segunda-feira, outubro 01, 2007

QUEM VIER...VERÁ...

CHEGOU A HORA DE MOSTRAR ALGUMAS IMAGENS...
Começa a rodar a exposição fotográfica do Girobrasil.
AGENDA DE EXPOSIÇÃO 2007...
Campo Grande - MS
05 e 06/10 LIVRARIA LE - rua antonio maria coelho, 3862.
08/10 - ESCOLA ELVIRA MATHIAS DE OLIVEIRA, rua agronomica, b. Santo Eugênio.
09/10 - COLEGIO AMOR PERFEITO - rua Visconde de Cairu, Jd. Monumento.
Quem tiver interesse em agendar a exposição em escolas, espaços alternativos, entre em contato.

quinta-feira, setembro 20, 2007

AVENTURA EM FAMÍLIA...





Dias corridos, calor excessivo, preocupações financeiras, a tal da vida moderna deixa a gente cada dia mais "maluco", na verdadeira "roda viva". Tem um momento que é preciso dar um basta. Sair da zona de conforto, sair do comum e habitual...quem sabe até ser radical, rs. Claro que tudo isso dentro dos limites. E foi isso que eu, Rocha (cunhado), Reginaldo e Yago (sobrinhos) fizemos no ultimo fim de semana: rompemos com o comum. Fomos dar uma esticada de moto (duas bross e uma tornado) na região pantaneira...foram 430 km, sendo 310 de muita poeira, chão, pedras e saibro...uma maravilhosa aventura. Adrenalina total. O corpo cansou, e como! Mas a mente...se expandiu...Pena que em muitos trechos a gente percebe o desrespeito humano, encontramos e tiramos muito lixo no caminho, são pets, latinhas e outros resíduos. Bom seria se tod@s pudessem ser mais responsáveis consigo mesmo, e pela vida. Salve o Pantanal...

quinta-feira, setembro 06, 2007

SEMELHANÇAS...LEMBRANÇAS

Estar em uma casa simples, com pessoas simples. Rememorar a infância, a adolescência. Durmir em um quarto pequeno, quente, colchão ruim (mas tudo fica ótimo dado o carinho e atenção). Ser acordado não por barulhos, mas pelo cheiro do café, coado a moda antiga - no coador de pano mesmo - é mais gostoso. No almoço saboriar um bom ovo frito (de preferência caipira) e, quando possível, na sobremessa pudim de trigo (é mais barato e volto a infância).
Ver no brilho do olhar o carinho de mãe, a preocupação de pai, nesse caso de pais "emprestados" e de filho "temporário". Em cada Estado muda-se as famílias, a condição sócio-econômica dos que me recebem, mas os gestos, a ação, é tudo muito próximo, remete-me a origem.

quinta-feira, agosto 23, 2007

COINCIDÊNCIA OU IRONIA DO DESTINO...

Estou na labuta... depois de rodar o Brasil agora é hora de fechar o material...livro...exposição de fotos e documentário...buscando parcerias...e olha que muitos me acharam louco: viajar o país de moto, e ainda de 150cc...é doido mesmo. Mas, eis que as voltas do mundo mostram que nunca estamos sozinhos em nossas loucuras...e por indicação de amigos recebo em casa o Zé da Motoca, 55 anos...esse é corajoso hein, rs. Viaja há oito anos e com uma mobilete de 50cc...está completando a terceira volta ao Brasil.
Zé da Motoca, por onde passa, tira fotos das celebridades sentadas na sua “burrinha”, entre os famosos, ele já registrou fotos de Galvão Bueno, Morais Moreira, Romário, Robinho, Marta Suplicy, Ana Maria Braga a até do presidente Lula. E fica aqui no Mato Grosso do Sul até domingo.
Coincidência ou ironia do destino...o fato é que sempre existem mais loucos que nós...e boas são essas loucuras, rs.
P.S Na foto as guereiras: Vermelhinha e a Burrinha...fiéis escudeiras de sonhos...

segunda-feira, julho 09, 2007

EM CASA....MARAVILHA

Depois de percorrer 22 Estados, 58 cidades, mais de 32 mil km, e ter feito contato com mais de 5 mil pessoas (oficinas e bate-papos) retono pra casa. A vinda foi desafiante...sai de Macapá para Belém (três dias de barco) e encarei 03 mil km de estrada...cheguei no fim de semana. Estar com os amigos, familiares e na terra de origem é muito bom. Valeu Girobrasil...valeu a tod@s que "viajaram" comigo, obrigado meu Deus por permitir realizar esse sonho em tranquilidade (nada de grave ocorreu, nenhum acidente)...mas o Giro não terminou não, aliás essa história toda apenas começou...

segunda-feira, julho 02, 2007

MISSÃO CUMPRIDA...

Amig@s, meus agradecimentos a tod@s que acompanham, colaboram e incentivam o Girobrasil...estou no Amapá (em Macapá - o meio do mundo...) e começo agora a volta pra casa...haja saudades e disposição física...mais três dias de barco e logo em terras firmes - serão 3 mil km pela frente - seguindo ao meu querido Mato Grosso do Sul. Completei minha jornada (não foi possível fazer todos os Estados do Norte...), pude passar em todas as regiões brasileiras e ter uma idéia desse nosso País e do nosso povo...valeu...agora tenho muito material a processar, pesquisa, fotos, muitas impressões e sentimentos...é preciso preparar os resultados...agradeço a tod@s pelos incentivos e participação...não sou um, mas um pouco de cada um...Tudo só foi possível graças ao processo coletivo...a solidariedade e boas energias...ser brasileiro é maravilhoso...Continuem acessando, comentando e divulgando o blog...ainda tenho material e vivência a dividir com vocês...forte abraço e muita luz e paz...

sexta-feira, junho 29, 2007

AGRADEÇO DE CORAÇÃO...

Meus sinceros agradecimentos a todos e todas que manifestaram seu apoio e colaboração, seja efetuando depósitos e ou mensagens de carinho e afeto...valeu mesmo. Ter amigos é o maior tesouro da vida...embarco hoje (29/06) as 15hs de Belém (saindo do porto de Mandurucus) a Macapá (chegando ao porto Fortaleza no domingo de manhã), serão 36hs de barco, podendo variar de acordo com as condições da água...Amig@s...graças a vocês estou podendo dar sequencia ao Girobrasil (que Deus ilumine a tod@s). Bom, assim que chegar em Macapá e me estabelecer trago novidades...luz e paz.

terça-feira, junho 26, 2007

PRECISO DE AJUDA....

Depois de percorrer 29mil km, passar por 21 Estados, 54 municípios e ter falado com mais de 4 mil pessoas (seja através de oficinas, palestras ou esquetes teatrais) chego a Belém-PA - região amazônica onde começam as maiores dificuldades, falta de grana (e os trampos que rolam rendem muito pouco mesmo e muitas das atividades que desenvolvo no percurso é voltada a comunidade carente, é de graça), daqui seguirei a Macapá-AP (36hs de barco) e a maior parte dos locais aqui só chega de barco mesmo, o que encarece a viagem.

Minha maior preocupação é não ter uma reserva nem para as necessidades básicas e para possíveis imprevistos (que prefiro nem pensar, rs)...mas fiquem tranqüilos, tenho comido, bebido e dormido ( nosso povo é solidário), sei que isso poderia acontecer e que os riscos seriam inevitáveis...mas o que é viver se não correr riscos, né, rs.

Meus equipamentos deram problemas, apenas fotografias (de dia e com boa luz, rs), talvez aqui realmente estejam os grandes desafios do Girobrasil (até porque os que passaram já foram superados, rs)...eu preciso de ajuda (tenho sido bem recebido, feito boas amizades, mas muitas vezes me sinto só entre a multidão), faz falta pessoas que sejam a minha referência - que basta um olhar, um sorriso e a gente se entende - as vezes me canso de repetir sempre as mesmas coisas e procedimentos (chegar e sair, se familiarizar e sempre estar na "superficialidade", embora entrando de cabeça nesse projeto) realmente o Girobrasil tem me sido uma grande escola e superação...nem dá pra dimensionar (desafiante, muito enriquecedor e provocador).

Não entendam esse escrito como fraqueza, desistência ou algo negativo, apenas como um desabafo entre amigos e como uma necessidade de extravasar algumas angustias e preocupações...creio na conclusão de tudo tranqüilamente...e com bons resultados.

Se você puder colaborar, depositar qualquer quantia, eu agradeço (de preferência dep. Identificado)
Banco do Brasil – Ag: 1873-2
Conta Corrente: 16435-6
Eduardo Pereira Romero

Agradeço a generosidade e apoio.

segunda-feira, junho 25, 2007

BELÉM...BELÉM...


Era sábado de madrugada, quatro e meia marcava o relógio - em meu roteiro um trecho de 805km pela frente - destino: de São Luis -MA à Belém - PA ... aqui conto com o apoio do amigo Gilson (ele faz parte do Coletivo Jovem); foram onze horas pilotando a Vermelhinha (grande guerreira e parceira); chego a região Amazônica depois de rodar mais de 29 mil KM (estou quase concluindo o Girobrasil, rs).
No domingo (24/06) foi dia de São João...e de uma festa muito esperada em Belém : O Arrastão do Boi Pavulagem, é impressionante como junta gente e animação...começou como uma brincadeira de amigos que se reuniam para batucar...hoje faz parte do calendário festivo cultural da cidade. Me parece que cheguei em boa hora...

quinta-feira, junho 21, 2007

DESFIZ-ME DAS BOTAS...

