quarta-feira, março 20, 2013

Roda de conversa gratuita oferece informações sobre parto humanizado

No próximo sábado, 23 de março, das 10h às 12h, ocorre uma roda de conversa com o Grupo de Apoio à Maternidade e Parto Ativo (GUAMPA). As facilitadoras do encontro são as doulas Fernanda Leite e Tatiana Machado, que vão falar sobre o “Parto, da concepção à amamentação”. O grupo se reúne na Livraria Leparole, na rua Euclides da Cunha, 1126. A entrada é franca, aberta a homens e mulheres, gestantes e tentantes. A realização é do GUAMPA, com apoio da livraria e da Agência Eduardo Romero.
Fernanda Leite conta que o GUAMPA existe desde setembro de 2012. Ano passado realizaram duas rodas de conversa, onde a idéia é reunir pessoas para conversar sobre parto e apresentar as doulas da cidade. Nos encontros, homens e mulheres tiram dúvidas para viver uma concepção mais consciente, aproximando também o casal, antes e após o parto, onde são orientados sobre a importância da amamentação e outros aspectos de relacionamento entre pais e filhos.
Doula não exerce a mesma função de parteira. O site Despertar do Parto explica que a palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo hoje utilizada para referir-se à mulher que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranqüilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando.
No Mato Grosso do Sul, de acordo com o GUAMPA, são aproximadamente 15 doulas, maioria em Campo Grande. Uma lista está disponível no site http://doulascentrooeste.blogspot.com.br/ . Mais informações pelos telefones 9247-1814 ou 8427-9838.
Humanização do parto
No site Despertar do Parto encontramos informações de que antigamente o nascimento humano era marcado pela presença experiente das mulheres da família: irmãs mais velhas, tias, mães e avós acompanhavam, instruíam e apoiavam a parturiente e recém mãe durante todo o trabalho de parto, o próprio parto e os cuidados com o recém-nascido.

Nenhum comentário: