terça-feira, setembro 21, 2010

Escolher árvores para a calçada

Raízes de Ficus, árvore comum em Campo Grande e pouco indicada para calçadas pequenas.

As árvores devem ser pensadas sobre alguns aspectos quando pensamos em utilizá-las para plantio em calçada e urbanização:
 
Sombreamento
Algumas árvores dão muita sombra, em pouco tempo, outras dão sombra apenas no verão, pois perdem as folhas no inverno (o que, se as folhas forem grandes, implica limpar a calçada).

Tamanho
É a coisa mais triste ver aquele espaço de 30cm x 30 cm com uma muda de ficus. Se você tem espaço para uma árvore grande, seja generoso com o buraco da calçada (faça com 1,20cm x 1,20), ou opte por uma espécie de raízes profundas e menores. Para um ficus ou um flamboyant, só se tiver mais de 2 metros de cada lado livres, ou ele vai levantar sua calçada. Algumas árvores são grandes, mas tem raízes que interferem pouco, como o pau ferro.

Tipo de raízes
Raizes superficiais vão levantar a calçada.

Velocidade de crescimento
Árvores de crescimento rápido costumam ser menos resistêntes a ventos e chuvas (pinheiros, ficus, abacateiros, por exemplo).

Floração
Por razões estéticas. Nada como um Ipê, ou uma quaresmeira.

Frutíferas
Evite frutas maiores que uma goiaba. (Ninguém gosta de encontrar uma jaca ou uma manga na capota do carro.) Algumas frutas podem manchar a pintura de carros. As frutíferas atram pássaros.

Adaptação ao local
Verifique as espécies do local. Há sempre diversas opções nativas.

Perda de folhas
Árvores caducas perdem folhas em certa época do ano, mas todas as árvores trocam as folhas eventualmente. Se você não quer varrer a calçada nunca, pense em folhas pequenas.

Obstrução da passagem

Toxidade
Plantas venenosas como a espirradeira devem ser evitadas.


Pense em: Ipê amarelo - árvore de crescimento lento, atinge em geral 6 metros de altura, com flores amarelas e perda de folhas (grandes) no inverno. Sem frutos. Não prejudica a calçada. Ideal para calçadas estreitas.



Texto retirado do Blog Veja como. Disponível em http://vejacomo.blogspot.com/2008/05/escolher-arvores-para-calada.html

Nenhum comentário: