítica que levou sua música a ser conhecida fora de suas fronteiras e a participar de projetos importantes como “Rumos Musicais” do Itaú Cultural em 2001, “Viola Turbinada” que se realizou nos Centro Culturais do Banco do Brasil em 2004. Em 2007, lança seu 2º CD solo, Vértice. Em 2009, lança seu 2º CD com o trio Croa selecionado e patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural no CCBB Itinerante. Jerry tem mais de 40 músicas gravadas por artistas sul-mato-grossenses e também fez a produção artística de artistas como Simona, Márcio De Camillo e Lígia Mourão.
segunda-feira, dezembro 14, 2009
O ENCONTRO...
UMA SAÍDA, UM TOQUE, UM OLHAR. DURMI NA CASA...AGENDA COMUM E SEM ESPERAR: ROLOU UM CLIMA, E VIROU AÇÃO. ENTREGA. CARINHO E AFETIVIDADE.
TUDO MUITO NOVO E POUCO PROVÁVEL DOURADORO; MAS INTENSO E COMO SE JÁ ROLASSE HÁ ANOS. O BOM É QUE TEM SIDO BOM. CUMPLICIDADE.
quarta-feira, dezembro 02, 2009
O MAIOR EQUÍVOCO DOS POLÍTICOS DE MATO GROSSO DO SUL.
Para enterdermos nosso Mato Grosso do Sul, precisamos saber que estamos entre duas Bacias Hidrográficas, a do Paraná (região de nosso planalto, águas corrente, mais da metade do Estado, e que por uso da agricultura descontrolada, temos as maiores áreas degradadas) e de outro lado a BACIA ALTO PARAGUAI (BAP, onde está o Pantanal, nossa planície, águas calmas, local ainda "preservado", dado a cultura e relação do homem pantaneiro e das dinâmicas hidricas). O que não fica claro é porque entra Governo, sai Governo, e a vontade de plantar cana e instalar usinas no Pantanal volta a tona. Temos mais da metade do Estado apto a isso, embora vale ressaltar que qualquer monocultura pode ser ameaça. Esta briga se dá desde os anos 80. Por essa causa já perdemos gente.
Estranhamento maior se dá nesse momento, além das razões ainda obscuras a cerca do tema, há pouco houve a vergonhosa ação discriminatória e indesejável do Governador em exercício contra o Ministro do Meio Ambiente, não me reportarei ao caso, pois é de conhecimento público. E face ao fato, o Governador, temendo manifestações contrárias dos Movimentos Sociais e Ambientais, se fez de bonzinho, de democrático e chamou os Movimentos para "dialogar". Em país democrático, a arte do diálogo permeia a sociedade, assim fomos, assim ouvimos, assim falamos. E tivemos duas reuniões. O combinado era uma revisão do ZEE, uma consulta mais detalhada e ai sim, encaminhamento para a Assembléia, ou seja, o Governador assumiu o compromisso de retirar a urgência de votação e se comprometeu a encaminhar apenas depois de esgotar o diálogo.
Não só descumpriu o que havia dito em reunião com os movimentos, como em parceria com a Assémbléia, que pretende votos fáceis no discurso do "progresso a qualquer custo", comete o maior absurdo possível. Comprometer o Pantanal, seja pela razão que for, é ir além de todos os limites. O que eles não entederam é que Pantanal é Patrimônio da Humanidade. Que o Mato Grosso do Sul pode, e tem muito potencial, para ser o Estado mais produtivo, desenvolvido e sustentável do Brasil, mas para isso precisa ter responsabilidade e comprometimento de verdade. O mundo precisa, e saberá, que o álcool produzido no MS é "sujo", compromete a maior Planície Alagável do mundo. O Pantanal não é só cartão postal, é Patrimônio de todos.
Eduardo Romero
ator, ambientalista e jornalista
domingo, novembro 29, 2009
FILME: O Auto da Camisinha – ENTRADA FRANCA
"O Auto da Camisinha" é uma adaptação do roteiro de José Mapurunga que propõe resgatar as diversas manifestações culturais e a força que o imaginário popular tem sobre o cotidiano das pessoas, além de levar, sem didatismo, a temática da prevenção das DSTs, o uso de preservativos e sexo seguro.
No dia 1 de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o filme terá estréia no Brasil e em Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor Leste. Direção de Clébio Viriato Ribeiro, com Chico Anysio, Gero Camilo, Carri Costa, Nadia Aguiar, Brasilino Freitas e grande elenco cearense.
Mais informações do filme acessar o site: www.oautodacamisinha.com
EM CAMPO GRANDE - MS - ÚNICA EXIBIÇÃO NO CINECULTURA - 1º DE DEZEMBRO - ÀS 19:30H ENTRADA FRANCA
segunda-feira, novembro 23, 2009
Sarau dos Amigos
Prestes a completar dois anos de existência em janeiro de 2010, o Sarau dos Amigos continua surpreendendo os moradores da região do bairro Universitário e diversas pessoas que toda última quinta feira do mês se direcionam ao encontro cultural na região sul de Campo Grande. No próximo dia 26 de novembro, das 19h às 22h, acontece mais uma edição na rua Elvira Matos de Oliveira, 927, na residência do ator e jornalista Eduardo Romero, atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues. A entrada é um quilo de alimento, destinados para as obras sociais dos Vicentinos da igreja Santa Rita de Cássia.
Programação
Os professores e artistas plásticos Darwin Longo e Lelo, ex-moradores do bairro Universitário, voltam à comunidade para expor sua arte e conhecimento. Os dois irmãos são nomes importantes na Educação e da Arte de Campo Grande. Darwin realiza um bate papo no início do sarau, falando sobre a socialização da arte com o tema “O artista no seu tempo”. Lelo expõe obras de seu acervo que retratam a natureza sul-mato-grossense através das técnicas de acrílico sob tela.
O Pontão de Cultura Guaicuru traz ao Sarau dos Amigos os atores do grupo Mukando Kandongo, que fazem uma leitura dramatizada sob a orientação da atriz e diretora Aline Duenha. Eles são do grupo nascido de um curso promovido no Ponto de Cultura da comunidade quilombola São João Batista, localizada na vila Santa Branca, vizinha ao bairro Universitário.
Jorge de Barros traz poesia e artesanato ao Sarau. Ele se apresentará ao lado do flautista Celso Cordeiro com poemas de Manoel de Barros. Jorge também expõe seus fantoches em espuma e diversas esculturas com resíduos lenhosos.
A varanda recebe novamente duas atrações de dança. O público vai se surpreender assistindo um homem na dança do ventre, o bailarino Brunno Guimarães. Depois confere a coreografia “Evolução”, com Marcos Gautto e direção de Marcelo Leite. “A esquete é uma demonstração das músicas e coreografias que fizeram sucesso no Brasil da década de 80 até os dias atuais”, relata o diretor da Associação Cultural Fulano di Tal.
Dois lançamentos de livros interagem na programação. “Relíquias”, do escritor Edno Machado, editado em 2009 pela Casa de Cultura Edno Machado; e “Cavalgada no coração do Pantanal”, dos jornalistas Silvia Santana e Wanderley Vieira, lançado recentemente pela UCDB.
Uma organização não governamental estará presente no evento divulgando uma campanha de sacolas retornáveis. Entre os músicos já confirmados destacam-se a dupla sertaneja Paulo e Mateus, o pop e samba de Anderson Black, a MPB e pop de Elânio, Kely Zerial e Silvano. O Sarau dos Amigos sempre abre espaço para artistas fora da programação oficial através das palhinhas musicais e espaço para outras manifestações no momento do encontro.
Artes plásticas - Lelo
Lelo, Élios Longo de Oliveira, é artista plástico e nasceu em 12 de julho de 1949, em Álvares Florence - SP. Da Professora Ana Niger, no Ensino Fundamental, ganhou sua primeira caixa com 36 lápis de cor. Aos 13 anos, pintou seu primeiro quadro a ó1eo. Em 1979, mudou-se para Campo Grande - MS, onde vive e pinta temas ligados ao Pantanal, a cidade e ao povo simples do interior. Possui mais de 2.000 obras em óleo e acrílico sobre tela que pertencem a colecionadores, particulares e acervos públicos no Brasil e no exterior. Lelo é ganhador de diversos prêmios. É graduado em Matemática e Biologia e lecionou 34 anos na rede pública de ensino. É o artista plástico que mais documentou a história do Estado de Mato Grosso do Sul nas artes plásticas.
Livro Relíquias
“Relíquias”, esse é o título do nono livro de autoria do escritor Edno Machado, editado em 2009 pela Casa de Cultura Edno Machado. A obra de 290 páginas trás Crônicas do cotidiano, todas inseridas dentro do contexto histórico e geográfico sul-mato-grossense. O autor é formado em Engenharia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Exerceu o cargo de Técnico de Finanças e Controle do Tesouro Nacional e Diretor-Geral da Secretaria de Saúde do estado. Nessa época, começou a publicar suas crônicas em jornais e revistas.
Livro Cavalgada no coração do Pantanal
“Imagine 187 saudosos cavaleiros que descobrem o sentido da vida na simplicidade das coisas”, sugere o livro editado pela UCDB em 2009. Os jornalistas Silvia Santana e Wanderley Vieira narram diversos enredos observados nas cavalgadas do Pantanal. É um resgate de uma saga de mais de 200 anos de um lugar que ainda continua resistindo ao progresso e as evoluções tecnológicas.
Um homem na dança do ventre
O bailarino de dança do ventre e street dance Brunno Guimarães iniciou sua carreira em janeiro de 2007, tendo aulas no Estúdio Dourado de Dança com a professora Carla Zamarian. Em Maio de 2008 passou a ter aulas com a Lisa Lima. Também teve aulas com a bailarina Zafyra Maia, fez WorkShop com Lulu Sabongi, que é um dos maiores nomes da dança do ventre.
segunda-feira, novembro 09, 2009
A VARIÁVEL INSUSTENTABILIDADE DO SER...
Emoções instantâneas, repentinas, já existentes ou adquiridas...
no baú da vida, na soma dos momentos.
Buscamos a existência, provocamos mudanças, nos tornamos variavelmente insustentáveis no campo das emoções.
Pode levar um tempo maior, ou apenas miléssimos de fração de segundos, mas muda, altera e se refaz...
Se congrega na insustentável leveza do ser.
P.S escrevi esse texto em: 08/03/2008. FORTALEZA – CE, Eduardo Romero
segunda-feira, outubro 26, 2009
22° Sarau dos amigos - nesta quinta 29/10/2009
Muito teatro e poesia têm destaque na programação do vigésimo segundo Sarau dos Amigos. O ator Guilherme Junqueira vai falar sobre o cotidiano e o comportamento das crianças, é a sua estréia no estilo da comédia “Stand up”. O Grupo Teatro Fulano Di Tal mostra cenas do espetáculo “Faz-me rir”. Jair Damasceno apresenta uma leitura do poema “Minha Pátria Campo Grande” de Maria da Glória Sá Rosa. O Núcleo Teatral Sarau dos Amigos traz o ator Juninho Patrício e sua comédia Stand up “O julgamento do Capeta”.
Na área de artesanatos estão confirmados os cachecóis da artesã Magda, além de esculturas de chocolate. As mandalas de Rosie de Oliveira ganham espaço na varanda do encontro, juntamente com a obra de Hugo Salum que encontrou na literatura e na arte da fotografar uma grande e nova paixão.
O jornalista Rodrigo Teixeira lança na comunidade do Bairro Universitário a Matula TV, disponível para acesso no site http://www.youtube.com/matulateve .
Outro destaque são os trechos do Espetáculo: “M.P.B - Muitas Paixões Brasileiras”, com coreografia e direção de Chico Neller e atuação dos bailarinos: Anayara Martins, Ariadne Veron, Fanny Cacilie, Laiane, Tanara maciel, Anderson, Everton, Hallison, Paulo Henrique e Paulo Paim.
O palco recebe a MPB e Black Music de Marcelo Dias, que faz um pré-lançamento do CD “Herdeiro”, produzido com apoio do FIC-MS. O pagode e samba do grupo “Moleque Sensação”, o Punk Rock da banda Puro Osso e a MPB da dupla Alfacelga, com Bira na percussão e Vítor na voz e violão. O encontro abre espaço para canjas musicais e outras manifestações artísticas sem agenda prévia.
Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês na casa do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário, zona sul de Campo Grande. A entrada é um quilo de alimento não perecível, destinados às obras sociais dos Vicentinos. Informações pelos telefones (67) 9936-3909 ou 9239-4014.
Poesia em imagens e palavras
Hugo Salum é nascido na cidade de Amambai, Mato Grosso do Sul. Formado em Marketing, com MBA em Gestão Empresarial, lançou dia 25.09 em Campo Grande, sua primeira obra como escritor, “Grandes Ilusões Pequenas Verdades”. No livro, Salum resolveu expressar sentimentos, vontades, experiências, ansiedades, esperanças, sonhos e decepções.
A curiosidade pela fotografia sempre foi aguçada na vida de Hugo Salum e os primeiros poemas vieram a tona em 2006. De lá pra cá, as palavras foram fluindo, a cada dia com mais intensidade, e do acervo de fotos e poemas guardados a sete chaves, saiu esta belíssima obra composta por 150 poemas. Um livro diversificado que retrata segredos do pensamento de um ser humano.
Matula TV
A “Matula TV!” é uma produtora de conteúdo para a Internet e aparelhos móveis. A idéia é mapear, registrar e debater a cultura de Mato Grosso do Sul, além de ficar de olho no que rola pelos quatro cantos do Brasil e com os vizinhos sul-americanos. O endereço na internet é http://www.youtube.com/matulateve .
quarta-feira, outubro 14, 2009
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA EM MS
Estou como facilitador desse processo, e té o final de outubro serão percorridos cerca de 5.100km em solo sulmatogrossense, “os municípios estão colhendo subsídios para a criação do plano municipal de cultura e se integrando ao sistema nacional, o processo participativo é uma ferramenta de construção coletiva", defendo. O Brasil precisa reconhecer e respeitar suas diversidades culturais.
Fique atento no seu município e participe.
quinta-feira, outubro 08, 2009
CONFERENCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA
segunda-feira, setembro 21, 2009
Sarau dos Amigos - nesta quinta dia 24...venha.
Em comemoração ao dia da árvore, a família de jardineiros e paisagistas do Recanto das Mudas vai distribuir várias espécies de Neem. A árvore de origem indiana é uma fonte bio-pesticida e medicinal, também utilizada na arborização urbana.
Nesta edição do Sarau dos Amigos o circo tem espaço com o ator e circense Ulisses Nogueira, da Circo Escola Pantanal, que faz alguns números de pirofagia. A dança do ventre é destacada com o Studio Nidal Abdul. Já o teatro é representado pelas atrizes Kely Zerial e Thathy D. Meo, artistas voluntárias do Núcleo Teatral Sarau dos Amigos, que realizam intervenções cênicas no espaço. O músico e ator Juninho Patrício apresenta um texto de comédia “stand up”.
Na varanda do Sarau acontece a exposição “Minha vida é andar por esse país: Brasil em recordações”, do artista plástico Jean Lima (Mão). O trabalho é resultado de viagens e militância no movimento estudantil.
Estão confirmadas apresentações da banda Aslima (Rock e Pop), João Gustavo e Gabriel (Sertanejo), Lizandra Garcia (Pop e MPB), Moleque Sensação (Samba e Pagode), além do tradicional espaço para as palinhas.
O FORMADS – Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de MS divulga a Campanha Guariroba Vivo, que visa preservar o principal abastecedor de água potável de Campo Grande.
Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês, das 19h às 22h, no bairro Universitário, em Campo Grande. A entrada é um quilo de alimento não perecível. O endereço é rua Elvira Matos de Oliveira, 927 (atrás da Escola José Barbosa Rodrigues, na casa do ator e jornalista Eduardo Romero). Informações pelos telefones 9619-6703 ou 9936-3909.
sexta-feira, agosto 28, 2009
CRIANÇAS DAS ÁGUAS...realidade do Pantanal
assita pelos links:
TV- local (TV Morena - Mato Grosso do Sul)
http://rmtonline.globo.com/addons/video_player.asp?em=3&v=13794
TV- Nacional (rede Globo)
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1283570-10406,00-NO+PANTANAL+O+APRENDIZADO+E+DIFERENTE.html
ajude-nos a divulgar. abraços e muita luz e paz sempre.
terça-feira, agosto 25, 2009
Orquídeas, telas e música gaúcha são destaques no Sarau dos Amigos de Agosto
Diversas orquídeas vão colorir a vigéssima edição do Sarau dos Amigos, que acontece nesta quinta-feira, 27 de agosto, das 19h às 22h. A exposição de flores é uma iniciativa da ACOA - Associação Campograndense de Orquidofilia e Ambientalismo. Em homenagem ao aniversário de Campo Grande o encontro expõe um acervo da Wenceslau Molduras, com obras de diversos artistas plásticos da cidade. São eles: llton Silva, Cecílio Vera, Isac Saraiva, Beto Lima, Kátia D’ângelo, Adilson Sheiffer e Apres Gomes.
Já o Morenismo, movimento pela valorização da Cultura local, distribui ao público um roteiro cultural com várias agendas fixas de encontros artísticos. O endereço do Sarau dos Amigos é rua Elvira Matos de Oliveira , 927, Universitário. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
A Cultura Gaúcha, elemento que faz parte da identidade do Mato Grosso do Sul, ganha destaque nesta edição do Sarau. Primeiro com a presença dos poemas gauchescos declamados por Deocleciano Zenni. Depois com a apresentação musical do grupo Herança Nativa, que promete fazer o público do encontro dançar ao som de xotes e vanerões.
Outro destaque são os cientistas Renato Vilela e Vítor, que divulgam a 1ª Mega Oficiência a ser realizada neste sábado. Eles trazem ao Sarau uma apresentação científica ao vivo, com elementos químicos que chamam a atenção do público.
Felipe Todesco apresenta um texto de comédia “Stand up”. As atrizes Thathy D. Meo e Kely Zerial e o ator Cleber Dias também apresentam uma cena teatral sobre o aniversário de Campo Grande. No local ainda acontecem exposições de cachecóis da artesã Magda, cerâmicas de Mauro Yanase e artefatos de lona reciclada com Clayton Ambrósio.
Além do grupo Herança Nativa, já está confirmada a presença do rock nacional da banda Retrocesso, o samba e pagode do grupo Moleque Sensação e o sertanejo da dupla João Gustavo e Gabriel e o grupo mirim composto por Thaís Rodrigues Côrrea, Dario Côrrea Junior e Andreia Rodrigues da Gama. Lembramos músicos, poetas e atores tem espaço para canjas durante o evento.
A artesã Magda é pedagoga e utiliza a arte como terapia, através do crochê. Também produz peças estilizadas como broches e assessórios para cabelo. “Com a chegada do inverno apostei na criação de cachecóis em linhas e lãs de cores diversas e brilhantes, juntamente com a delicadeza das flores, que estão em alta nesta estação”, destaca a artesã.
João Gustavo e Gabriel é uma dupla sertaneja que nasceu em janeiro de 2009, é formada por dois sul-matogrossenses: João Gustavo (João Gustavo Silva Caetano) e Gabriel (Luiz Pedro Gaspareto Neto). Desde pequenos ambos descobriram o talento para a música. Se conheceram em uma festa e estão unidos pelo mesmo objetivo: conquistar um espaço no coração de cada brasileiro.
A Banda Retrocesso surgiu neste ano com a idéia de resgatar o bom e velho Rock nacional. O repertório inclui musicas de bandas como Titãs, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii, Raul Seixas, Legião Urbana, entre outras. “Sempre focando nos anos 80 em breve começaremos a compor”, destaca o guitarrista Rafael, que divide palco com João Ismael (vocal), Bruno (baixo) e Edgar (bateria).
Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês na residência do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Universitário (atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues), em Campo Grande-MS. Informações pelos telefones (67) 9619-6703, 9936-3909 ou 9215-3082. Os alimentos são destinados aos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia.
segunda-feira, agosto 17, 2009
quinta-feira, agosto 13, 2009
Morenismo divulga roteiro cultural em Campo Grande
O antigo relógio de Campo Grande, que um dia foi demolido e retornou a cidade, marca uma ação do Morenismo em comemoração ao aniversario da Capital. Neste sábado, dia 15 de agosto, das 9h às 12h, diversos moradores e artistas da cidade morena se reúnem na esquina de uma das ruas mais antigas do comércio, a Calógeras, com a avenida das árvores centenárias e canteiros largos, a Afonso Pena. O movimento vai distribuir cerca de dez mil panfletos com um roteiro cultural que divulga eventos artísticos locais.
A ação acontece defronte ao busto do fundador da cidade, José Antônio Pereira, ao lado de construções importantes como a Morada dos Baís, um dos primeiros sobrados construídos; e a Casa do Artesão, sede do primeiro banco do município.
O Morenismo surge para divulgar e valorizar o que é a Cultura de Campo Grande, promovendo ações que contribuam para a auto-estima do cidadão local sobre a identidade regional que temos. É um movimento de afirmação, de aproveitamento do que produzimos. Não se trata de criar modelos e nem linhas, mas sim de afirmar: é de Campo Grande sim. Mesmo que tenha sua origem fora da Cidade, é como o povo que aqui se instalou, trouxe suas contribuições e aqui criou características próprias. A Cultura está em constante transformação.
Mais informações no blog www.morenismo.blogspot.com ou pelos telefones 9619-6703, 9936-3909 ou 9215-3082.
segunda-feira, agosto 03, 2009
Viver é mais que estar vivo...
segunda-feira, julho 27, 2009
VENHA PRO SARAU VOCÊ TAMBÉM...
Alguns moradores da região do bairro Universitário ainda perguntam: o que é um Sarau? Passando pela rua Elvira Matos de Oliveira, na casa de número 927, uma faixa anuncia que toda última quinta-feira do mês é dia de Sarau dos Amigos.
O encontro acontece desde janeiro de 2008, quando alguns artistas e comunicadores sociais da comunidade se uniram com a idéia de promover um espaço de apresentações e exposições artísticas no bairro. A população local está descobrindo que sarau é um encontro cultural noturno, com espaço aberto para cantores, poetas, pintores, artesãos, atores, artistas circenses, escritores, fotógrafos, cineastas e muita gente curiosa para ver tudo isso reunido num só lugar.
Mais que um evento cultural, o encontro é uma espécie de ponto de referência para conhecer ou reencontrar amigos, também para o conhecimento de linguagens artísticas nem sempre vistas na região. Crianças, jovens, adultos e idosos compartilham Cultura no mesmo espaço. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
Esta semana está confirmada a exposição do artista plástico Tom Barbosa, que vai interagir com o público pintando ao vivo na varanda do Sarau, que abriga também a exposição da Danilu Artes, formada por artesãos da comunidade, e a participação do ceramista Mauro Yanaze.
Outro destaque da noite é o quadro Janelas da Vida, com os personagens teatrais Felizberto e Vó Cotinha. Eles são vizinhos que conversam pela janela, falam sobre histórias de vida, assuntos do cotidiano e contam piadas, interagindo com o público. A proposta cênica da atriz e diretora Thathy D’Meo e do ator e jornalista Eduardo Romero pode ser vista no vídeo todos os sábados, no programa Agenda 3 que é voltado para a terceira idade.
As participações musicais já confirmadas são do grupo de pagode @trevidos.com, do cantor e compositor Elânio, além das duplas Santiago e Daniel Viola, Alex e Rogério, Paulo Vítor e Adriano,o Blues em Trio e também espaço para canjas de músicos e outros artistas.
Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês, das 19h às 22h. O endereço é rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário (atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues), Campo Grande-MS, na residência do ator e jornalista Eduardo Romero. Informações pelos telefones (67)9619-6703 (67)9936-3909 ou (67) 9215-3082.
quinta-feira, julho 23, 2009
SEMANA DOS AMIGOS...
Aproveito para agradecer a todos e todas que a vida me presentiou com a amizade. Obrigado por existirem e fazerem parte da minha vida.
Desejo luz e paz a tod@s.
sexta-feira, julho 10, 2009
PRÓ-JOVEM...SE INSCREVA.
Os cursos são gratuitos e os jovens participantes receberão todo o material para aulas práticas e teóricas, além de lanche diário e vale transporte. O Ministério do Trabalho e Emprego – M.T.E - pagará a cada jovens uma bolsa auxilio no valor de R$ 100,00 por mês, durante 6 meses.
Os documentos necessários para inscrição são: RG; CPF; Carteira de Trabalho; Título de Eleitor; Comprovante de Residência; Comprovante de Escolaridade; N°. Reservista (caso alistado Serviço Militar). Todos os documentos devem ter cópia acompanhada de original. Os jovens que não possuem Carteira de Trabalho podem fazê-la na Funsat.
Cada curso terá 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social (Inclusão Digital; Valores Humanos, Ética e Cidadania; Educação Ambiental, Higiene Pessoal, Promoção da Qualidade de Vida; Noções de Direitos Trabalhistas, Formação de Cooperativas, Prevenção de Acidentes de Trabalho; Estímulo e Apoio à Elevação da Escolaridade) e as outras 250 horas/aula referentes à qualificação profissional específica de cada curso.
Os cursos oferecidos pelo Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã são:
Área: Administração;
Auxiliar administrativo
Secretariado
Área: Alimentação;
Cozinheiro: massas e saladeiro, salgados e doces para coquetéis
Cozinha Regional
Padeiro e Confeiteiro
Área: Arte e Cultura;
Arte educação para recreação
DJ/ Técnico de Som e Iluminação Cênica
Artesanato (tear, arte em retalho e biojóias)
Área: Automotivo;
Mecânico de motor, cambio e auto elétrica.
Área: Beleza e estética;
Massagem estética e depilação
Manicuro e pedicuro; corte e escova e maquiagem
Área: Comunicação e Marketing Social;
Web Designer
Comunicação Visual
Edição de Vídeo
Animação Digital
Área: Educação;
Cuidadora de criança – babá
Língua de sinais – Tradutor de Libras
Área: Gestão em 3° setor
Agentes de projetos sociais e comunitários
Área: Joalheira
Bio Jóias
Área: Madeira e móveis
Marceneiro – reformador de moveis e auxiliar de desenhista de móveis
Área: Metal mecânica;
Operador de corte , sobra e prensa (estamparia)
Soldador e Serralheiro
Área: Saúde
Auxiliar administrativo em hospitais e clínicas, recepcionista de consultório médico e dentário e atendente de farmácia e laboratório de análise clínica.
Área: Telemática;
Operador de telemarketing
Técnico em manutenção de computadores
Personal Cad
Programador de sistemas de computadores
Área: Turismo e Hospitalidade;
Organizador de eventos
Recepcionista de Hotel
Camareiro
Área: Vestuário.
Costura Industrial
Customização, vitrine e bolsas.
quinta-feira, julho 02, 2009
TV aberta estréia programa específico para o público acima dos 60 anos
Agenda 3: a TV aberta para o idoso traz linguagem simples, direta e à frente das câmeras uma jovem senhora de 64 anos
A televisão de Mato Grosso do Sul inicia uma revolução na grade de programação, com a estréia do Agenda 3: a TV aberta para o idoso, no dia 04 de julho, às 8 horas, na TV Guanandi, afiliada da Bandeirantes no Estado. Esse é um marco na história das televisões abertas, que até então não ofereciam ao público uma programação direcionada à população com mais de 60 anos. As informações sobre as pessoas da melhor idade, até então eram trabalhadas em blocos, ou, no máximo como o tema principal em um dia de programa, o Agenda 3 é totalmente voltado para esse público e tem frente às câmeras a jornalista e professora Bernardete Guiotto, de 64 anos.
Com duração de 30 minutos semanais e blocos que tratam de direito, cidadania, saúde e lazer, o Agenda 3 é informação e entretenimento do começo ao fim. Com linguagem simples e direta, os produtores do programa pretendem contribuir para um envelhecimento saudável e bem resolvido, sem preconceitos e estimulando o exercício do corpo e da mente. Para os que já estão na chamada terceira idade, a proposta é contribuir para um melhor entendimento dessa fase da vida, e, da mesma forma estimular a atividade desse idoso.
“Cuidando dos nossos idosos estamos contribuindo para a solidez das nossas famílias. Todos nós temos, ou tivemos um idoso em casa, pais, avós e em alguns casos tios, mas nem sempre sabemos como lidar, vemos as famílias se preparando para cuidar de crianças e nem sempre vemos esse mesmo cuidado com os idosos. O Agenda 3 tem a terceira idade como foco principal, mas é um programa para toda família, que também amadurece a cada dia”, declara a jornalista Christiane Reis, responsável pela direção-geral, produção e reportagem.
Os números do IBGE ilustram bem esse amadurecimento. Dados do Censo 2000 mostram que 7.3% dos 146.825.475 habitantes têm 60 anos ou mais, Mato Grosso do Sul é o Estado do Centro-Oeste com maior população idosa 5.9% dos 1.789.373 habitantes. “O Agenda 3 também traz à tona uma realidade que muitas vezes é omitida. Esse idoso é extremamente atuante, por mais que a família às vezes pense que não. O mesmo Censo aponta que os idosos do nosso Estado são responsáveis pela manutenção de 61.964 domicílios”, acrescenta o jornalista Eduardo Romero, também responsável pela produção, direção e reportagem.
Proximidade — O time ainda jovem do Agenda3: a TV aberta para o idoso também conta com o diretor de imagem, Cléber Dias, que na linguagem visual busca a relação mais íntima entre a equipe e o público alvo. “Nas nossas entrevistas procuramos sempre trabalhar a fotografia de forma a realçar as marcas do tempo e as características de personalidade dos participantes. Tecnicamente um ponto simples e interessante é que evitamos o microfone direcional, pois isso dá aos nossos entrevistados, na maioria das vezes também idosos, mais liberdade de contar as histórias deles”, explica.
A identidade visual, elaborada pela equipe da produtora Mais Multimídia, responsável pela edição, também está focada em formas que tornem a leitura mais agradável e compreensível. “Buscamos uma identidade jovem para o Agenda 3, fontes levemente arredondadas para melhor leitura. E o resultado foi um material agradável e fácil de ler”, pontua o diretor de arte da Mais Multimídia, André Rafael Martineli. “Escolhemos cores que harmonizem, o que resultou na fixação da marca Agenda3”, complementou Saulo Sandim, também da Mais Multimidia.
Além da preocupação com a identidade visual e com a técnica, a equipe do Agenda3: a TV aberta para o idoso também se preocupou em colocar frente às câmeras alguém que tivesse a experiência de vida para costurar os assuntos com melhor propriedade. Não demorou muito e a equipe encontrou a pessoa certa. Aos 56 anos, Bernardete Guiotto resolveu se dedicar ao estudo do jornalismo, pegando o diploma no alto dos 60 anos. Alegre, bem informada e dinâmica ela dá um baile em qualquer dificuldade que o tempo possa tentar colocar no caminho.
"Sempre tive como princípio, viver o momento presente com intensidade e muito amor. Eu não consigo me prender à idade que tenho. Minha alma, meu espírito são jovens. É possível ser muito feliz em qualquer idade, mas depois dos cinqüenta a vida tem outro sabor, pois acumulamos décadas e muita experiência. No Agenda 3 - A TV aberta para o idoso queremos mostrar muitas destas histórias, mostrar que ser idoso é diferente de ser velho", diz.
Serviço — Agenda 3: a Tv aberta para o idoso, todos os sábados às 8h00 na TV Guanandi, canal 13. Produção (67) 3358-9025 e-mail: a3tvabertaparaoidoso@gmail.com
segunda-feira, junho 22, 2009
SARAU DOS AMIGOS....NESTA QUINTA DIA 25/06
Reunir amigos e várias manifestações culturais é o objetivo do Sarau dos Amigos, que acontece toda última quinta-feira do mês no bairro Universitário, em Campo Grande - MS. Neste dia 25 tem música, vídeos, dança de rua, artesanatos e artes visuais, além de espaço para canjas musicais e outras manifestações como a poesia, onde o público e os artistas podem expressar seu talento.
O décimo oitavo Sarau dos Amigos recebe a exposição artística de diversos moradores da região, como os desenhos do artista plástico Robert Espíndola; o vídeo surrealista “Sub solo da mente”, da profissional de Rádio e TV Mariana Sena; a dança de rua de quatro jovens estudantes com o grupo Rubber Crew e o pagode do grupo de pagode Muleke Sensação.
Outro vídeo é o “O peso do tempo: Histórias contadas em imagens”, com produção, direção e roteiro de Aguinaldo Tibúrcio Soares, André Luiz de Souza Lima e Diogo Nolasco da Rocha. Acadêmicos de Artes Visuais da UFMS visitam o espaço com várias esculturas produzidas no curso. Clayton Ambrósio expõe bolsas e painéis feitos com lona reciclada. Mauro Yanase mostra diversos colares feitos a partir de cerâmica e vidro. O artista plástico Wenceslau traz obras do acervo de sua galeria. Maria Pedraza divulga o artesanato com cabaças.
As atrações musicais já confirmadas são a dupla sertaneja mirim Dani e Junior, a Banda Pop-rock Tema Absoluto e a MPB de Victor Morelo, além de espaço aberto para outros músicos se apresentarem. A Associação Bálsamo e o Sarau dos Amigos lançam uma campanha de agasalho na região do bairro Universitário. Os postos de arrecadação serão escolas, associações, comércios, postos de saúde, entre outros.
Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês, das 19h às 23h, a entrada é um quilo de alimento ou um agasalho. O endereço é rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário (atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues), Campo Grande-MS, na residência do ator e jornalista Eduardo Romero. Informações pelos telefones (67)9619-6703, (67) 9215-3082 ou (67) 9936-3909.
Esculturas
A obra "escultórica" ocupa um lugar no espaço real e, como toda arte, se inspira na realidade sem copiá-la. Os procedimentos e os materiais usados para esculpir formam parte dos recursos expressivos, pois de acordo com eles se obtém diferentes texturas para criar a harmonia dos volumes, massas e ritmos, a textura influencia também na sensação de peso ou gravidade.
A composição fechada permite criar esculturas de aparência compacta, massiva, e de ritmos suaves. A composição aberta da às esculturas variedade de formas: entrantes salientes e ritmos mais dinâmicos. Uma escultura pode ser monumental, religiosa, comemorativa, histórica, retrato, figurativa ou abstrata. Modelar significa fazer uma figura com um material mole como a argila para assim fazer o esboço. Várias técnicas para se realizar uma escultura, a utilizada foi a do molde perdido, onde se utiliza gesso para fazer um molde negativo e, logo, por preenchimento, se obtém o positivo, que foi feito com massa plástica.
Vídeo sobre terceira idade
“O peso do tempo: Histórias contadas em imagens” é resultado da conclusão de curso de Jornalismo na Uniderp. Sob a trilha da canção “Paciência”, de Lenine, o casal Lázaro Antônio de Souza e Orcília de Oliveira Cardoso, a professora Maria da Glória Sá Rosa, a atriz Ely Cicalize e o militar Carlos Alberto de Carvalho contam suas trajetórias de vida e revelam como encaram a morte, dizendo que vale a pena estar na terceira idade. A produção, direção e roteiro são de Aguinaldo Tibúrcio Soares, André Luiz de Souza Lima e Diogo Nolasco da Rocha.
Sub solo da mente
O filme curta-metragem “Sub solo da mente” é uma referência ao inconsciente, ao sonho, ao surrealismo, interpretados pelos atores Bruno Moser e Catarina Guerchi. A produtora e diretora Mariana Sena contou com o apoio de Carlota Phillippsen na produção. Roberto Ferreira foi chamado como assistente de direção e também na edição das imagens. O responsável pela direção de fotografia foi Israel Miranda. Para desenvolvimento da trilha sonora foi convidado o músico Demetrius Hernades. O figurino é assinado por Mauro Castello. Os atores convidados foram Bruno Moser e Catarina Guerchi.
segunda-feira, maio 25, 2009
SARAU DOS AMIGOS DESTACA IMAGENS E BOM-HUMOR NA QUINTA...
Atores da Associação Cultural Fulano di Tal apresentam com bom humor e criatividade um trecho da peça “Crônicas!”. Sob a direção de Marcelo Leite e Marcelo Mariano, os atores Leôncio Moura e Lucas Marinho interpretam a crônica do esporte.
Entre as atrações musicais já confirmadas, o Sarau dos Amigos recebe a performance sonora e cênica da Banda Dona Gertrudes, o Pop-rock da banda Tema Absoluto, a MPB e Pop de Junior e Chogum, Vinícius Bozzano e Andrezão, além da cantora Camila. O cantor Nelsão da Viola apresenta o melhor da música sertaneja e o pagode é representado pelo grupo @trevidos.com. Entre uma atração e outra, há espaço para canjas musicais e declamação de poemas.
Artistas independentes da Gobepi, acadêmicos de Artes Visuais da UFMS, estarão presentes no encontro para falar um pouco sobre a associação que estão montando.
A escritora Eliane Leão fará o lançamento do livro: AGORA É MINHA VEZ DE FALAR! Do básico à oratória política.
Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês, das 19h às 22h. O endereço é rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário (atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues), Campo Grande-MS, na residência do ator e jornalista Eduardo Romero. Informações pelos telefones (67)9619-6703 ou (67) 9215-3082.
segunda-feira, abril 27, 2009
Sarau dos Amigos recebe dança, teatro, música e artes plásticas
Acontece na próxima quinta-feira, 30 de abril, a décima sexta edição do Sarau dos Amigos no bairro Universitário. Das 19h às 22h o encontro recebe atrações como os atores Pedro Cabral e Harley Castro com a comédia “Espetáculo de criação de espetáculo”. A atriz e diretora Beth Terras traz cenas da peça “E assim nasceu Campo Grande”, ela comemora 30 anos de carreira no teatro. Já os dançarinos Ivan Sousa e Daniele Barilli interagem com a dança Cowntry, ensinando alguns passos ao público em homenagem ao dia da dança.
Dois artistas plásticos expõem no espaço. Carlos Nunes mostra a instalação “Casulos”, que desperta a curiosidade do espectador sob a relação entre arquitetura, arte e insetos. O acadêmico de Artes Visuais Diogo Shogum revela suas influências dos desenhos japoneses e do grafitti em várias telas. O ceramista Mauro Yanase faz um tributo a Alfredo Volpi com diversos colares inspirados no pintor ítalo-brasileiro.
Na música os destaques são Tuba e banda, grupo de pagode Moleque Sensação, dupla sertaneja Rodrigo Viola e Luciano, punk rock dos Moleques Sarnentos, o Pop e a MPB de Lizandra Garcia e Banda, Elânio e Kely Zerial, além do momento “palinhas”, onde o palco fica aberto ao público.
Clayton Ambrósio traz diversas bolsas, carteiras e outros objetos da Nativo Alternativo, confeccionados com lona reciclada. A Danilu Artes comemora um ano de atividade no bairro Universitário, expondo artesanato em MDF.
Acontece também a projeção do vídeo “Senhorzinho”, do jornalista Eduardo Romero, que conta a história de um curandeiro da região de Bonito-MS na década de 40, que até hoje inspira histórias inusitadas. O jornalista André Messias conversa sobre o Aqüífero Guarani. O objetivo é despertar o interesse dos profissionais de comunicação e da população sobre a água, bem finito da humanidade, em escassez em diversas partes do planeta.
Casulos – Carlos Nunes
Instalações inspiradas em casulos, que são produzidos por diversos insetos no seu processo de reprodução. O artista plástico Carlos Nunes utiliza materiais naturais e sintéticos para a construção das obras, conferindo uma plasticidade na arquitetura de montagem das ”casas – casulos” e despertando a curiosidade do espectador no sentido de imaginar o que pode sair ou ter saído de dentro.
Diogo Shogun
Diogo Shogun é um artista ainda em formação acadêmica, com influências de desenho japonês e do graffiti. “Desenho desde criança, mas só descobri meu verdadeiro interesse na pintura dentro da academia. Minha preferência é a analise da pintura, não é o que ela diz é o que o espectador quer que ela diga. Ironizo os problemas que tento representar para gerar um debate sobre tal problema, não me importando, as vezes, com o valor estético da pintura, e sim com o questionamento que ela vai causar”, explica.
Rodrigo Viola & Luciano
"Os amigos da viola", assim se definem a dupla "Rodrigo Viola e Luciano", surgiram em 2007 se apresentando em escolas e violadas da Capital. Eles se inspiram na musicas de Tião Carreiro e Pardinho. A musica de trabalho atual é "Eu te amo", composição de Luciano, e preparam para 2009 o primeiro Cd da dupla.
Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês, das 19h às 22h, na residência do ator e jornalista Eduardo Romero, na rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Universitário (zona sul de Campo Grande). A entrada é um quilo de alimento não perecível, que são destinados aos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia.
terça-feira, março 24, 2009
SARAU DOS AMIGOS...JÁ É QUINTA DIA 26.
A última quinta-feira do mês é dia de Sarau dos Amigos no Bairro Universitário, zona sul de Campo Grande. Das 19h às 22h o encontro abre espaço para diversas manifestações artísticas e a entrada é um quilo de alimento, destinados a projetos sociais dos Vicentinos.
Chegando a 15ª edição, o Sarau dos Amigos recebe a peça teatral “Margarida, Cravo e Rosa”, da Curumins Cia Teatral através do Projeto Toque de Vida, que conscientiza sobre a prevenção ao câncer de mama. A poesia tem destaque com Luciano Antero e Evandro Walker, que declamam versos no encontro.
Em comemoração ao Dia Mundial das Águas haverá uma mostra de vídeos educativos sobre a economia de água, produzidos pelo jornalista Eduardo Romero. As atrações musicais confirmadas são o grupo de pagode Moleque Sensação, Blues em Trio e Nelsão da Viola, além do espaço livre no palco para que outros músicos e poetas se apresentarem.
Outro destaque ecológico é uma exposição coletiva de telas que retrata as ameaças ambientais ao Pantanal. Em 2005 a Ong Ecoa – Ecologia e Ação liderou uma campanha contra o desmatamento do Pantanal, com a participação de diversos artistas plásticos como Apres Gomes, Jorapimo, Pablo, Rehuel e Wagner San. Eles pintaram telas ao vivo no calçadão da Barão do Rio Branco. Elas estão tecnicamente inacabadas por ocasião da imolação do ambientalista Francelmo, que aconteceu no mesmo dia e local das pinturas.
Clayton Ambrósio expõe diversos artigos feitos com lona reciclada pela Nativo Alternativo e vai sortear uma peça para quem doar alimentos na entrada do sarau. Os artesanatos em MDF da Danilu Artes também interagem no espaço.
quarta-feira, fevereiro 25, 2009
SARAU DOS AMIGOS...nesta quinta dia 26/02
Entre os músicos que já confirmaram presença no Sarau destacam-se Vado e Vinícius, Blues em Trio, grupo de pagode Delírius, Mark Piazza, Wanderley Augusto e Juliano, Gláucio Mendes e Medeiros.
O ator Yago Garcia também se apresenta no encontro. A exposição da noite é do artista plástico Reinaldo, um morador da comunidade que retrata diversos temas como paisagens, flores, cavalos, entre outros que traz para o Sarau dos Amigos, onde vai pintar ao vivo uma técnica que utiliza o fundo branco da tela como fundo de paisagem.
Serviço:
O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês, das 19h às 22h. O endereço é rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário (atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues), Campo Grande-MS. Informações pelos telefones 9619-6703 ou 9215-3082.
domingo, fevereiro 08, 2009
EU ACREDITO SER POSSÍVEL
Cem mil pessoas, 150 países, é a conta, que nunca em números transmitirá a sinergia, a espiritualidade e sentimentos presentes. O convivio com toda diversidade existente, livres manifestações, inúmeras proposições e exemplos que de fato algo diferente e com resultados pode existir, ou melhor, já existe. Talvez em escala aparentemente pequena, por que há um sistema que tenta encobrir e não reconhecer.
Da criança ao idoso, de todos os continentes e movimentos o coro é único: outro mundo é possível. A pluralidade, a diversidade é que deve reger. Já não somos mais um e sim um pouco de cada um. É a aspiração de mudança imposta pelo TER, que deve ser trocada pelo SER. Não há ninguém melhor que ninguém, existem histórias diferentes e é na diferença que podemos crescer juntos.
Fórum Social Mundial, há nove anos mostrando que o sonho não pode morrer. Como diz Frei Beto: “aqui é o posto de combustível para os movimentos sociais”. É preciso abastecer e seguir a viajem...
terça-feira, janeiro 27, 2009
OUTRO MUNDO É POSSÍVEL...
sexta-feira, janeiro 23, 2009
Sarau dos Amigos comemora um ano de existência
Quem também comemora é o cantor e compositor Elânio e banda. A carreira de músico foi lançada oficialmente na primeira edição do Sarau dos Amigos. Em um ano de atividade o artista lançou o site www.elanio.com.br , CD “demo”, DVD experimental, e agora lança no Sarau o segundo CD Demo, “Quatro Olhares ao vivo”, divulgando composições próprias.
Já estão confirmados o cantor e guitarrista Zé Pretim, grupo de padode Sedusamba, a dupla Santiago e Daniel Viola, além de espaço reservado para os músicos que aparecem no local.
Outros artistas participam do aniversário do Sarau dos Amigos, como o Ilusionista Rick Thibau e o ator Arce Correa, com sua personagem Maria Quitéria, que vai interagir com o público no encontro. Na área teatral o destaque é o grupo Caras de Pau, formado por atores da região do bairro Universitário há dez anos, com a atriz Thathy D. Meo, Cleber Dias, Eduardo Romero, Marcos Rubens e Elânio.
O Sarau recebe duas exposições fotográficas, do jornalista Carlos Kuntzel, que retrata a natureza, e dos acadêmicos de jornalismo Wagner Jean e Inayá Borba, com a exposição “Um dia de Sarau dos Amigos”.
Um ano de Sarau
A casa do ator e jornalista Eduardo Romero já foi palco de apresentações teatrais. Diversas vezes o grupo Caras de Pau, formado por atores da região do bairro Universitário, acolheu amigos e familiares para mostrar suas produções artísticas gratuitamente.
O artista plástico Apres Gomes trouxe novas linguagens para a casa. Há três anos foi hóspede na residência, quando veio expor em Campo Grande pela primeira vez. Naquele período transformou o local em um ateliê de pintura. Hoje ele mora no bairro com a família, que veio de Itabuna-BA.
Cleber Dias, ator e acadêmico de Rádio e TV, propunha fazer algumas sessões de vídeo na casa, mostrando a produção realizada na faculdade. A casa também sediava muitas festas, onde as rodinhas de violão acolhiam vários músicos da comunidade, entre eles o ator e jornalista Elânio, que estava disposto a lançar sua carreira musical de cantor e compositor no bairro onde nasceu.
“Por que não fazer um encontro cultural no bairro Universitário?”, pensaram os amigos. Foi a partir daí que no dia 24 de janeiro de 2008, aconteceu a primeira edição do Sarau dos Amigos.
Durante todas as ultimas quintas-feiras do ano de 2008 os encontros foram realizados das 19h às 22h, na rua Elvira Matos de Oliveira, 927. Em um ano foram arrecadados cerca de 1.800 quilos de alimentos não perecíveis, uma média de 150 quilos por encontro. A maior parte foi encaminhada as obras assistenciais dos Vicentinos, organização ligada à paróquia Santa Rita de Cássia.
Atualmente o evento conta com o apoio de diversos amigos, como familiares, moradores, jornalistas e artistas. Eles contribuem com o empréstimo de som, limpeza e organização da casa, além de divulgar o encontro pela cidade. Segundo os amigos que organizam o Sarau, o encontro já é referência cultural para muitos artistas e moradores do bairro Universitário e região. Um local onde é possível ver arte que vai da linguagem comercial a mais conceitual ou erudita.
É possível, por exemplo, ouvir um grupo de música sertaneja e, em seguida, conhecer o trabalho de uma banda de Punk Rock ou Rap. Ouvir um grupo de pagode e um artista da MPB, valorizando a produção autoral dos músicos. Um destaque é a Banda Malagueta, formada por profissionais da comunicação que se reúnem especificamente para tocar no Sarau. A doceira Lúcia é outra atração tradicional, ela traz seus doces e bombons, divulgando a culinária no encontro.
Além da música, o Sarau dos Amigos abre espaço para a poesia, teatro, circo, artesanato, artes plásticas, literatura, dança, fotografia, entre outras atividades culturais.
Atraçoes
No artesanato já houve exposições de biojóias, caixas com decoupage, origamis, facas (cutelaria), bolsas de lona, costuras, chinelos com miçangas, etc. Passaram pelo Sarau atrações como Zé Pretim, Sedusamba, Moleque Sensação, Sr. Pacheco, Moleques Sarnentos, Falanges da Rima, Nat Corrêa, Sousa Filho, Santiago e Daniel Viola, Elânio, Harley Castro, Rafael Bendô, Banda Zuka, Blues em Trio, Marcelo Dias, Maurício Nascimento, Banda Jennifer Magnética, Enivan e Rafael, Luis e Alan, Lucas e Luan, Nelsão da Viola, Clayton Sales e Alexandre Maciel, entre outros.
A declamação de poesia foi destaque com Luciano Antero, Isac Zampieri e Conceição Leite. O teatro esteve representado pelos grupos Caras de Pau, Fulano di Tal, Chicomaria Produções, Oficina de Criação Teatral, Improváveis Teatro Clube e Cia Teatreiros. A Arte circense contou com o grupo Circo do Mato e a Associação de Circo de Campo Grande. A dança com a Cia Corpomancia. A capoeira veio pelo grupo Ilê Camaleão.
Artistas Plásticos Apres Gomes, Wenceslau, Wagner San, Breitner Rosa, Evandro Prado e Maurício Saraiva estiveram representados na varanda do Sarau, que também recebeu exposições coletivas de acadêmicos de Artes Visuais da UFMS, com esculturas, quadros a óleo sob tela e assemblagens, além dos desenhos e caricaturas de Denis Feliz e Ruan Pina.
No espaço também houve exposições de selos de Valter Orlindo, trabalhos em MDF da Danilu Artes, cerâmicas de Mauro Yanase e fotografias de Gelison Paulino dos Santos, Jefferson Ravedutti, Livio Bozzano, Wanderson Lara e Eduardo Romero.
A literatura foi representada com o lançamento do livro “Salas de Sonhos”, das jornalistas Marinete Pinheiro e Neide Fisher. O audiovisual com vídeos de acadêmicos de Rádio e TV da UCDB.
As campanhas “Passos” e “Eu quero fazer a minha parte”, incentivaram a comunidade a ter atitudes cidadãs no dia-a-dia. O músico Zé Pretim foi beneficiado com uma campanha de venda de CDs na ocasião em que esteve acidentado.
terça-feira, janeiro 06, 2009
AQUI JÁ FOI BRASIL...
segunda-feira, janeiro 05, 2009
Imagens de uma Argentina...
EL CAMINITO - proximo ao porto onde os imigrantes chegavam e ai se instalvam até conseguirem algo de fato. Essa mistura de povos dá o tom da Argentina. Hoje o local se tornou atrativo para visitantes, com arte na rua e histórias nas paredes...cada pessoa que aqui desceu muito trouxe de onde veio tambem.
Uma mistura entre o antigo e o moderno. Essa i
magem é comum por essas bandas. Predios historicos ao lado de arranha-ceus, carros, costumes, historias...assim uma ao lado da outra, aos aires do passado abracado aos aires do presente...
Com um tom de reflexao deixo essa imagem de EL SALVADOR em Mar del Plata... que o horizonte nos seja sempre presente. Daqui sigo ao Uruguay.