quinta-feira, maio 23, 2013

Autoridades nacionais participam da Semana do Meio Ambiente em Campo Grande




Duas autoridades nacionais ligadas ao meio ambiente vão participar das ações desenvolvidas pelo gabinete do vereador Eduardo Romero (PT do B) em comemoração à Semana do Meio Ambiente, que ocorre entre os dias 3 e 7 de junho. O engenheiro florestal, mestre e doutor em ciências florestais, Miguel Milano, vem para participar de audiência pública sobre arborização urbana, no dia 3 de junho. No dia dia7 de junho o engenheiro e geógrafo Mário Mantovani, que é diretor de mobilização do SOS Mata Atlântica vem a Campo Grande para solenidade de lançamento da Frente Parlamentar Ambientalista de Mato Grosso do Sul.

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campo Grande, que é presidida pelo vereador Eduardo Romero (PT do B) organiza uma série de atividades com audiências públicas, seminário e palestras para discutir temáticas de relevância nas áreas de preservação, políticas públicas e impactos diretos para a população.

O convidado do dia 3, Miguel Milano é um dos maiores estudiosos da temática arborização do Brasil, inclusive coordenou projetos em várias cidades brasileiras. A audiência pública será às 9h, no Plenário Oliva Enciso, na Câmara Municipal da Capital. Entre os temas como o plantio de arvores por compensação ambiental, TAC´s, plano de arborização, situação de árvores centenárias, Programa Via Verde, produção dos viveiros, segurança do mobiliário urbano, eficácia dos serviços de poda e remoção. 

No dia 7 de junho, o geógrafo e ambientalista, Mário Mantovani, que é diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, estará em Campo Grande como um dos palestrantes do seminário Meio Ambiente – Soluções Urbanas, que ocorre na UCDB, às 9h. Outra palestrante é Helena Clara Kaplan, da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS.

Mantovani participa ainda da solenidade de lançamento da Frente Parlamentar Ambiental Ambientalista de Mato Grosso do Sul, às15h, no Plenarinho da Câmara Municipal. Estão confirmadas as presenças de vereadores ligados às questões ambientais e membros de Comissões de Meio Ambiente do Estado.

AGENDA EXTENSA

O vereador Eduardo Romero comemora o fato de que a população tem colaborado com denúncias em relação a ações poluidoras, de desmatamento e várias outras em desacordo com leis ambientais. Agora, as ações coordenadas pelo gabinete querem trazer a comunidade para discutir e sugerir às autoridades políticas ações de preservação e educação ambiental. O parlamentar destaca que a Semana de Meio Ambiente coordenada por seu gabinete também vai ter participação e colaboração de várias autoridades de Campo Grande e do Estado discutindo temas importantes.

Em 4 de julho, terça-feira, 9h, a audiência públicas será sobre resíduos sólidos e coleta seletiva. Os temas abordados serão o programa de coleta seletiva avaliação da implantação do plano Municipal de Resíduos Sólidos, andamento das obras do Aterro Sanitário e Usina de Processamento de Lixo, participação de cooperativas e associações de catadores, contratos e convênios municipais de gerenciamento de resíduos, resíduos especiais e limpeza urbana. O evento é no Auditório Edroim Reverdito, na Câmara.

Audiência pública com o tema queimadas urbanas ocorre no dia 5, às 14h, na Câmara Municipal. A intenção é discutir ocorrências e problemáticas, conscientização da população, ações do poder público, fiscalização e punição, brigadistas, queima de lixo doméstico e limpeza de terrenos, impacto ambiental e saúde coletiva.

Na programação do dia 6 de junho, às 14h, ocorre audiência pública sobre atividades industriais em Campo Grande. O tratamento de resíduos industriais, controle e redução da emissão de gases, compensação ambiental, impacto social, ocupação do solo serão temas abordados.

FRENTE NACIONAL

O vereador Eduardo Romero integra a diretoria da Frente Nacional de Vereadores Ambientalistas que será oficialmente empossada no dia 24 de maio, em solenidade do SOS Mata Atlântica, em São Paulo. A partir daí, passa a ser o coordenador Frente Nacional na região Centro-Oeste.

O desafio, de acordo com o vereador, é mobilizar os municípios do interior do Estado sobre a importância de se discutir os temas ligados ao meio ambiente como ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável. Como coordenador da Frente Nacional de Vereadores Ambientalistas, Eduardo Romero também vai promover forte intercâmbio com vereadores dos estados do Mato Grosso e Goiás.

Nenhum comentário: