segunda-feira, maio 20, 2013

Duo Álvarez-Quireze, de Canto e Piano, faz recital nesta quarta-feira em Campo Grande





O projeto Movimento Concerto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul abre sua temporada 2013 nesta quarta-feira (dia 22 de maio) às 20h  no Teatro Glauce Rocha com um recital gratuito do duo de canto e piano integrado pelas musicistas Marília Álvares e Consuelo Quireze.

O Duo Álvares-Quireze, formado em 2008, tem se dedicado principalmente à preparação e performance da Canção de Câmara Brasileira. A paixão pelo repertório brasileiro está presente em toda a carreira musical das artistas e tem sido foco de pesquisa tanto no que tange ao estilo musical e poético, quanto da pronúncia do Português-Brasileiro, além do acompanhamento ao piano das canções.

O repertório de câmara internacional também é visitado com frequência pelo duo, que se apresenta com regularidade em eventos acadêmicos e artísticos locais, regionais, nacionais e internacionais.

Marília Álvares é Doutora em Artes Musicais pela University of Nebraska e Mestre em Performance Vocal pela University of Wyoming, USA; graduada em Canto pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.
Marília é detentora de diversos prêmios em concursos nacionais, dentre os quais estão 1o lugar no I Concurso da Interpretação da Canção de Câmara Brasileira (São Paulo, 1989), 2o lugar e 1o (opinião do júri popular) no II Concurso Nacional de Canto (Brasília, 1994), 1o lugar no III Concurso Nacional de Canto (Ouro Preto - MG, 1995), dentre outros.
Marília Álvares tem várias participações em CDs como “Canções Alemãs e Brasileiras – Música de Câmara Vocal” e “Música Sacra Brasileira” (Paulus), “Cantorias de Natal” e “Lento Acalanto” (Stella), além de um álbum solo “Canta Minh’alma”, de música sacra (Stella).
Desenvolve carreira como solista e concertista, tendo se apresentado com pianistas e orquestras no Brasil e nos Estados Unidos da América. Professora Adjunto na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, leciona as disciplinas Canto, Dicção e Fonética, Música de Câmara, e Fisiologia da Voz. É coordenadora das áreas de Canto e Estágio para Canto e Instrumento da EMAC.

Consuelo Quireze é pianista goiana, Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás e discípula de Maria Augusta Callado, Belkiss S. Carneiro de Mendonça e M. Camargo Guarnieri, este último, foco de sua dissertação de mestrado.
A pianista tem se apresentado como solista e camerista em várias salas de concertos e teatros em seu estado, em concerto na Embaixada de Portugal (1998) em homenagem ao Prêmio Nobel de Literatura José Saramago e ainda nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte entre outras, bem como em Paris, França (2005) Otawa e Montreal, no Canadá (2005 – 2006 – 2007) e em Lisboa, Portugal, na Fundação Gulbenkian, Palácio Foz e Mosteiro de Alcobaça (2008).
Registrou em CDs obras pianísticas e de câmara de Cupertino, e Fugas de J. S. Bach, ambos pelo Estúdio EMAC (2004/2008).
Desde 2006 é Membro Titular da Academia Nacional de Música. Atualmente é coordenadora do curso de Graduação em Piano da EMAC-UFG, onde leciona as disciplinas Piano, Música de Câmara e Formação de Repertório.

O recital está inserido nas ações do Programa de Extensão Escola de Música da UFMS, estando prevista para este ano uma intensa agenda de concertos, recitais, palestras e masterclasses.

No dia 23, a cantora Marília Álvares dará uma masterclass de canto gratuita, às 9h, na Sala de Canto Coral, Portal 19 do Morenão. As inscrições deverão ser feitas em um formulário online, disponível no endereço: 

Maiores informações pelos telefones 8147-8225 (prof. Marcus Medeiros) e 9991-8523 (Maestro Manoel Rasslan) ou pelos e-mails: marcus.ufms@gmail.com e camaraviva@gmail.com.


 ---

Nenhum comentário: