quarta-feira, setembro 29, 2010

Danças ciganas, música e meio ambiente movimentam Sarau dos Amigos


Um lugar onde se ouve do Sertanejo ao Jazz, do Samba ao Rock, além de outros ritmos eruditos ou populares. Uma varanda onde acontecem apresentações de dança e teatro, com espaço para declamação de poemas e exibição de audiovisual. Um quintal cheio de artesanato, artes plásticas e poesia, visitado por gente da comunidade e de toda a capital sul-mato-grossense. O Sarau dos Amigos chega à trigésima terceira edição mantendo a diversidade artística e se firmando na agenda cultural de Campo Grande.

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, o jovem compositor Felipe Copat, acadêmico de Música da UFMS, mostra canções sertanejas inéditas que compôs em Bonito, sua cidade natal. Além dos novos talentos, o sarau recebe também o projeto Nossa Música MS, com as bandas Toca Trio e Dimitri Pells, patrocinados pelo FIC-MS.

Dança cigana é outro destaque deste encontro, com o Estudio de Dança Isa Yasmin. A dançarina Isa apresenta a dança Snuj Guazzi, do Egito. Fernando Cunha e Solange Bertozi vem com dança cigana espanhola e Morgana Shayra mostra uma dança tribal.

Está confirmada também a dupla sertaneja Kin & Adriano, o samba e MPB de Gabriel Leal, o Pop e MPB de Daniele Santana & Renato Mendes. Na área de exposições haverá o artesanato de Rose, moradora da comunidade. A artista plástica Frann Zamora revela suas telas Pop Art, criadas a partir das “descobertas surtidas da imensa curiosidade perante o mundo”, conforme explica.

A família Almeida, do Recanto das Mudas, vai decorar o ambiente com plantas e distribuir mudas de árvores ao público. O Instituto de Permacultura Cerrado-Pantanal expõe fotos, modelo de banheiro seco e técnicas de compostagem doméstica.

Trechos de poemas nas paredes integram a proposta de diversidade artística do Sarau dos Amigos. Virginia Woolf, Oscar Wilde, Saramago, Vargas Llosa e Hermann Hesse também participam desta edição.

Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês na casa do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Universitário, região sul de Campo Grande. A entrada é um quilo de alimento, que são destinados aos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia. Informações pelos telefones (67) 3043-6703 ou 9215-3082.


----

terça-feira, setembro 28, 2010

Fazer acontecer


A dica de hoje foi dada por Usman Sheikh no blog Journey of a Serial Entrepreneur, disponível no site SAIA DO LUGAR.


Fazer as coisas não é o mesmo de fazer as coisas acontecerem.

  
Você pode:

  • responder seu e-mail
  • pagar as contas
  • fazer suas tarefas
  • completar suas obrigações
  • seguir o fluxo
  • antecipar problemas
  • mirar em ser “bom suficiente”

Ou você também pode:

  • organizar uma comunidade
  • se arriscar  
  • criar metas ambiciosas  
  • dar mais do que recebe  
  • mudar seu ponto de vista  
  • criar um novo caminho  
  • criar possibilidade  
  • buscar a excelência

Não se preocupe em só fazer as coisas.

Faça as coisas acontecerem.


---

A importância da interação na aprendizagem



"Naquela manhã, entendi a importância de fazer com que o aluno e/ou ouvinte fosse o protagonista da aula. O que aprendemos fazendo não esquecemos, e quando podemos interagir com os outros aumentamos a velocidade e a profundidade desse aprendizado".

"Enquanto para a criança experiência é o que ela faz, para o adulto experiência é o que ele é".


Clique aqui e leia o texto de Paulo Campos, que destaca a força da interação em palestras e processos educacionais.

___

O mundo de olho nas eleições do Brasil


Uma democracia gigante, com 135 milhões de eleitores, e com um sistema de votação elogiado internacionalmente, o Brasil deverá atrair a atenção mundial durante a escolha de seu próximo presidente, no dia 3 de outubro.

O interesse pelo pleito, no entanto, vai além de uma simples curiosidade pelo processo eleitoral do país: o mundo quer saber quem governará uma nação de economia ascendente e com um papel geopolítico cada vez mais forte.
Por outro lado, a maior projeção do país também chama a atenção internacional para questões internas - e muitas vezes nem tão positivas, como a violência e a pobreza.
As preparações para a Copa do Mundo de 2014 e para a Olimpíada de 2016, além da exploração das reservas do pré-sal, completam o quadro de um país que tende a estar com sua imagem cada vez mais exposta à comunidade internacional.

Clique aqui e veja os principais motivos que levam as eleições brasileiras a serem alvo de atenção internacional. (com informações da Folha.com)

---

domingo, setembro 26, 2010

Sustentabilidade no discurso e na prática

A palavra sustentabilidade nunca esteve tão em voga como nos últimos tempos. A preocupação dos consumidores com o planeta está fazendo com que as empresas se conscientizem sobre o assunto.
As empresas que realmente buscam ser sustentáveis valorizam os chamados profissionais “verdes”.

Clique aqui e leia a matéria do site Administradores.

--

sexta-feira, setembro 24, 2010

Concurso de desenhos SOS Mata Atlântica


Crianças de 7 a 14 anos de todo o Brasil já podem participar do primeiro Concurso de Desenhos da SOS Mata Atlântica, que tem como tema a “Biodiversidade da Mata Atlântica Brasileira”.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 30 de agosto a 30 de outubro de 2010.

Para concorrer, os interessados devem enviar o desenho em folha A4 junto com a ficha de inscrição preenchida para a SOS Mata Atlântica, ou entregar esse material pessoalmente na sede da Fundação.

- Acesse o regulamento e a ficha de inscrição do concurso aqui.


Se tiver dúvidas, escreva para info@sosma.org.br .

quarta-feira, setembro 22, 2010

Doce pesar



A solidão traz em si algo de tristeza, algo de pesar, e mesmo assim uma profunda paz e silêncio. Tudo depende de como você olha para ela.
Se você se separou do ser amado, olhe para isso como uma grande oportunidade de estar sozinho. Então a visão muda. Olhe para isso como uma oportunidade para ter o seu próprio espaço.
Está ficando cada vez mais difícil termos o nosso próprio espaço, e a menos que o tenhamos, nunca nos familiarizaremos com o nosso próprio ser, nunca chegaremos a conhecer a nós mesmos.
Estamos sempre ocupados, envolvidos em milhares de coisas (relacionamentos, compromissos do dia-a-dia, preocupações, projetos, o futuro, o passado), vivemos continuamente na superfície.
Quando a pessoa está sozinha, ela pode começar a se aquietar, a assentar. Pelo fato de não estar ocupada ela não estará se sentindo da maneira como sempre se sentiu. Será diferente, e essa diferença pode parecer muito estranha.
E certamente, quando a pessoa está separada, ela perde os seus amores, os seus entes queridos, os seus amigos, mas isso não será para sempre. É só uma pequena disciplina.
E, se você ama profundamente e mergulha fundo em si mesmo, estará ainda mais preparado para amar profundamente, pois só a pessoa que se conhece consegue amar profundamente.
Se você vive na superfície, o seu relacionamento não pode ser profundo. Afinal de contas, é o seu relacionamento. Se você tem profundidade, então o seu relacionamento terá profundidade.
Por isso, considere essa oportunidade uma bênção e aproveite-a. Delicie-se com ela. Se você lamentar muito, toda a oportunidade estará perdida.
E ela não é contra o amor, lembre-se. Não se sinta culpado. Na verdade, ela é a própria fonte do amor. O amor não é o que acostumamos pensar. Não é isso. Não é uma mistura de sentimentalismo, emoções e sentimentos. É algo muito profundo, muito fundamental.
Trata-se de um estado de espírito, e esse estado de espírito só é possível quando você penetra no seu próprio ser, quando você começa a se amar. Essa é a meditação quando a pessoa está sozinha: ame-se a si mesmo tão profundamente que, pela primeira vez, você se torna o seu próprio objeto de amor.
Portanto, nesses dias em que estiver sozinho, seja narcisista; ame a si mesmo, delicie-se consigo mesmo! Delicie-se com o seu corpo, com a sua mente, com a sua alma. E aproveite o espaço que está vazio à sua volta e preencha-o com amor. Não existe nenhum amante ali, preencha-o com amor!
Espalhe o seu amor pelo espaço, e ele começará a ficar luminoso, reluzente. E então, pela primeira vez, você saberá, quando o seu amante se aproximar de você, que agora esse amor tem uma qualidade totalmente diferente. Na realidade, você tem algo para dar, compartilhar. Agora você pode compartilhar o seu espaço, porque você tem o seu espaço.
As pessoas comuns acham que elas estão compartilhando, mas elas não têm nada para compartilhar — nenhuma poesia no coração, nenhum amor. Na verdade, quando elas dizem que querem compartilhar, não querem dar nada, porque elas não têm nada para dar.
Elas estão em busca de alguém que lhes dê algo, e o outro está no mesmo barco. Ele está procurando tirar algo de você, e você está tentando tirar algo dele. Ambos estão, de certo modo, tentando roubar algo do outro.
Por isso o conflito entre os amantes, a tensão; a tensão contínua para dominar, para possuir, para explorar, para fazer do outro um meio para atingir o prazer; para de algum modo usar o outro para a sua própria gratificação.
É claro que escondemos tudo isso atrás de lindas palavras. Dizemos: "Queremos compartilhar", mas como você pode compartilhar algo que não tem?
Portanto, aproveite o seu espaço, a sua solidão. Não o preencha com lembranças do passado nem com fantasias acerca do futuro. Deixe-o como está — puro, simples, silencioso. Delicie-se com ele; brinque, cante, dance. É uma grande alegria estar sozinho!
E não se sinta culpado. Isso também é um problema, porque os casais sempre se sentem culpados. Se estão sozinhos e se sentem felizes, eles se sentem culpados. Pensam: "Como uma pessoa pode ficar feliz longe do ser amado?" — como se você estivesse enganando a outra pessoa.
Mas, se você não consegue se sentir feliz quando está sozinho, como vai conseguir se sentir quando estiverem juntos? Portanto isso não é uma questão de enganar ninguém.
À noite, quando ninguém está olhando, a roseira está preparando a rosa. Lá nas entranhas da terra, as raízes estão preparando a rosa. Ninguém está olhando. Se a roseira pensar: "Só mostrarei as minhas rosas quando houver alguém por perto", ela não terá nada para mostrar. Não terá nada para compartilhar, porque qualquer coisa que você possa compartilhar primeiro tem que ser criada, e toda a criatividade surge das profundezas da solidão.
Portanto, deixe essa solidão ser um útero, e aproveite-a, delicie-se com ela; não sinta que está fazendo alguma coisa errada. Trata-se de uma questão de atitude e maneira de ver. Não dê a interpretação errada. A solidão não precisa ser algo para se lamentar. Ela pode ser cheia de paz e felicidade, depende de você.

Osho, em "A Essência do Amor: Como Amar com Consciência e Se Relacionar Sem Medo"

terça-feira, setembro 21, 2010

Dia da árvore é tema de entrevista ao Unifolha



Entrevista ao jornal UNIFOLHA, sobre o dia da árvore.

O ambientalista Eduardo Romero acredita que a data é bastante relevante. “É importante ter datas como essas, porque no mínimo você coloca essas discussões sobre preservação ambiental em pauta”, afirma. Romero acredita que não é apenas comemorando o “Dia da Árvore” que se vai resolver todas as questões ambientais, mas já é um começo.

“Paralelo a essa data, precisamos também avançar em políticas públicas, como um plano de arborização para a cidade, que explanará à população os tipos de árvores, como fazer um plantio correto, etc”, opina. Mais do que comemorar a data, Romero acredita que as ações, como “plantar mudar” devem ter continuidade, para que seja desencadeado uma série de ações que façam com que a sociedade reflita.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO http://ww2.unifolha.com.br/lernoticiafoto.aspx?id_noticia=5554

Escolher árvores para a calçada

Raízes de Ficus, árvore comum em Campo Grande e pouco indicada para calçadas pequenas.

As árvores devem ser pensadas sobre alguns aspectos quando pensamos em utilizá-las para plantio em calçada e urbanização:
 
Sombreamento
Algumas árvores dão muita sombra, em pouco tempo, outras dão sombra apenas no verão, pois perdem as folhas no inverno (o que, se as folhas forem grandes, implica limpar a calçada).

Tamanho
É a coisa mais triste ver aquele espaço de 30cm x 30 cm com uma muda de ficus. Se você tem espaço para uma árvore grande, seja generoso com o buraco da calçada (faça com 1,20cm x 1,20), ou opte por uma espécie de raízes profundas e menores. Para um ficus ou um flamboyant, só se tiver mais de 2 metros de cada lado livres, ou ele vai levantar sua calçada. Algumas árvores são grandes, mas tem raízes que interferem pouco, como o pau ferro.

Tipo de raízes
Raizes superficiais vão levantar a calçada.

Velocidade de crescimento
Árvores de crescimento rápido costumam ser menos resistêntes a ventos e chuvas (pinheiros, ficus, abacateiros, por exemplo).

Floração
Por razões estéticas. Nada como um Ipê, ou uma quaresmeira.

Frutíferas
Evite frutas maiores que uma goiaba. (Ninguém gosta de encontrar uma jaca ou uma manga na capota do carro.) Algumas frutas podem manchar a pintura de carros. As frutíferas atram pássaros.

Adaptação ao local
Verifique as espécies do local. Há sempre diversas opções nativas.

Perda de folhas
Árvores caducas perdem folhas em certa época do ano, mas todas as árvores trocam as folhas eventualmente. Se você não quer varrer a calçada nunca, pense em folhas pequenas.

Obstrução da passagem

Toxidade
Plantas venenosas como a espirradeira devem ser evitadas.


Pense em: Ipê amarelo - árvore de crescimento lento, atinge em geral 6 metros de altura, com flores amarelas e perda de folhas (grandes) no inverno. Sem frutos. Não prejudica a calçada. Ideal para calçadas estreitas.



Texto retirado do Blog Veja como. Disponível em http://vejacomo.blogspot.com/2008/05/escolher-arvores-para-calada.html

Cada árvore é um ser para ser em nós


Cada árvore é um ser para ser em nós
Para ver uma árvore não basta vê-a
a árvore é uma lenta reverência
uma presença reminiscente
uma habitação perdida
e encontrada
À sombra de uma árvore
o tempo já não é o tempo
mas a magia de um instante que começa sem fim
a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas
e de sombras interiores
nós habitamos a árvore com a nossa respiração
com a da árvore
com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses

(António Ramos Rosa)

segunda-feira, setembro 20, 2010

Projeto Córrego Limpo


Córrego Segredo - Campo Grande-MS

Quem passa pelo Córrego Prosa nas proximidades do Horto Florestal, pode desfrutar de imagens de animais como tartarugas se refrescando e até usado o local como moradia. O problema é apontado como decorrente de lixo que a população joga e acaba afetando o habitat natural desses animais. 
Com o intuito de dar mais impacto com ações para a preservação do meio ambiente e alertar a população sobre os riscos e como cuidar, a Prefeitura de Campo Grande por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano implantou o projeto “Córrego Limpo”, em março de 2009, que passou a acompanhar de perto todos os empreendimentos que lançam efluentes (produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos que são lançados no meio ambiente) nos córregos da Capital.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

Dia dá Árvore é comemorado com plantio de mudas


Para comemorar o Dia da Árvore, na próxima terça – feira (21), a partir das 9h, alunos do 5º ano da Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli vão participar de um plantio de 50 mudas de árvores nativas na área da estação de tratamento de esgoto ETE Los Angeles.
“O objetivo é semear nas crianças a idéia de que plantar é algo que faz bem para a natureza e para nós mesmos. A arborização reduz o impacto das emissões de gases dos veículos, melhora a umidade do ar, deixa o ambiente mais saudável e a paisagem mais harmoniosa”, afirma Carolina Figueiro, engenheira ambiental da Águas Guariroba.

Saiba mais clicando aqui, para ler a matéria do jornal A Crítica.

sexta-feira, setembro 17, 2010

Todos estão surdos, com Fernanda Abreu

Viveiro Flora do Cerrado


 Área do Cerrado na América do Sul

A região do bairro Universitário ganha um viveiro de mudas no próximo dia 21 de setembro, o DIA DA ÁRVORE.Nesta data, às 8h, será inaugurado o Viveiro Flora do Cerrado. O viveiro fica localizado na rua Presidente Lincoln, 316, Jardim Pacaembu.

quarta-feira, setembro 15, 2010

Curso de Extensão/Aperfeiçoamento em Educação Ambiental

Educação Ambiental é uma dimensão dada ao conteúdo e à pratica da educação, orientada para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade. Ações educativas são incontestavelmente as únicas formas de se promover mudanças, sob o enfoque da “sustentabilidade”.
É com essa motivação que a UFMS oferta o curso de Extensão/Aperfeiçoamento em Educação Ambiental através da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância - CED/RTR/UFMS que abriu o processo de seleção para o ingresso no curso de “Capacitação em Educação Ambiental”, na modalidade a distância com momentos presenciais.
São 280 vagas destinadas a professores de ensino fundamental e médio, alunos de cursos de licenciatura e membros da comunidade em geral em condições para acompanhar as atividades do curso a distância. A prioridade é o atendimento de professores que atuam em escolas públicas.
Este curso é uma parceria da UFMS com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC) e com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A carga horária do curso é de 180 (cento e oitenta) horas, distribuídas em 05 (cinco) módulos desenvolvidos no período de setembro de 2010 a março de 2011. O último módulo do curso destina-se a uma atividade prática de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Os alunos serão selecionados em pólos da UAB - Universidade Aberta do Brasil, no estado do Mato Grosso do Sul (ver edital).
O período de inscrições é de 14 de setembro a 25 de setembro de 2010 e podem ser feitas através do site http://www.ead.ufms.br/selecao . A documentação deve ser enviada por correio para Coordenadoria de Educação Aberta à distância.
O curso é isento de taxas de inscrição, matrícula e mensalidade. A previsão para o início das aulas é no dia 30 de setembro de 2010.

Mais informações: Silvia Neves (67) 3345-7398

Sabedoria popular a favor da Natureza


José Amaro se expressa com grande articulação e demonstra serenidade para falar de temas como aquecimento global, desmatamento e comportamento humano. “Quem queima e desmata se esquece que a floresta nos permite viver, respirar, ter saúde e alimento”, ressalta, apontando para as árvores enquanto caminha por uma trilha que leva ao lago Santo Antônio, onde pesca desde criança.


Ao chegar às margens do lago, se depara com uma cena interessante. Uma cobra devora calmamente um sapo – apenas pode-se ver uma das patas do anfíbio, enquanto a serpente se esticava para tentar engolir sua presa...

(...)



“Coisa errada, todo mundo aprende mesmo, não pode é continuar no errado. Na vida a pessoa tem que aprender de tudo e usar o que convém”, conclui José Amaro, com a sabedoria adquirida durante mais de meio século vivendo em harmonia com plantas e animais.
Leia esta matéria completa clicando aqui , no site da WWF Brasil.

terça-feira, setembro 14, 2010

Valorize o Capital Natural



Mais da metade da população mundial está nas cidades e já é responsável pelo consumo de 70% de todos os recursos que o homem retira da natureza.
Até 2050, com a estimativa de que a população do planeta supere 9,2 bilhões, a Terra terá 6 bilhões de habitantes, quase 90% da população atual, vivendo no espaço urbano. Diante desses números, governos estaduais, prefeituras e comunidades precisam reconhecer o valor do capital natural (água, solo, biodiversidade).

Clique aqui e leia a matéria no site da Escola Nacional de Saúde Pública.

segunda-feira, setembro 13, 2010

Notebook Ecológico


"Se não tiverem o destino das recicladoras, os notebooks podem contaminar o solo, o ar e a água, principalmente se forem misturados ao lixo comum e descartados em aterros sanitários. A reciclagem dos materiais eletrônicos também requer cuidados e não pode ser feita por qualquer pessoa", destaca a matéria do site Info Plantão.

Veja o interessante projeto da USP que está destinando notebooks para entidades e projetos sociais. Conheça também o que pode ser reciclado e os valores de mercado para as peças do computador.

Clique aqui para ver a matéria.

sexta-feira, setembro 10, 2010

Usinas nucleares e movimento ambiental no MS


A Eletrobras Eletronuclear respondeu o ofício do Formads (Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul), que se colocou a disposição da empresa para debater e conhecer as propostas de instalação de uma usina nuclear no MS. 

O assunto é destaque hoje no jornal O Estado, na capa da editoria Cidades. Confira a versão online no site www.oestadoms.com.br

quinta-feira, setembro 09, 2010

Pantanal é destaque no Fantástico


Veja a reportagem do programa Fantástico da Rede Globo, exibida no dia 05 de setembro de 2010, sobre a Baía de Chacororé, a terceira maior baía do Pantanal que atualmente enfrenta o pior cenário já registrado.

Saiba mais clicando AQUI,  no site da Ecoa - Ecologia e Ação.

quarta-feira, setembro 08, 2010

"Dourados" e a consciência do voto

"A população se sente traída. Votou mal e está sentindo o peso que é colocar uma pessoa que não tem a mínima capacidade, administrativa ou moral, para exercer um mandato eletivo. Isso deve servir de lição para população de todo o país. A população tem que votar com consciência e eleger pessoas decentes", diz o juiz Eduardo Rocha Machado, 53, que assumiu interinamente o cargo de prefeito de Dourados (250 km de Campo Grande).

Leia aqui a matéria do site Folha.

Matéria do Fantástico:

segunda-feira, setembro 06, 2010

Macarronada beneficente da Dona Osana


Venha para uma deliciosa macarronada e ajude no tratamento da dona Osana, mãe do Osvaldo do Flamenguinho.

O almoço acontece neste domingo, 12 de setembro, a partir das 11h, na associação de moradores da Vila Santo Eugênio (bairro Universitário).

R$ 10,00
Informações 9294-3476

Consumidores de água se livram de pagamento por serviços ambientais


Depois da pressionarem, entidades ambientalistas e de defesa do consumidor comemoram a extinção da absurda possibilidade de o poder público colocar na conta de água a ajuda a donos de terras onde estão localizadas as nascentes do córrego Guariroba, principal fonte de abastecimento de Campo Grande.

Confira a matéria completa do site Marco Eusébio

sexta-feira, setembro 03, 2010

Florestas ardem em todo o país



Dia 2 de setembro de 2010, 16h, neste nomento 1.913 focos de incêndio florestal queimam pelo Brasil afora, de acordo com os dados coletados pelo Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) desde a zero hora do dia 1º.

Confira a matéria da WWF aqui.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Preservar o Cerrado



"IBGE aponta devastação do Cerrado no Centro-Oeste", destaca hoje o jornal O Estado. (Editoria Cidades B5)


No jornal Correio do Estado o desmatamento é citado com a manchete "Cerrado tem área reduzida em 50% no País até 2008". (Editoria Mundo - 15A)

quarta-feira, setembro 01, 2010

Uso do Solo na Bacia Alto Paraguai


O estudo denominado Monitoramento das Alterações da Cobertura Vegetal e Uso do Solo na Bacia Alto Paraguai foi realizado por um consórcio de ONGs, entre elas o WWF-Brasil. O objetivo do estudo lançado em maio de 2010 foi fazer uma análise detalhada das mudanças de cobertura vegetal e uso do solo, ocorridas na Bacia do Alto Paraguai no período de 2002 a 2008.

Clique aqui e saiba mais no site da WWF.

Conheça a SOS Pantanal


Você já deve ter ouvido falar da SOS Mata Atlântica, mas você sabia que aqui no MS temos a SOS Pantanal?

O Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal é uma organização não-governamental, privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. Foi lançada em julho de 2009, com a missão de informar e promover o diálogo para um Pantanal sustentável.

Clique aqui e navegue no site da Ong.

GIRA e Artigo 19 realizam reunião nesta quinta-feiraA


GIRA Solidário – Promoção e Defesa da Infância e Adolescência convida os jornalistas, profissionais envolvidos com organizações sociais e interessados, para uma reunião sobre a “Campanha de Acesso à Informação”. O evento será realizado nesta quinta-feira, 2 de setembro, das 14h às 17h, na Faculdade Estácio de Sá, localizada na Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377 - Jardim TV Morena, em Campo Grande - MS.
O evento integra as atividades da Artigo 19 (Article 19), uma organização não-governamental de Direitos Humanos e que trabalha na promoção e defesa da liberdade de expressão e do acesso à informação. A ONG foi fundada em 1987 e atualmente tem sede em Londres, no Reino Unido, e escritórios regionais em Bangladesh, no Brasil, México, Nepal, Quênia e Senegal.
No Brasil, a Artigo 19 realiza atividades desde 2005 e possui sua sede em São Paulo. Atualmente as atividades da Artigo 19 no Brasil dividem-se nos núcleos de acesso à informação e de liberdade de expressão.

Para outras informações sobre o evento basta ligar no telefone (67) 3384-8400 e falar com Jefferson Baicere, Fernanda Pereira ou Juliana Feliz.