Elas me acompanharam, foram úteis e necessárias...mas como para tudo há um limite, o delas chegou... Foram danificadas e pouco a pouco surgiu o momento de deixá-las. Com elas as amarras da vida, os pré-conceitos, as opiniões antecipadas - e muitos pontos de vista. Assim como as botas - que me parecia ser impossível não tê-las e não usá-las , e agora percebo que foram úteis, mas não servem mais - creio que seja a vida.
Nascemos e crescemos nos tornando depósitos de opiniões, de certos e errados, de conceitos e muitas outras coisas que quase nunca são nossas; vamos sendo moldados na certeza de que nossos valores são eternos e nossa posição sempre é a melhor.
Se desfazer de algo é difícil, deixar para trás - arrancar do nosso interior aquilo que carregamos como certo - e saber que mesmo que tenha sido útil, necessário, pode não servir mais e já não é indispensável- é provocante. Talvez se desfazer das "botas" seja o primeiro passo...
P.S estou neste sábado (23/06) pegando estrada de São Luis-MA para Belém-PA.

segunda-feira, junho 18, 2007

BOI-BUMBÁ...

Um casal de escravos: mãe Catirina e pai Francisco; ela grávida desejou comer a língua do boi - o preferido do Senhor - o esposo foi a busca e cortou a língua do tal. O Senhor, dando falta do animal, mandou os vaqueiros á procura...encontraram-o morto. Desesperado ele mandou chamar os índios para a pajelância, no intuito de resuscitá-lo. Na manifestação muitas cores, interação com o público, toadas, e muita religiosidade. A festas ocorrem no mês de junho, e é dedicada aos Santos desse período. Existem várias maneiras (aqui chamadas de sotaques) dessa manifestação: boi de matacra, boi de orquesta, boi de zabumba - conforme as vestimentas e instrumentos utilizados...e São Luis é o palco de todos os bois...

sexta-feira, junho 15, 2007

SÃO LUIS...MARANHÃO

A cidade era inicialmente uma aldeia tupinambá que foi conquistada pelos franceses em 1612, o nome foi em homenagem a Luis XIII, rei-menino da França. Os franceses se aliaram aos nativos na resistência aos portugueses e, 3 anos depois, em novembro de 1965, foram expulsos. Por isso as construções remetem ao período colonial português ... A cidade foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1997. Na cultura local há manifestações muito fortes como o bumba-meu-boi, festa de tradição afro-indígena que aflora na cidade nas festas do mês de junho...e é conhecida como a Capital do reggae.

quarta-feira, junho 13, 2007

DEPOIS DA TEMPESTADE...


Dizem que depois de toda tempestade sempre vem a bonança...o dia de hoje (13/06) pode ser um retrato desse ditado...sai de Parnaíba-PI as 4hs e 30min com destino a Barreirinhas-MA (as informações que levantei me diziam que o trecho era de 120km...), depois de enfrentar trilhas, estradas ruins, calor demasiado e péssimas condições de tráfego...a distânica real foi de 210km...pra se ter uma idéia das dificuldades levei 08hs pra fazer o percurso (normalmente eu faria em 3hs), levei tombos, passei por lagoas (até a vermelhinha teve problemas - foto, parece que até os urubus provocavam, rs). Bom, depois de todo esse transtorno e canseira...cheguei a Barreirinhas, região dos lençois Maranhenses...lindo...um bom banho na Lagoa Azul e energias recuperadas...não dá pra descrever, é preciso ver com os próprios olhos...preciso descansar e reapertar a Vermelhinha, amanhã seguimos a São Luiz...

terça-feira, junho 12, 2007

REGIÃO DE PARNAÍBA ...


Parnaíba...famosa região do Delta (único em mar aberto das Américas)...litoral piauiense. Aqui conto com apoio do Tuchinha e galera...aproveito e agradeço em especial a Sarah e Herlanno (famoso neguinho). Demos umas voltas na cidade e pude conferir as belezas naturais...vale a pena conhecer. Na foto a praia Pedra do Sal e Morro Branco...devo seguir em breve ao Maranhão. Abraços.

sábado, junho 09, 2007

JOVENS...JOVENS...

Aqui em Teresina andei pelos lugares, universidades e teatros...tenho uma oficina programada para este fim de semana, 09 e 10 de junho no teatro João Paulo II (tomara que dê público, pois há muitos eventos acontecendo paralelamente e ainda teve um feriadão, rs). Uma atividade que me emocionou muito foi o bate-papo com estudantes de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), foi divertido, provocador e interessante. Falamos do Girobrasil, de sonhos, de ser jovem nesse país tão confuso e simples ao mesmo tempo...na sala umas 20 pessoas, futuros profisionais. Nossa maior provocação: sair da zona de conforto (experimente é estimulador...em outro texto abordarei melhor isso). Dá uma olhada no cartaz pregado na sala da conversa, rs. Ficamos mais de duas horas a dialogar e ainda seguimos a uma mesa de bar (rotina de estudante né, rs), foi muito bom. Rimos, refletimos e sonhamos juntos...

segunda-feira, junho 04, 2007

CABEÇA DE CUIA...

Teresina - a capital do Piauí - tem cerca de 720 mil habitantes...nasceu entre os rios Poti e Parnaíba. Entre suas manifestações culturais há uma lenda que se destaca: a do Cabeça de Cuia. Reza esta que no encontro dos rios existia um pescador, chamado Crispim. Certo dia, ele voltou para casa sem ter pescado nenhum peixe. Irritado, ao perceber que nada havia pra comer, matou a mãe com uma ossada de boi; Antes de morrer a velha o amaldiçôou, condenando-o a viver como um monstro da cabeça grande. Desesperado, suicidou-se nas águas do Parnaíba, e só se desencantará quando conseguir devorar sete Marias virgens...

domingo, junho 03, 2007

NO SOLO DO PIAUÍ...

Cheguei ao Piauí, este é o 19º Estado que o Girobrasil percorre, são mais de 27 mil km...muitas histórias e vivências...muitos brasis dentro de um Brasil só... Aqui conto com o apoio do amigo Cloves Costa (nos conhecemos em 2003 na I Conf. Nac. Meio Ambiente), cheguei a pouco e ainda na definição de agenda...prometo em breve novos relatos.

sexta-feira, junho 01, 2007

FAZENDO RASTRO...

Conhecer o Brasil é revelador e apaixonante...cada local novas histórias, paisagens e pessoas...em cada pedaço de estrada nova percepção da vida e do viver...o chegar e o partir. No Ceará fui a serra, ao sertão e ao mar... apliquei questionários junto a alunos da UFC, participei do programa da Rádio Universitária (100,7): "Por uma Cultura de Paz", e da TV Diário : "Tarde Livre". Entrevistei jovens e fiz fotos. Mais do que isso, estive em contato com a história - caso da fazenda de Rachel de Queiroz; fiz amigos...recebi benções e proteções...agora é chegada a hora de fazer rastro. De seguir viagem; próximo destino: Piauí.
P.S - Foto da Galinha Choca (Quixadá-Ce) e de um típico morador do sertão (na estrada).

domingo, maio 27, 2007

SERRA, SERTÃO E MAR...

No Ceará se pode presenciar as belezas da Serra, do Sertão e do Mar...tem paisagem e cenário pra todos os gostos...e como bons nordestinos: um povo que não se entrega as mazelas da vida, que resiste e sobrevive. Terra de José de Alencar (autor de: O GUARANI) e Rachel de Queiroz - primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, publicou 23 livros individuais e quatro em parceria; destaque: "Memorial de Maria Moura", que virou minissérie na TV.
No fim de semana o Clebio Ribeiro me levou pra conhecer a Serra - parece exagero, mas imagine uma temperatura de 14ºC em pleno Ceará...foi assim na cidade de Pacoti...parecia ser a região sul do país. E já no dia seguinte (olha como o Brasil é surpreendente) descemos a Serra (coisa de 100km) rumo a Quixadá (famosa por seus monolitos)... e o calor tomou conta, mais de 30ºC...uma parada na fazenda "Não Me Deixes", da escritora Rachel de Queiroz, surpresa: lá estava a irmã - Maria Luiza de Queiroz (foto), que mora no RJ, mas vem vez ou outra. A idéia era apenas uma rápida visita, tomar um copo d'agua e uma foto na casa, pronto. Izinha (como é conhecida na região) nos recebeu muito bem, caminhamos, conversamos, rolou até entrevista...experimentei a cajuína (bebida típica sem álcool-artesanal, feita de caju) e nada de sermos "liberados" antes do almoço. Fiquei muito emocionado, poder conhecer o local, ver e sentir onde uma grande escritora e mulher se refugiava para suas produções é inspirante demais. Para minha surpresa: almoço servido, e ela determinou onde eu me sentasse (sempre respeitei os mais velhos, ainda mais sendo a dona Izinha, rs), assim que servi o prato a revelação: "esta é a cadeira que Rachel se sentava para as refeições", confesso que fiquei estagnado (quanta honra). Já era necessário pegar estrada... essa parada foi uma grande surpresa do Girobrasil.

quinta-feira, maio 24, 2007

É A VEZ DO CEARÁ...

Estou em Fortaleza, capital do Ceará, são 2,8milhões de habitantes (região metropolitana) ... pensa nas complicações de trânsito! Aqui conto com o apoio do amigo Clébio Viriato Ribeiro - envolvido na área de comunicação e cultura (nos conhecemos na I Maratona de Teatro em Aids - Campo Grande-MS em 2002)...como bom cearense o "cabra" é gente boa...arretado e apressadinho, rs, figura do bem. Ele descolou um freela (como dizemos entre os profissionais de comunicação), passamos o dia gravando umas entrevistas para um piloto de programa de TV. E ao fim do dia foi possível passar (só um minutinho mesmo) na Ponte dos Ingleses (símbolo de Fortaleza) e presenciar um lindo pôr-do-sol...que divido com você agora.
Amanhã irei conhecer a Serra do Baturité...passarei o fim de semana percorrendo alguns lugares do interior, em especial Quixadá (famosa: Pedra da Galinha choca e onde nasceu a escritora Rachel de Queiroz), venha comigo, vamos conhecer o Ceará...

sábado, maio 19, 2007

A NOIVA DO SOL...

