sábado, outubro 28, 2006

A FORÇA QUE VEM DA JUVENTUDE


Sorrisso aberto, olhares atentos e curiosos... perguntas e posicionamentos dos mais variados. São jovens estudantes; alguns de escola pública outros da Universidade. Aos poucos vão se abrindo, falando de seus sonhos, desafios de vida e problemas mais comuns. Impressiona como uma boa energia toma conta do ar. Há uma interação entre os olhares, os sentimentos. Em Brasilia pude realizar um verdadeiro intercâmbio entre alunos da periferia na cidade satélite de Ceilândia, de classe média no Guará e estudantes de artes da UNB (Universidade de Brasília). Foi muito bom. Me fez bem ver o brilho no olhar e me contagiar com estes.
sou de Brasilia sim senhor...
o Girobrasil esteve aqui em bom momento (senti isso) a galera externou com afinco suas posições em relação a auto-estima. Nesse tema há algo que quem mora em Brasilia faz questão de dizer: "Sou de Brasília sim". Mas isso quer dizer mais que ser morador dessa região. É uma expresão carregada com um sentimento de: sou daqui e aqui não se resume a políticos e corrupção. Aqui tem gente e gente de verdade.
Entre os jovens isso é latente, desperta o gigante que há dentro de cada um e parece que em breve isso pode gerar novos comportamentos (essa insatisfação de como a capital do país é vista fora daqui os deixa indignados, e isso uma hora se transforma).
eu faço parte...
Seja de onde for (capital ou cidade satélite) a vontade é gritar a mesma coisa: "eu faço parte". Parte de uma turma que quer dar outro rumo a vida. São ligados a projetos voluntários, cada qual a seu modo dá a parcela de contribuição, seja atuando em movimentos religiosos, estudantis ou comunitários. Ao total tive contato com mais de 400 jovens. Houve empatia com as ações do Girobrasil. Manifestações de apoio, e espero ter deixado aqui uma possibilidade de reflexão.
Que essa energia tome conta de todo o Brasil, que nós jovens possamos enxergar mudanças e descruzar o braço em busca destas. Que cada um de nós possa ter orgulho de dizer: EU FAÇO PARTE, PARTE DO BRASIL.

9 comentários:

Anônimo disse...

Oiê, eu sou aluna no Centro Educacional 2-Guara, mais conhecido como GG...
Assisti sua palestra e realmente foi uma esperiencia que ao mesmo tempo nova foi boa, minha amiga que perdeu a mae a pouco tempo deixou a angustia para se abrir com vc e contar um pouco da historia dela ( nao sei se o senhor lembra), te agradeço por isso, espero poder ter oportunidade de ver mais uma palestra sua... vou sempre estar por aki para deixar um markinha minha, e quem sabe pra te ajudar a nao deixa o infelicio tomar conta de voce... kkkkkkkkk
AH! Depois que eu sair da escola encontrei um papagaio, quase morrir de tanto rir... kkkkkkkkkkk...
Bjukas e até mais...

Anônimo disse...

Genial. Não há melhor palavra para definir sua iniciativa. Sou do GG e estou terminando o terceiro ano agora. Meus planos? Cursar a faculdade de jornalismo na UnB. Mais planos? Viajar pelo mundo fotografando a beleza de gente, da gente. Não sei se por coincidência ou acaso, é exatamente o que eu vi concretizado em você. Meus planos são antigos, quase utópicos. Através do seu trabalho, pude ver diante dos meus olhos que vale a pena sim, acreditar neles, ainda que sejam utopias.
Obrigada pelo brilhante exemplo.

Bons ventos!

Anônimo disse...

Olá meu querido amigo!!!
Eu aqui traveis.(rs)
Fico feliz em saber que na "cova dos leões" ainda restam outras espécies. Espécies que não se deixam corromper, que se orgulham de si próprias, que almejam e sonham com dias melhoras. Os bons exemplos brotam de dentro pra fora, mas é preciso plantar a semente e você, com certeza, está fazendo isso por esses brasis.
Forte abraço/Saudades

Anônimo disse...

Bom saber que nem todos são iguais por aí. Espero que em breve possamos ver a diferença. Abraços!

Anônimo disse...

Bom saber que nem todos são iguais por aí. Espero que em breve possamos ver a diferença. Abraços!

Anônimo disse...

Olá!! Fico feliz em ver que seu projeto está repercutindo tão bem!! Quanto mais leio aqui, mais encantada fico!!! Espero que os reflexos do seu trabalho possam ir cada vez mais longe!!

Boa sorte.. beijos!!

Andressa

Anônimo disse...

Fala Edd...
Como sempre suas experiências são mais que belos exemplos... muito bom!!!!
Abração
Ricardo Rigo

PS: Irmão estamos querendo fazer um áudio-tape com você pro TJMS

Anônimo disse...

oi tio quando o senhor vem estamos com muita saudades e estamos a sua espera se o senhor nao vim um bom natal e um feliz ano novo

Anônimo disse...

Olá Edu!! Como vai??? Eu to de férias e finalmente pude ler com mais calma seus comentários, ou melhor, seu diário de bordo.... estamos longe do Tocantins, eu fui passar o Natal e Ano Novo com a família... matei bastante a saudade, foi ótimo e agora to em Curitiba, estranhando o Clima rsrsrsrrs... E vc ainda tá na sua casa??? Quando e pra onde irá agora?? Aqueles dias no Tocantins foram ótimo não??? Cadê o meu texto que vc ficou de enviar, hein???? Muitas saudades e não esqueça de nós.