quinta-feira, março 28, 2013

Projeto “Não Eu” promete estética cinematográfica diferenciada


Um grupo de produtores culturais independentes está trabalhando no projeto ‘Não Eu’, uma produção audiovisual que vem para fortalecer a cena cinematográfica de Mato Grosso do Sul.
O material que vem sendo trabalhado há um ano foi apresentado na sexta-feira, na Morada do Baís, para empresários, artistas, políticos e comunidade em geral.

O diretor, Breno Benetti, que assina a quarta produção audiovisual lembra que o trabalho teve apoio da Câmara Setorial Independente criada há pouco mais de um ano. O grupo engloba produtores culturais independentes que tem objetivo de criar uma linguagem cinematográfica diferente da existente atualmente no Estado. “Tenho trabalhado com o produtor Givago Oliveira do T’Amo na Rodoviária, pois me identifiquei com a estética que ele desenvolve. Concordo também que temos de fortalecer a cena cinematográfica de Mato Grosso do Sul, que está sempre atrás do Teatro e da Dança, sem desmerecer os dois setores culturais, queremos mais espaço e estamos em busca disso”, avaliou Benetti.
Dacordo com o diretor, o intuito de apresentar o material já produzido é para criar um envolvimento com possíveis colaboradores que estão sendo captados na iniciativa privada. “Nós conseguimos apoio do Fundo Municipal de Incentivo a Cultura (FMIC), porém, queremos e precisamos de mais recursos para finalizar o filme. Por isso, vamos buscar parceiros na iniciativa privada, porque nosso objetivo é levar o longa-metragem para festivais nacionais e internacionais”, revelou.

Para Givago Oliveira, a prova de que o filme irá conquistar o objetivo de conseguir apoio na iniciativa privada foi a participação da representante de investimentos da empresa Alimenta, Agromix entre outras empresas do ramo agropecuário, Raquel Dualibi. “Foi importante reunir empresários, artistas, técnicos, políticos, instituições como a ACV/MS e o público-alvo do filme em uma sessão para que conseguíssemos demonstrar todos os passos de uma cena mercadológica de um filme. Como assistente de direção do filme me senti gratificado e estou em conversação engatilhada com instituições como a Eletrobras, Coca-Cola e Vale do Rio Doce”, revelou Oliveira.

O vereador Eduardo Romero (PT do B), que é também vice-presidente da comissão Permanente de Cultura da Câmara da Capital, compareceu ao evento de apresentação do projeto e afirmou estar muito satisfeito com a apresentação do projeto “Não Eu”. O parlamentar que também é jornalista e ator acredita que com este novo grupo de produtores, o Estado está vivendo um momento importante, com uma nova safra de trabalhos consistentes e conceituais. “Fico feliz em ver que os novos grupos que estão surgindo, tem se empenhado, pesquisado e apresentado um trabalho de qualidade. Ninguém é amador, todos estão comprometidos em apresentar um trabalho maduro, de qualidade e que mostre uma nova leitura de Mato Grosso do Sul. Podemos dizer que estamos amadurecendo culturalmente”, analisou Romero. 

Para o ator Luiz Bertazzo participar do longa-metragem tem sido uma experiência gratificante profissional e pessoal. Isso porque ele atualmente mora em Curitiba (PR), mas é natural de Corumbá (MS) e fica feliz por ver uma retomada de novas produções cinematográficas no Estado. “Aqui em MS não temos uma indústria grande e muitas vezes aceitamos trabalhos em que não recebemos remuneração ou que não tinham qualidade de roteiro. Mas, estou encarando o “Não Eu”, como uma porta de entrada para a democratização do cinema regional”, opinou.

Já a atriz Douradense, Fran Corona analisa a questão do roteiro e se diz encantada com sua personagem.“Minha personagem “Guavira” traz um sentimento novo, como a fruta, verde e doce, com um toque amargo. E isso é muito bacana, fazer cinema no Estado com um novo olhar, reafirmando a identidade do cinema do Novo Oeste” pontuou.
Sinopse – O jovem professor universitário Jorge está numa busca de autoconhecimento e aceitação, num universo crível, que flerta com o cotidiano, vivendo experiências em que muitas vezes não sabemos se oníricas ou verdadeiras.
Sua vulnerabilidade é testada a todo o momento seja pelo par que completa o suposto triângulo amoroso, Leon e Guavira, seja pelo seu pai. Em meio a essa profusão de tentativas e frustrações, ações e desejos, a melancolia se esvai em momentos de ligeira leveza e pontuado humor, nas figuras intermitentes de Guavira e Leon.


Contato para entrevista: Givago Oliveira (67) 9249-1038 e Breno Benetti (67) 9627-6602.

quarta-feira, março 27, 2013

Câmara passa a ter comissão permanente voltada à juventude

 
Foi aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira, 27, o projeto que cria a Comissão Permanente da Juventude. A iniciativa foi do vereador Eduardo Romero (PT do B) em conjunto com os vereadores Grazielle Machado (PR), Elizeu Dionísio (PSL), Otávio Trad (PT do B) e Rose Modesto (PSDB).
Durante a sessão desta quarta-feira os vereadores votaram em regime de urgência o Projeto de Resolução nº 220/13. De acordo com Eduardo Romero, o objetivo de criar a Comissão Permanente foi para a Casa de Leis ter um mecanismo específico para discutir políticas públicas para o público alvo em questão.
De acordo com o vereador, com a instalação da Comissão Permanente da Juventude a Câmara Municipal vai ter um núcleo especial para discutir, analisar e propor ações relacionadas às questões da juventude.
Auxílio na discussão de projetos que estão divididos em outras Comissões Permanentes da Casa de Leis, realizar audiências públicas, dar orientações e apoiar encontros municipais que envolvam a juventude, são algumas das ações que a Frente parlamentar da Juventude pode intermediar e também promover.
Com a Comissão será possível um cuidado especial para as políticas públicas da juventude. Nosso objetivo é estimular o jovem a ter participação política nas ações de cidadania”, explica Eduardo Romero.
Nos próximos dias serão definidos os nomes dos membros, presidente e vice-presidente da nova comissão.

Pauta do dia


REQUERIMENTO
Requer à mesa ao Prefeito Municipal de Campo Grande, Alcides Jesus Peralta Bernal, com cópia para ao secretário José Chadid, Secretário Municipal de Educação, a seguinte informação:
01-Qual a quantidade de vagas existentes no Centro de Educação Infantil (CEINF) Triângulo Azul?
03- Quais os critérios adotados para o preenchimento das vagas?
02- Que seja enviado a lista na íntegra, com nomes dos alunos matriculados.

INDICAÇÕES                       
Pede para que seja estendidas as linhas 075, 089, e 062 até os pontos da Avenida Costa e Silva, próximo à rotatória que dá origem as Avenidas Interlagos e BR 163, Bairro Dr. Albuquerque. Conforme solicitação dos universitários e moradores da região supracitada, são pontos importantes que dão acessos à UFMS, sendo próximos ao blocos de Artes, Educação Física, Música, matemática e engenharias, além dos acessos ao bairro Dr. Albuquerque e Vila Maciel. Pelo exposto, solicito que a referida Agência providencie a extensão o mais breve possível.

Para que seja providenciado o serviço de operação tapa-buracos, localizado na rua Elesbão Murtinho, na altura do nº 592, em frente à Associação Guaicurus, bairro Universitário.
Para que seja providenciada a revitalização da Praça Bolívia, incluindo a implantação de academia ao ar livre, lixeiras, gramados, parque infantil e bancos, localizado entre as ruas das Garças e Barão da Torre, bairro Santa fé.

Para que seja providenciada a instalação de banheiros químicos na Praça Bolívia, localizado entre as ruas das Garças e Barão da Torre, bairro Santa fé. Todo segundo domingo de todo mês ocorre a apresentação do Grupo Boliviano T’lkay desde de 2006 com o apoio da Prefeitura. Ocorre que desde de setembro de 2012 não há colaboração da  mesma.

Indicação para que seja feito um estudo para a alteração no itinerário do ônibus 505 linha Itamaracá , Rita Vieira, Tiradentes, que serve o Terminal Guaicurus. De acordo com moradores, o itinerário do 505, só passa três vezes por dia, e para isso solicita-se um estudo para que o ônibus dessa linha passe o dia inteiro e nos finais de semana.

Indica a Semadur para que seja feita a remoção de uma árvore, localizado em frente à residência de nº 2005, bairro Jardim Cabreúva. De acordo com moradores, quando chove os grandes galhos dessa árvore se chocam com os fios de alta tensão, ocasionando perigo para quem transita pelo local.

Patrolamento e Cascalhamento em toda extensão das ruas Marajoara e Claudio Coutinho, bairro Centro-oeste.

Para que estenda a linha de ônibus “Perpétuo Socorro” que serve o terminal Guaicurus até o bairro Itamaracá, incluindo cobertura de ponto de ônibus. Os moradores solicitam com urgência a extensão da linha de transporte coletivo que poderá passar pela rua Filomena Segundo Nascimento até a rua Darwin Dolabani. De acordo com os usuários, tem que andar muitas quadras para embarcar no coletivo. Pelo exposto, solicito que a referida Agência providencie a estrutura o mais breve possível.

Para que seja providenciado o serviço de operação tapa-buracos, na rua Vitor Meireles, no trecho entre as ruas dos Democráticos e Paraisópolis, bairro Santo Eugênio. No endereço existem vários buracos, ocasionando acidentes aos veículos e pedestres que por ali transitam.

Solicita a implantação de braços e lâmpadas de luminárias, em toda a extensão da Rua Filomena Segundo Nascimento, bairro Santo Eugênio.

Para que seja feita a substituição da lâmpada na rua João Maiolino, esquina com rua Elesbão Murtinho, bairro Universitário.

-- 

terça-feira, março 26, 2013

Evento homenageia o Dia do Circo na próxima quarta-feira


No dia 27 de março, das 16h às 22h, uma festa será realizada em homenagem o Dia do Circo, na Rua Jacarandá, 66, entre as Ruas Ingá Doce e Guarapu da Serra, no bairro Moreninha II. A iniciativa é do Palhaço Goiabinha em conjunto com os vereadores Chiquinho Telles (PSD) e Eduardo Romero (PT do B).