Com 800 mil habitantes, Natal - capital do Rio Grande do Norte - é considerada a noiva do sol, pois aqui o mesmo brilha mais durante o dia (e é quente pra daná, rs)... Segundo estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a cidade possui o ar mais puro da América do Sul. O fato é que a região é bem conhecida por turista de muitos lugares, praias, povo hospitaleiro e muitas dunas, muitas mesmo. Na foto uma visão da praia urbana mais conhecida, a Ponta Negra, o que aparece ai é o famoso Morro do Careca...
Abraços, luz e muita paz...

sexta-feira, maio 18, 2007

Natal - Rio Grande do Norte

Estou em Natal - RN, cheguei ontem (17/05) me concentrei em visitar umas ong's e agendar entrevistas com jovens ... devo sair amanhã pra fazer imagens e fotos...Em breve notícias e imagens aqui disponíveis. Abraços

quinta-feira, maio 17, 2007

É HORA DE PEGAR DESTINO...

É hora de seguir viagem (como dizem os paraibanos, "pegá detino")... sair da Paraíba e ir ao Rio Grande do Norte. Estar no extremo mais oriental do Brasil foi ótimo.
Apliquei questionários do Girobrasil juntos a alunos da UFPB, conheci a Capital - João Pessoa, fui ao interior - Cabaceiras...e me encantei com o litoral sul... A vontade é de ficar mais um pouco, porém o roteiro me chama e a agenda é severa, rs.
Agradeço aos amigos Betta e George (pela hospitalidade e ensinamentos), e saio daqui com a certeza de que há muitos brasis que pouco são conhecidos e divulgados (quanta beleza e gente boa espalhada por ai)... Com a imagem do pôr-do-sol, essa energia que se renova e se repete (sem ser igual) todos os dias peço aos céus que nos ilumine e nos faça ser cada vez mais humanos.

segunda-feira, maio 14, 2007

ROLIÚDE NORDESTINA...

Cabaceiras é um município pequeno (5mil/hab) localizado no Cariri Paraíbano (região de seca), entre filmes e documentários já foi palco e cenário de 18 produções - as de maior destaque: O AUTO DA COMPADECIDA e CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS - fato que rendeu a pequena e simples cidade do interior da Paraíba a liberdade de se entitular: ROLIÚDE NORDESTINA. Embora tenha sido muito utilizada pela arte cinematográfica pouco foi o retorno. É na tentativa de reverter esse quadro que surgiu a idéia de Roliúde, um resgate histórico-cultural e de valorização da mão-de-obra local. A região é de um povo simples, sofrido e até castigado com a seca, mas hospitaleiro, animado e esperançoso. Vale apena conhecer Cabaceiras, além de um cenário natural encantador, há pessoas do bem. A região fica há 180 km da capital João Pessoa...estradas em ótimas condições, asfalto, e lindas paisagens.

P.S entre os dias 07 e 10 de junho acontece a Festa do Bode Rei, evento de valorização da caprinocultura e da cultura local (influenciada pela criação de bode) saiba mais no link:


quinta-feira, maio 10, 2007

ONDE O SOL NASCE E SE PÕE MAIS CEDO

João Pessoa - PB: média de 800 mil habitantes; muito arborizada, tranquila, lindas paisagens e praias. Conhecida pelo extremo Oriental das Américas (a parte de terra do Brasil que mais avança sobre o mar) e por ser o lugar onde o sol nasce e se põe primeiro.
Já havia estado aqui antes (em 2003 na Maratona Nacional de Teatro em Aids) e confesso que há muitas semelhanças com a minha Campo Grande (apesar de ter mar e lá não, rs), entre elas o fato de ser uma capital com jeitinho de interior, ruas largas, muito verde e qualidade de vida.
Apliquei questionários do Girobrasil junto a alunos da UFPB. Fiz algumas fotos da cidade, percorri o CENTRO HISTÓRICO - a cidade está recuperando os casarios antigos. Aqui se aprende muito da nossa história ao ar livre...e o melhor de tudo é ver esse patrimônio sendo recuperado e preservado... A Paraíba está "pressionada" entre duas grandes potências Pernambuco e Natal, muitas vezes acaba sendo esquecida e parece nem existir; mas posso assegurar que uma vez em contato com essa região a energia e beleza local tomam conta...a gente vira fã. Povo hospitaleiro, lugar convidativo.
Essa foto mostra a estação de tratamento de esgoto que existe há mais de 400 anos, olha que interessante, embora a Paraíba seja o segundo estado mais pobre do Brasil, a capital João Pessoa é a cidade que mais tem sistema de coleta e tratamento de esgoto no país, um exemplo que persiste desde a fundação da mesma...um bom exemplo, diga-se de passagem.
No fim de semana vou me aventurar pelo litoral sul e também pelo interior e espero trazer boas imagens e notícias...dá gosto de ver o Brasil que funciona (claro que aqui tem problemas sociais como muitas outras cidades, mas o que se percebe é que ao menos na Capital todos têm condições mínimas de moradia - não existe favela- e há um povo com auto-estima resolvida, embora se tenha muitos problemas políticos).

quarta-feira, maio 09, 2007

CHEGANDO...


Acabo de chegar a Capital da Paraíba, João Pessoa. Terra de lindas praias, povo acolhedor, meus agradecimentos ao casal Betta e George (novos amigos e que me hospedam). Ainda não saí pra fotografar (cheguei à tarde), mas assim que tiver novidades estará aqui. Quero aproveitar e dividir com vocês uma alegria, o blog do Girobrasil acaba de ser recomendado...por um dos maiores jornalista do Brasil: Ricardo Noblat, confira o link:http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?cod_Post=57134
Abraços, luz e paz a tod@s.

terça-feira, maio 08, 2007

BORA PEGÁ ESTRADA MEU FIÔ...

Depois de uma semana é hora de levantar acampamento...Pernambuco "foi bom vice!", rs. Entrevistei alunos da UFPE e dos Colégios Aplicação e Pedro Augusto. Acompanhei atividades da escola municipal de frevo (foto), a única pública no país e que atende média de 300 alunos de periferia (maravilha). Conheci Olinda e arredores do Recife (muita história e cultura), a chuva me perseguiu esses dias (também já é inverno né, rs), mesmo assim foi tudo ótimo. Agradeço aos novos amigos: Wilson, Valdir, Cibelle, Seu Zeca e ao Sr. Dominicio. E a receptividade dos pernambucanos.
Meu obrigado a equipe da TV Jornal (SBT Local) que deu espaço ao Girobrasil, inclusive você pode conferir o material no link:
http://jc.uol.com.br/tvjornal/video.php?url=http://www2.uol.com.br/JC/integracao/media/videos/manha_080507_3.wmv
Com a imagem desse artesão, um anônimo da praia de Boa Viagem (a mais famosa do Recife e com título de mais charmosa praia urbana do Brasil), faço votos que todos nós, na nossa "anonimidade" diária sejamos responsáveis por pequenas, mas importantes, mudanças e transformações.
Sigo nesta quarta-feira(09/05) pra João Pessoa-PB. Abraços e tudo de bom. Que luz e paz sejam constantes em nossa humanidade. Fiquem bem.

quinta-feira, maio 03, 2007

NO PERNAMBUCO...

Estou em Recife-PE, agilizando a agenda na itenção de visitar Olinda e a região metropolitana, estou bem hospedado, conto o apoio do amigo Wilson Feitosa (que mobilizou uns amigos aqui na "empreitada"), cheguei a pouco na cidade. Confesso que estou um pouco cansado, as atividades em Alagoas me exigiram muito, ainda não consegui repor as energias. E surge uma possivel greve de professores por aqui, isso dificulta ações em escolas, mas...rodas pra frente...em breve mais noticias e imagens...há o celular da Vivo aqui é morto, rs. Abraços.

quarta-feira, abril 25, 2007

CUIDADO POR ONDE ANDAS...


Passando a divisa do Sergipe e Alagoas, dei uma rápida parada na praia e povoado do Peba. Me informaram que seguindo 22km praia a dentro eu chegaria na foz do rio são Francisco, o Velho Chico (havia ido na foz em Sergipe mas de lá a distância é longa e quase não se avista por terra, nesse ponto o rio separa os dois Estados). Resolvi encarar o desafio e matar a curiosidade. Menos de 08 km percorridos e dei de cara com um banco de areia movediça (a moto se enterrou até a metade das rodas, assustei!). Sorte foi encontrar pescadores que voltavam da lida e me ajudaram a tirá-la...ufa!!! Quase que voltei dali mesmo, rs. Conversei com eles e me deram dicas de caminho, e cuidados na areia...segui. Na foto o farol na água, onde um dia foi cidade, era o povoado Brejo Grande-SE (foi deslocado)...uma aventura e tanto...ainda bem que a generosidade surgiu em tempo; já pensou perder a vermelhinha...eu hein!!! e o pior é quem deu pra tirar fotos "bacanas", o urgente era salvá-la... Vamos ver o que promete Alagoas. Estou hospedado na Praia do Francês (ao lado de Maceió), aqui conto com o apoio dos amigos da ong Salsa-de-Praia, o Erikson e a Aliete...sonhadores e lutadores.

IMAGENS E HISTÓRIAS...EITA SERGIPE!!!

É galera, estou levantando "alojamento", eu e vermelhinha precisamos seguir por esse Brasil, nosso próximo destino é Alagoas...vamos nós. Mas quero me despedir do Sergipe apresentando a vocês algumas imagens...(tem muita coisa, mas vai pro livro, rs). Conheci boa parte do Estado, graças ao amigo Cadu (pegou garupa na vermelhinha), conheci pessoas e muitas histórias, além de ver de perto o potencial da região (ecoturismo e outras alternativas ainda pouco exploradas). Circulei na capital Aracaju e interior. Falei com alunos da UFS (Universidade Federal do Sergipe), da UNIT (Univ. Tiradentes) e escolas públicas, além de comunidades tradicionais. Valeu a pena. Essa fachada de Igreja, possivelmente de 1850, fica no caminho da Serra de Itabaiana, se destaca na paisagem e está abandonada. Pelas andanças no interior aprendi a dançar o LARIÔ, dança típica regional. Me esforçei, acho que fui um bom aluno, rs.
Veja a casa que me hospedei numa reserva ambiental (p/ acompanhar a soltura de filhotes de tartarugas marinhas na madrugada), a gentileza foi de Dayse e Gegê, a casa é de palha, gostosa, mas tem uns habitantes que assusta, rs. Uma jibóia e esse sariguê, além de sapos e mosquitos, rs. São o xodó dos moradores. Pensa... esse Girobrasil tem histórias...
Forte abraço a tod@s e fiquem bem, na luz e paz...em breve informações de Alagoas.

sexta-feira, abril 20, 2007

SERGIPE...CONHECE?


Estou em Sergipe, o menor Estado brasileiro (exceto Distrito Federal), quase ninguém fala, quase ninguém conhece...(eu mesmo não tenho um amigo que tenha vindo aqui antes). Banhado pelo famoso rio São Francisco (aqui ele desagua no mar)...Um dos maiores produtores de petróleo em terra (quanta riqueza o petróleo tira daqui!!!).

Mas nem tudo o que se retira, ou que se paga de roayltes (pela exploração petrolífera) é aplicado na região. Há belezas naturais, matas, praias e bases do projeto Tamar (proteção as tartarugas marinhas) e também falta de água e coleta de esgoto, tratamento de lixo e consciência sócio-ambiental. Estou conhecendo a Capital-Aracaju e municípios do interior. Na foto as meninas Elisabete e Edivânia, 10 e 07 anos respectivamente. Moram as margens da rodovia, num povoado e todos os dias caminham mais de 30 minutos para pegarem água. Rotina de muitos.
Estou visitando escolas, aplicando questionários com jovens e conhecendo experiências de comunidades nas áreas de meio ambiente e cidadania (em breve terei novos e melhores relatos). Aqui devo gratidão ao parceiro, hoje amigo, Carlos Eduardo - Cadu. Ele é membro do Instituto árvore, jovem e cheio de garra. Luta e defende seu território. Na casa dele e familia é que estou hospedado, e através dele estou podendo conhecer e ver de perto a realidade existente. Obrigado. Volto em breve com mais informações e espero, boas notícias. Luz e paz a todos. Há galera, preciso de contatos em Alagoas, se puderem me indicar alguém, por favor.

segunda-feira, abril 16, 2007

ME DESPEDINDO DA BAHIA...


A Bahia me recebeu de braços abertos. Aqui pude conhecer as belezas naturais, históricas e acima de tudo a realidade da desigualdade social, da má distribuição de renda em nosso País. Pisei nesse solo no dia 21/03 e hoje 16/04 me preparo para a retirada rumo ao Sergipe. Fiz amigos, apliquei entrevistas e questionários com jovens do projeto Centro Avançado de Ciências da UFBA e escolas públicas. Comi, durmi, cansei e também descansei. Fui a festas, trabalhei. Vivi o cotidiano do baiano. Passei por Porto Seguro, Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Itacaré, Barra Grande, Morro de São Paulo e Salvador. No peito as emoções, o carinho e as dores. Na vida as mudanças provocadas por tão realidade. Circulei entre capital, interior, favelas, morros, universidade e praias. Levo imagens, dados, contatos. Dei entrevistas na TV Bahia e no site Jornal das Mídias, fiz oficinas com jovens cientistas.
Na foto um olhar diferente do Farol da Barra (Salvador), saio com a certeza de que o povo baiano é guerreiro, lutador e muito animado. Grandes amigos e parceiros. Deixo a Bahia e sigo por esse Brasil que me chama. Desvendar e viver o por vir, ser girobrasil...

segunda-feira, abril 09, 2007

ESTOU NA BAHIA...AXÉ



Sai de Itabuna no sábado (07/04) rumo a Ilhéus, uma parada para troca de óleo e engraxe da corrente. Segui rumo a Itacaré, aproveitei e parei na Serra Grande (foto), uma bela paisagem. Em Itacaré precisei contar com o opoio de um canoeiro para fazer a travessia do Rio das Contas e seguir estrada (confesso que foi adrenalina total, medo de desequilibrar hein, rs), feita a travessia encarei 50km de estrada de chão, areia e buracos (péssima). De Barra Grande até Camamu são mais uma hora e mei de barco, e mais 75km de asfalto até Valença. Durmi. Rodei poucos quilometros nesse dia (244), mas a estrada e condições de viajem exigiram muito.
Logo cedo fui ao cais de Valença pegar uma embracação a Morro de São Paulo (linda ilha, cenário romântico), a tarde peguei estrada, encarei mais 150 km até Bom Despacho (Ilha de Itaparica) e mais uma embarcação, uma hora e meia de água, pronto em Salvador. Cheguei a Capital baiana. Aqui fico essa semana e depois sigo a Sergipe...abraços.

sexta-feira, março 30, 2007

O ARCO-ÍRIS DO NORDESTE


A cidade é pequena, interior da Bahia, Ipiaú, símbolo da ascenção e queda do do império do Cacau. E de uma personalidade forte, irreverente, Tito da Cruz.
Na adolescência, para desviar a atenção dos colegas sobre sua sexualidade, assumiu o apelido de Maconha, sem nunca ter fumado. Fugiu do curso de agropecuária, das botas sete léguas e do facão; aceitou seu destino e transformou-se no Arco-Íris do Nordeste, conquistando espaço e sonhos.
A vida não é fácil, exige. Para estudar e ensaiar òpera no Teatro Castro Alves (Salvador), trabalhou com lavagem e venda de roupas em boates gays, serviu refeições na feira livre. Andou léguas. Se inscreveu em shows populares, festivais e programas de TV. Aos poucos a força do forró assume reisado em sua identidade musical. É cantando o amor, o chamego, a alegria e a luta baiana que seu forró sambado explode. Conquistou espaço e a partir de 2002 se tornou presença nas festas de São João e Carnaval de Salvador. Sua mais conhecida composição é a música Pedra Bonita. Passa a ser conhecido na Bahia do extremo sul á caatinga. "Há 25 anos cantei pela primeira vez acompanhado pelo mestre Gafieira, mas eu não gosto de tocar neste assunto para não especularem minha idade", entre uma risada e outra. Polêmico e bem humorado, gravou forrós e sambas no Recife também.
Deixa claro sua posição: "sou uma pessoa pública, não tenho pretensão de omitir uma vírgula sobre minha sexualidade por causa de minha carreira. Meu trabalho é uma linguagem nordestina e o arco-íris é o símbolo gay mundial, eu sou um artista de representação GLS", afirma.

Gravou dois CDS com recursos próprios e o terceiro pelo Canta Nordeste, apoio de mídia local. Produz eventos culturais regionais, e sonha ver nas telas da TV seu roteiro de novela (que escreve há dez anos e guarda em segredo, pretende entregar em mãos a Glória Perez)

segunda-feira, março 26, 2007

A BAHIA...É DE QUEM?

Nas margens da BR 101 o retrato de um Estado, a Bahia que nem é de todos os "santos" ou pecadores... Segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas, 54,9% dos baianos, ganham até meio salário. Não vivem, sobrevivem, em todas as condições possíveis para o sub...e muitos nem estão computados, pois nem "existem" na formalidade...estão as margens...de BRs e da vida.

Cenário comum no caminho para a Bahia (que tem belas paisagens e importância histórica), são placas como esta ai na foto, pedindo comida. O contraste de um Brasil: as mazelas sociais ao lado de cercas de fazendas verdes e ricas. A terra que reúne curiosidades da época do cacau, do descobrimento e que ainda deixa descoberta a dignidade e enterra sonhos. Na parada para essa foto conversei com o senhor José, desempregado, que vive a margem da BR há 05 anos e conta com a sorte de uma ou outra caça para sobreviver...junto a ele a familia, com 04 filhos pequenos.
Visitando Porto Seguro, paraíso do "descobrimento" do Brasil, as praias encantam, mas e o que fazem pelos índios pataxós? Na sua antiga morada uma cruz que é referência turística (a da primeira missa no Brasil, quando da chegada de Cabral), entre uma foto e outra de quem visita o local vale pedir e rezar pra conseguir um trocado. Ou quem sabe eles se interessem em comprar um ou outro artefanato indígena, ou fazer o que indica a placa. Segundo dados do UNICEF e o IBGE de uma população no total: 19.715 índios Baianos mais da metade vivem em estado avançado de pobreza. 71% das crianças e adolescentes INDÍGENAS vivem em situação de miséria. Metade da população não têm acesso a água tratada. E 21% dos meninos e meninas indíos entre 7 E 14 anos estão fora da escola. 15% com idade entre 10 e 15 anos são analfabetos. Enquanto que a riqueza do Estado se concentra nas mãos de poucos, bem poucos...Minha dúvida: de quem é mesmo a Bahia???