No evento em homenagem ao circo, as crianças terão brinquedos (pula-pula, touro mecânico, piscina de bolinha, entre outros) e algodão doce totalmente gratuitos. A programação é também para toda família como forma de manter viva a magia do circo.

Os palhaços Chico e Zureta vão participar do evento, por meio da equipe de arte-educação do gabinete do vereador Eduardo Romero, interagindo com o público. ‘Estamos apoiando o dia do Circo porque temos um histórico muito forte com o circo e o teatro. Além disso, o Palhaço Goiabinha e toda sua família são envolvidos com o circo e não deixam a tradição do picadeiro ser esquecida’, diz Eduardo Romero, que é vice-presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal.

O Palhaço Goiabinha e sua família sempre lutaram pelo circo e, inclusive, dedicam suas vidas a ele com toda uma estrutura de picadeiro itinerante. Goiabinha já participou de grandes shows, programas de TV locais e formou muitos artistas de circo no Estado.

‘Ninguém fazia esta festa em homenagem ao circo, por isso resolvemos buscar apoios para este evento do dia 27. Vai ser bonito e servir pra valorizar’, diz o Palhaço Goiabinha, que tem apoio do presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara, Chiquinho Telles e do vice Eduardo Romero.

 

segunda-feira, março 25, 2013

Sarau dos Amigos celebra dia do Teatro e do Circo




Nesta quinta-feira, 28 de março, das 19h às 22h, ocorre mais uma edição do Sarau dos Amigos. O encontro vai homenagear os artistas do circo e do teatro com a apresentação do boneco Patê, manipulado por Márcio Escovado, morador do Jardim Itamaracá e fundador do Instituto Ajude a Ajudar.

O quintal da casa vai abrigar a exposição coletiva do acervo particular do Wenceslau Molduras, empresário e artista que reúne diversos artistas plásticos todos os sábados em sua loja, incentivando o intercâmbio e a venda de obras.

Catarina Guató leva ao Sarau dos Amigos cestaria, tapeçaria e peças utilitárias produzidas com talo de camalote (aguapé). A arte da etnia Guató é uma homenagem à cultura indígena, que comemora no próximo mês (19 de abril) o Dia do Índio.

Ela própria sai no rio Paraguai remando em pé, na “canoa de um pau só”, coletando as ramas de aguapé, (só três, pra não matar a planta, conforme dita a sabedoria indígena), e forma vários maços com os caules que mais tarde serão transformados em tapetes, bolsas, cintos, colares, pulseiras, brincos, chapéus, esteiras, abanicos e a legítima ecobag sustentável do Pantanal.


A atividade laboral de Catarina é minuciosa e exige paciência. Para se ter noção, são necessários cerca de 50 metros de tiras de fibra de aguapé para confeccionar um tapete de 1,2 metro. O único material industrializado que ela utiliza é a linha para costurar as tramas que dão formas aos objetos. A técnica de confecção é curiosa: tradicionalmente os Guató utilizam-se dos dedos dos pés para produzir o artesanato.


Música
Músicos de diversos bairros confirmaram presença nessa edição. O cantor sertanejo Neo Machado, 14 anos de idade, vem da Vila Brasil, região da Moreninha II. Ele iniciou sua carreira há quatro anos se apresentando no Sarau dos Amigos, agora prepara o lançamento do primeiro CD com 7 faixas, sendo duas autorais. 


Outro artista, ex-morador o do bairro Universitário, é Bruno Pereira, que vai interpretar um repertório de pagode, pop e sertanejo. Na sequência vem a dupla Marcus & Kaique. Canções brasileiras e autorais, no estilo Pop e MPB, serão apresentadas por Kely & Elânio. O grupo “Sem Querer” encerra a noite com Samba e Pagode, formado por David (vocal e percussão), Josias (voz e rebolo), Ricardo (pandeiro), Elias (voz e reco-reco), Daniel (cavaco) e Adilson (Tantan).


Haverá artesanato e doces da Casa do Renovo, além dos artigos em lona reciclada de Clayton Ambrósio. O Sarau reserva espaço para canjas musicais outras manifestações que surgirem no dia.


O Sarau dos Amigos ocorre toda última quinta-feira do mês na casa do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927. Universitário. (atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues). A entrada é um quilo de alimento não perecível, destinados aos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia. Informações pelos telefones 9215-3082, 9920-6703.



---

Nossa assinatura de e-mail!











quinta-feira, março 21, 2013

Pauta do dia - 21/03




AGENDA - NO DIA 3 DE ABRIL, AS 19H, OCORRE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL PARA TRATAR SOBRE AS PICHAÇÕES NA CIDADE. O EVENTO SERÁ PRESIDIDO PELO VEREADOR EDUARDO ROMERO – PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANETE DE MEIO AMBIENTE.                           

INDICAÇÕES:

Vereador indica para que seja feita a implantação de logradouros em todas as ruas do Portal Caiobá I.
Para que seja providenciado o serviço de operação tapa-buracos, localizado na Rua Augusto dos Anjos, entre Elesbão Murtinho e Danda Nunes, bairro Universitário.
Indica ao Secretário Geral da Agência Municipal de Transporte para que seja feita o deslocamento do poste localizado em frente ao estabelecimento de nº 2575, bairro Coronel Antonino.
Pede a implantação de um Semáforo na Rua Lino Vilachá, esquina com a Rua Pindaré, divisa dos bairros Nova Lima e Jardim Colúmbia. Trata-se de uma reivindicação dos motoristas e pedestres no endereço supracitado, onde o fluxo de veículos na região é intenso, tendo causado atropelamentos aos que por ali transitam.
Pede a implantação de braços de luminárias e lâmpadas na Rua Lino Vilachá, em frente ao nº 831, bairro Nova Lima .
Solicita para que seja providenciado o serviço de pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro Vila Kellen.
Implantação de braços e lâmpadas em luminárias na Rua dos Gonçalves entre a Ana Luiza de Souza e Rua Paraúna, bairro Porto Galo.
Para que seja providenciada a limpeza, patrolamento e cascalhamento em toda a extensão da Rua Nilo Antunes Maciel, bairro Jardim Antares.

REQUERIMENTOS:
O vereador requer a seguinte informação:
01 – Se o “Projeto Córrego Limpo, Cidade Viva”, que constitui na implantação de uma rede de monitoramento dos córregos e rios no perímetro urbano de Campo Grande; em um programa de fiscalização; e no desenvolvimento de atividades de educação ambiental, continuará sendo executado? Qual o planejamento detalhado das ações? E qual o valor e fonte dos investimentos previstos?
JUSTIFICATIVA - Esse monitoramento constante é fundamental para o controle da saúde da população pela qualidade da água, agindo como instrumento de fiscalização do crescimento da rede de esgoto das estações de tratamento e do consumo de água potável p/ as atividades domésticas, industriais e comerciais. Pelo exposto, entende-se que essas informações são estratégicas para formulação de políticas para a melhoria da qualidade de vida.

Requer ao Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a seguinte informação:
01 – Se o “Projeto Córrego Limpo, Cidade Viva”, que constitui na implantação de uma rede de monitoramento dos córregos e rios no perímetro urbano de Campo Grande; em um programa de fiscalização; e no desenvolvimento de atividades de educação ambiental, continuará sendo executado? Qual o planejamento detalhado das ações? E qual o valor e fonte dos investimentos previstos?
JUSTIFICATIVA - Esse monitoramento constante é fundamental para o controle da saúde da população pela qualidade da água, agindo como instrumento de fiscalização do crescimento da rede de esgoto das estações de tratamento e do consumo de água potável p/ as atividades domésticas, industriais e comerciais. Pelo exposto, entende-se que essas informações são estratégicas para formulação de políticas para a melhoria da qualidade de vida.
Requer ao Secretário Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, as seguintes informações sobre o Programa Manancial Vivo:
1 –Quantos produtores se inscreveram e quantos recebem ou receberam os benefícios do Programa? Qual detalhamento de quanto cada um recebe por propriedade, seguido das ações de recuperação ambiental e florestal de cada um?
2. Quanto foi pago e para quantos produtores no ano de 2012, e qual a previsão de orçamento para o ano de 2013?
3. O pagamento acontece apenas utilizando recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente ou a prefeitura tem recursos próprios para a ação? Quais as fontes dos recursos?
4. Qual o recurso recebido por meio da Agência Nacional de Águas e qual a aplicação do mesmo?
5. Existe continuidade e planos de expansão do programa? Sob quais diretrizes e cronogramas?
6. Quando o programa poderá ser aplicado também na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lageado?
7. Quais os mecanismos de fiscalização e monitoramento da eficácia dos Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e quais os resultados preliminares?
8. Os nomes detalhados dos beneficiados e beneficiários do processo de seleção e acompanhamento da Unidade de Gestora de Projetos -APA Guariroba?

Requer ao secretário de educação, José Chadid, a seguinte informação:
01 – Atualmente, qual o número de merendeiras e zeladores da Escola Municipal Irmã Edith Coelho Netto, bairro Jardim Colúmbia? Existe uma programação detalhada sobre o preenchimento das vagas existentes? Há uma previsão de concurso público em 2013? A SEMED tem conhecimento do agravo de problemas relacionados à falta de profissionais da merenda na rede municipal de ensino.
JUSTIFICATIVA - Trata-se de reclamações de pais e alunos de que a merenda estaria sendo feita por membros da comunidade escolar em desvio de função. É obrigação da Prefeitura Municipal dar condições para que se tenha uma alimentação de qualidade nas escolas feitas por merendeiras sem prejuízo das atividades de professores, técnicos administrativos, zeladores ou ainda de coordenação e direção.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES
Requeiro a mesa na forma regimental, ouvido o plenário, que seja enviado Votos de Moção de Congratulações ao Sr. RICARDO PIERETTI CÂMARA pelo lançamento do livro OS CONTADORES DE CAUSOS E A POÉTICA DOS PANTANAIS, que identifica os causos pantaneiros, fruto de pesquisa em campo realizado no decorrer do ano de 2004, contribuindo para que permaneça viva a cultura brasileira e Sul-Mato-Grossense.

quarta-feira, março 20, 2013

Roda de conversa gratuita oferece informações sobre parto humanizado

No próximo sábado, 23 de março, das 10h às 12h, ocorre uma roda de conversa com o Grupo de Apoio à Maternidade e Parto Ativo (GUAMPA). As facilitadoras do encontro são as doulas Fernanda Leite e Tatiana Machado, que vão falar sobre o “Parto, da concepção à amamentação”. O grupo se reúne na Livraria Leparole, na rua Euclides da Cunha, 1126. A entrada é franca, aberta a homens e mulheres, gestantes e tentantes. A realização é do GUAMPA, com apoio da livraria e da Agência Eduardo Romero.
Fernanda Leite conta que o GUAMPA existe desde setembro de 2012. Ano passado realizaram duas rodas de conversa, onde a idéia é reunir pessoas para conversar sobre parto e apresentar as doulas da cidade. Nos encontros, homens e mulheres tiram dúvidas para viver uma concepção mais consciente, aproximando também o casal, antes e após o parto, onde são orientados sobre a importância da amamentação e outros aspectos de relacionamento entre pais e filhos.
Doula não exerce a mesma função de parteira. O site Despertar do Parto explica que a palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo hoje utilizada para referir-se à mulher que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranqüilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando.
No Mato Grosso do Sul, de acordo com o GUAMPA, são aproximadamente 15 doulas, maioria em Campo Grande. Uma lista está disponível no site http://doulascentrooeste.blogspot.com.br/ . Mais informações pelos telefones 9247-1814 ou 8427-9838.
Humanização do parto
No site Despertar do Parto encontramos informações de que antigamente o nascimento humano era marcado pela presença experiente das mulheres da família: irmãs mais velhas, tias, mães e avós acompanhavam, instruíam e apoiavam a parturiente e recém mãe durante todo o trabalho de parto, o próprio parto e os cuidados com o recém-nascido.

terça-feira, março 19, 2013

Pauta do dia - 19/03


AGENDA - NO DIA 3 DE ABRIL, AS 19H, OCORRE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL PARA TRATAR SOBRE AS PICHAÇÕES NA CIDADE. O EVENTO SERÁ PRESIDIDO PELO VEREADOR EDUARDO ROMERO – PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANETE DE MEIO AMBIENTE.

REQUERIMENTOS
Vereador Eduardo Romero encaminha requerimentos na sessão desta terça, 19. O primeiro é ao Executivo com cópias para o secretário Semy Alves Ferraz, Secretário Municipal de Infra-Estrutura, Transporte e Habitação e secretário Júlio César Pereira Cabral, Secretário Municipal de Cultura. Os questionamentos são:

1)-Qual os valores liberados pelo Ministério da Cultura e Ministério do Turismo?

02)- Qual programação detalhada da finalização das obras do Centro Municipal de Belas Artes, localizada no bairro Cabreúva entre a Avenida Ernesto Geisel e a rua Eça de Queiroz Campo Grande-MS.

Os questionamentos são porque a obra foi iniciada na década de noventa e até hoje não foi finalizada.
Outro requerimento ao Executivo com cópia para Odimar Luis Marcon, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. No requerimento o vereador solicita informações “Se existe uma programação detalhada sobre instalação de banheiros químicos em feiras livres e pontos de táxis em Campo Grande-MS”.

De acordo com o vereador, a ausência de banheiros químicos em feiras livres e pontos de taxis traz grandes transtornos para os cidadãos.

INDICAÇÕES

Para que seja instalada uma cobertura do ponto de ônibus incluindo acentos na localizado na Via Orlando Daros, esquina c/ Rua João Francisco Damasceno em frente à Associação de Moradores, bairro Maria Aparecida Pedrossian. Conforme solicitação dos moradores da região supracitada, visto que no final de 2012, a Agetran fez um recuo para retirada dos ônibus da Avenida p/ melhorar o tráfego. Pelo exposto, para operacionalizar o “ponto final”, solicito que a referida Agência providencie a instalação o mais breve possível.

O vereador indica para que seja providenciada a sinalização Horizontal e Vertical, localizada nas ruas Manoel de Pontalina, João Francisco Damasceno, Av: Orlando Daros, Av: Marianes de Souza Gomes e Manoel Padial, bairro Maria Aparecida Pedrossian. Indica ainda para instalação da sinalização Horizontal e horizontal, em toda a extensão da Avenida Marinez de Souza, bairro Maria Aparecida Pedrossian.

O vereador solicita mutirão de limpeza das calçadas entorno da Unida Básica da Família, bairro Maria Aparecida Pedrossian. Além disso, que seja implantada luminária de postes, braços e lâmpadas em toda a extensão da Avenida Marinez de Souza Gomes, bairro Maria Aparecida Pedrossian.
Mutirão de limpeza na área da Associação dos Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian.

Eduardo Romero pede que seja enviado ofício ao prefeito, Alcides Jesus Peralta Bernal, com cópia para a Diretora-Presidente da AGETRAN Srª Kátia Maria Moraes Castilho, para que seja providenciada a implantação de pilares de concreto na rotatória da entrada do bairro Maria Aparecida Pedrossian.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES
Votos de Moção de Congratulações à FUNDAÇÃO CHICO XAVIER, pelo encontro de instrumentalistas e formações que destacam a música de concerto em Campo Grande-MS.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES
Votos de Moção de Congratulações à Srª. ILEIDES JOANA MULLER, pelo 7º (sétimo) livro da carreira, intitulado “Entrelinhas”, pela Life Editora.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES
Votos de Moção de Congratulações à KOMB’S COLETIVO, pela iniciativa de suas representantes ANNE MARCHINSKY e FARID FAHED, pelo espaço que funciona como mini-galeria de arte e ponto de encontro e divulgação da classe artística de Mato Grosso do Sul.    
                       
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES
Votos de Moção de Congratulações ao POVO NA TV, através de seu representante o Sr. TATÁ MARQUES, pelo brilhante Projeto “Arte Sim Pichação Não”, que estimula a arte e combate o vandalismo em Campo Grande-MS.

MOÇÃO DE PESAR - Moção de Pesar aos familiares do Sr. JOSÉ FRANCISCO VITORINO.


---

segunda-feira, março 18, 2013

Vereador Eduardo Romero apóia blitz educativa sobre Dia Mundial das Águas




Blitz educativa sobre o Dia Mundial das Águas (DMA) vai ser realizada em escolas e no calçadão da Rua Barão do Rio Branco, em Campo Grande. A programação ocorre entre os dias 21 e 23 de março com o objetivo de levar informações sobre a discussão do tema e mudança dos hábitos dos consumidores. O evento é uma parceria entre a Rádio Mega 94, a concessionária Águas Guariroba e o grupo de arte-educação do gabinete do vereador Eduardo Romero (PT do B).

Blitz educativa a partir das 11h, que coincide com o horário de saída dos alunos, vai acontecer nas Escolas Estaduais Joaquim Murtinho (dia 21) e na Maria Constança de Barros Machado (dia 22). Já no sábado, 23, a interação será com o público em geral, na Rua Barão do Rio Branco, em frente ao Bar do Zé – entre Calógeras e 13 de Maio, a partir das 9h.

O grupo de arte-educação do gabinete do vereador Eduardo Romero vai trabalhar com várias abordagens relativas ao tema águas, desde conscientização sobre os gastos com o líquido até formas de economia. Os atores estarão com pernas de pau interagindo com o público.

Uma equipe da Rádio Mega 94 vai fazer fash dentro da sua programação com a mesma temática e com distribuição de prêmios. Com a campanha ‘Cante no chuveiro desligado’, a emissora pretende chamar a atenção para o consumo exagerado de água. Tarefas do cotidiano podem ser executadas com menor gasto de água como, por exemplo, um banho. Para se ter uma idéia, um banho de ducha em cinco minutos são gastos 81 litros de água, ou seja, ao ano, em média, uma pessoa gasta 29.565 litros. Isso se tomar apenas um por dia.

A rádio também vai disponibilizar um painel interativo com uma montagem sobre o tema águas para quem quiser tirar fotos. Depois o material poderá ser conferido no site da emissora.

A Águas Guariroba vai oferecer apoio com entrega de copinhos com água para quem parar para acompanhar as apresentações.

O vereador Eduardo Romero é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente na Câmara Municipal. Para ele, a discussão do tema vai além da data de 22 de Março. Inclusive em seu trabalho como legislador e fiscalizador das ações no âmbito municipal tem encaminhado indicações e requerimento ao Poder Executivo sugerindo melhorias e cobrando respostas.

Um dos questionamentos do vereador é sobre o fundo Municipal do Meio Ambiente, mais precisamente sobre os valores já depositados e a destinação deles. De acordo com o parlamentar como o FMMA foi criado para receber as receitas advindas de taxas de licença ambiental, multas ambientais, dotação orçamentária, doações, contribuições, convênios, entre outras que devem ser depositadas no fundo e servirão para a realização de projetos e programas ambientais, é importante que a sociedade tenha conhecimento da existência deste fundo e exija o cumprimento da lei.
O vereador também fez requerimento o Executivo Municipal em relação a as obras do Parque Linear do Bálsamo – Etapa I. Ele questiona, entre outros pontos, sobre a programação detalhada da fiscalização das obras.


---
 

sexta-feira, março 15, 2013

VEREADOR EDUARDO ROMERO RECEBE POLÍCIA MILITAR E ARTISTAS EM SEU GABINETE PARA DISCUTIR AUDIÊNCIA PÚBLICA




O vereador Eduardo Romero (PTdoB) recebeu na tarde desta sexta-feira, 15 de março, diversos representantes de juventude, Polícia Militar, imprensa, arte e arquitetura em seu gabinete. O objetivo foi preparar a audiência pública sobre pichação que vai ocorrer na Câmara Municipal no dia 3 de abril, às 19h.

O grupo definiu diversos públicos que deverão ser chamados para a audiência, bem como a composição da mesa de debate. Questões da Lei, Artes e Urbanismo farão parte da pauta do dia.

Estiveram presentes René Mohr (DCE Uniderp), Bruno Diniz (DACLOBE UCDB), Oswaldo Abraão de Souza (CAU MS), Tenente Luciano Rodrigo B. N. de Oliveira (Polícia Militar), Tenente Coronel Zerlotti, Anelise Godoy (artista plástica), Tatá Marques (apresentador de TV), Capitão Muzili (Política Militar) e Sullivan (grafiteiro).

---

terça-feira, março 12, 2013

Pauta do dia


12 de março de 2013
CNEC
Ontem ocorreu a audiência pública sobre a venda do terreno da Escola CNEC Olívia Enciso, área doada pelo Poder Público há mais de 45 anos e que está sendo negociada por R$11 milhões. O debate foi presidido pelo vereador Eduardo Romero (PT do B). Ele anunciou a tramitação do Projeto de Lei nº 7.342/13, que altera dispositivo da Lei n° 957, de 18 de maio de 1966, a qual impõe cláusula de inalienabilidade e reversão à doação do imóvel, caso seja mudado o seu destino. A autoria é dos vereadores Paulo Pedra, Eduardo Romero, Luiza Ribeiro, Alceu Bueno, Gilmar da Cruz, Edson Shimabukuro, Chiquinho Telles e Coringa. O foco não é a idoneidade do comprador do terreno da CNEC, reconhecendo o excelente trabalho social realizado pela Fecomercio-MS.
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul esteve na audiência representado, por Amilton Placido da Rosa. Foi sugerido que a Procuradoria intervenha sugerindo um Termo de Compromisso, onde a Superintendência da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade divulgue o destino dos recursos da venda do terreno. O advogado representante da Instituição, Abadio Rezende, anunciou que o grupo pretende investir os R$ 11 milhões em uma nova escola na cidade de Campo Grande, todavia, não formalizou as intenções.
SOBRE O TERRENO DO CNEC, FOI PUBLICADO HOJE NO DIOGRANDE:

DECRETO n. 12.113, DE 11 DE MARÇO DE 2013.
DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA PARA FINS DE DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEL LOCALIZADO NO JARDIM DOS ESTADOS, VILA CIDADE.
ALCIDES JESUS PERALTA BERNAL, Prefeito Municipal de Campo Grande, Capital do Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições que lhe confere o art. 67, inciso VI, da Lei Orgânica do Município de Campo Grande-MS, de 4/4/90,
D E C R E T A:
Art. 1º. Fica declarada de utilidade pública municipal para fins de desapropriação, de acordo com as alíneas “g”, “h” e “i”, do art. 5º, do Decreto-Lei Federal n. 3.365, de 21/6/41, uma quadra n. 91, medindo 3.200,00 metros quadrados, do Jardim dos Estados, Vila Cidade, Transcrição n. 105.445, livro 3BV, fls. 158, no Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição desta Comarca, com as seguintes características e confrontações:
 Praça que corresponde a quadra 91, nesta cidade, medindo 80 metros ao Sul, com 40 metros de frente aos fundos, limitando: Norte com a Avenida Afonso Pena, Nascente com a Rua 25 de Dezembro, Poente com terreno a ser cedido ao SESC.
Art. 2º. As despesas com a presente desapropriação correrão à conta de dotação orçamentária própria, suplementadas se necessário.
Art. 3º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
CAMPO GRANDE-MS, 11 DE MARÇO DE 2013.
ALCIDES JESUS PERALTA BERNAL Prefeito Municipal

AGENDA- PICHAÇÃO
Dia 3 de abril, às 19h, ocorre a audiência pública sobre Pichação.

INDICAÇÕES DO DIA
  • SEINTRHA: Mutirão de limpeza em todas as ruas do bairro Betaville e bairro Nova Capital. Patrolamento e Cascalhamento em todas as ruas do bairro Jardim das Perdizes. Substituição das lâmpadas em toda a extensão da Rua dos Dentistas, em frente a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo.
  • AGETRAN: implantação de Placas Sinalizadoras Educativas e preventivas em Parques e Córregos de Preservação Ambiental. Trata-se de uma realidade em que a presença de animais nas avenidas e ruas próximas de Parques e Córregos são constantes, ocorrendo diversos atropelamentos.
REQUERIMENTO
  • Ao prefeito, com cópia para a SEMED: Qual motivo da paralisação/fechamento dos laboratórios de matemática e ciências das Escolas Municipais? qual o planejamento para retomada das atividades, bem como, contratação de professores para esses laboratórios?
  • Ao prefeito, com cópia para a SESAU: Programação detalhada da finalização das obras do Posto de Saúde da Família, localizado no bairro Jardim das Perdizes; e se há uma denominação.

sexta-feira, março 08, 2013

Chá com Moda realiza desfile com dependentes químicos em tratamento



Nesse sábado, dia 9, às 15h, a Casa do Renovo realiza o Chá com Moda. Será um grande bazar com roupas seminovas, onde os internos e internas que estão em tratamento contra a dependência química vão desfilar e apresentar as peças a venda. A entrada é R$ 5,00, com direito a bolos e pães feitos pelos internos, geleias, além de sucos, refrigerantes, chá, café e leite. Toda a renda será revertida para as atividades do projeto. O endereço é rua Ana Batista Caminha, 814, Jardim Itamaracá (próximo ao Ceinf). Informações pelo telefone 9257-6041.

De acordo com a coordenadora da Casa do Renovo, pastora Wainer, a instituição existe há três anos, surgiu depois que a própria pastora passou pela dependência química. Atualmente são três unidades, uma masculina e uma feminina localizadas na região do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande, e uma nova na cidade de Aquidauana. Os filhos de algumas internas são atendidos na Casa dos Renovinhos, localizada no bairro Rita Vieira.

A base do tratamento é a fé e o acompanhamento psicológico e médico. A Casa do Renovo criou uma igreja, localizada no Jardim Itamaracá, onde as famílias veem os internos aos domingos. “Não somos um projeto que faz parte de uma igreja, somos um projeto que fundou uma igreja, idealizada para fortalecer o vínculo entre a família e os internos”, diz a pastora Wainer.

O tratamento tem apoio do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), através de convênio com a Prefeitura Municipal de Campo Grande. A Casa do Renovo atende pessoas de diversas idades. “Já atendemos crianças de 9 anos e temos muitos idosos que vão fazer tratamento”, explica Wainer.



 ---

segunda-feira, março 04, 2013

Festival de Contação de História tem apresentações gratuitas na Capital


Marta Cel e Conceição Leite, organizadoras do Festival.

Campo Grande recebe o Festival de Contação de História entre os dias 6 e 9 de março. O objetivo é divulgar essa atividade lúdica, além de trazer formação para os contadores locais e levar apresentações a quatro escolas municipais, seis CEINFS, além da comunidade na região Norte da Capital. Haverá apresentações e oficinas gratuitas promovidas pelo Instituto Sócio Cultural Curumins, com a curadoria de Emmanuel Marinho e recursos do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC), através da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Artistas do artistas do Rio de Janeiro e Minas Gerais vem a Campo Grande especialmente para o Festival, que reúne profissionais da contação de histórias e da área de saúde do Mato Grosso do Sul. As apresentações e oficinas ocorrem na sede do Instituto, no conjunto residencial Mata do Jacinto, e também em unidades educacionais do município.
No dia da abertura, quarta-feira, haverá apresentação aberta às 10h, com entrada franca. Nos dias 6, 7 e 8 haverá Noite de Histórias, às 20h, aberta a toda a comunidade. No sábado as apresentações ocorrem na Livraria Le Parole, às 10h30, com entrada franca e lançamento de livros.
Serviço: O Instituto Sócio Cultural Curumins está localizado a rua Miguel Seba, 173. Mata do Jacinto. Campo Grande-MS. Informações (67) 9255-5189 ou 9240-9999. Para participar das oficinas os interessados devem enviar um e-mail para curuminsciateatral@gmail.com.

Programação
No primeiro dia a programação tem início com a palestra “A Contribuição das fábulas para o desenvolvimento físico-neuro-psicológico da criança e do adulto”, com a Drª Nazira Scaffi (MS) que é médica homeopata, psicodramatista e terapeuta cognitivo-comportamental que conviveu com diferentes culturas indígenas quando era consultora da UNESCO. Depois ocorre a oficina “A Arte de Contar Histórias”, com Augusto Pessoa (RJ), que é ator, coreógrafo, figurinista, arte-educador, dramaturgo e contador de histórias e tem bacharelado em Artes Visuais pela UNIRIO. A noite haverá a palestra “A Construção do personagem na contação de histórias", com o ator e diretor de teatro Breno Moroni (MS).
Dia 7, o Festival dá continuidade à oficina “A Arte de Conta Histórias”, durante o dia. No período noturno, às 19h30, recebe a palestra “Experiências com contação de histórias”, conduzida pela atriz e contadora de histórias Ely Cicalise (MS).
“Obrigada pela parte que me conta” é a oficina que abre a sexta-feira, às 7h30, com Beatriz Myrrha (MG), musicista licenciada em Educação Musical pela Universidade Estadual de Minas Gerais e bacharel em Canto pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A noite está programada a palestra Contação de Histórias e Saúde mental, com o médico e psiquiatra Fábio Brandão (MS), formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Associação Brasileira de Psiquiatria.

6 de março – quarta-feira
Local: Instituto Socio Cultural Curumins
07h30    Credenciamento.
08h00    Abertura.
08h30    Palestra: A Contribuição das fábulas para o desenvolvimento físico-neuro-psicológico da criança e do adulto. Palestrante: Drª Nazira Scaffi.
09h30    Intervalo.
10h00    Apresentação de histórias.
11h30    Encerramento do período matutino.
13H30   Oficina : A Arte de Contar Histórias. Augusto Pessoa (RJ).
19h30    Mesa Redonda “A Construção do personagem na contação de histórias". Breno Moroni (MS).
 20h00   Noite de Histórias.

7 de março – quinta-feira
Local: Instituto Socio Cultural Curumins
7h30 às 17h00 - Oficina : A Arte de Contar Histórias. Augusto Pessoa (RJ).
19h30 - Palestra/mesa redonda: Experiências com contação de histórias. Ely Cicalise (MS).
20h00- Noite de histórias.

8 de março – sexta-feira
Local: Instituto Socio Cultural Curumins
7h30 às 17h00 – Oficina: Obrigada pela parte que me conta. Beatriz Myrrha (MG).
19h30 - Palestra/ mesa redonda: Contação de histórias e Saúde mental. Fábio Brandão (MS).
20h00 – Noite de histórias.

9 de março - sábado
Local: Livraria Le Parole – rua Euclides da Cunha, 1126.
10h30 – Contação de histórias e lançamento de livros

---